Qual foi o grande motor das mudanças em Roma a partir da República?

No ano de 509 a. C., a monarquia etrusca que controlava Roma foi derrubada com a deposição do rei Tarquínio. Em seu lugar, vemos a instituição da República, um tipo de governo marcado pela criação de vários cargos políticos e controlado pela elite proprietária de terras romana. Para além dessa simples definição, notamos que o período republicano foi de suma importância no desenvolvimento de conflitos sociais, conquistas de territórios e o surgimento de outras personagens políticas.

Em sua organização, percebemos que a República Romana tinha uma estruturação peculiar por ter características de ordem democrática, aristocrática e monárquica em sua distribuição de poderes. O aspecto democrático pode ser visto com a organização das assembleias em que se escolhiam os ocupantes de cargos públicos e se votavam as leis. A natureza aristocrática, por sua vez, se revelava nos amplos poderes da elite patrícia que controlava o Senado. Já a monarquia se via relativamente preservada com relevante papel dos magistrados.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Roma Republicana

Mapa Mental: Roma Republicana

Qual foi o grande motor das mudanças em Roma a partir da República?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

A presença da elite patrícia nos mais importantes cargos e decisões políticas romanas acabou promovendo uma situação de disputa entre eles e a classe plebeia. Encarregados de exercer atividades econômicas e militares, os plebeus organizaram várias revoltas em prol de sua inserção política. Por meio desse levantes, conseguiram a formulação de novas leis e a implantação progressiva de um novo sistema de poder. Desse modo, o cenário político romano ganhou contornos ainda mais complexos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na medida em que essas transformações ocorriam, o governo romano ampliava as suas fronteiras por meio de uma política de natureza militarista. A formação de uma hierarquia bem organizada e o emprego de armas eficientes transformaram o exército romano em uma máquina de conquistas daquele tempo. Com o passar do tempo, Roma se enriqueceu com a conquista de novas terras, a expansão de suas atividades comerciais e o extensivo emprego da força de trabalho dos escravos.

O crescimento econômico e territorial de Roma esteve fortemente amparado pelos generais que organizavam as tropas e, muitas vezes, tinham uma autoridade maior do que os representantes oficiais do governo. Nesse contexto, temos a observância de uma transição política em que tais generais ascendem à esfera política e, com o tempo, se envolvem em disputas que marcam o fim do regime republicano e a instalação do governo imperial romano.

Por Me.Rainer Sousa
 

*Mapa Mental por Daniel Neves Silva
Graduado em História

Quais as principais características da cultura romana?

A cultura da Roma antiga existiu através de quase 1.

Em que se baseava a cultura romana?

Origem. A civilização romana é uma mescla de influências de culturas etruscas, gregas e orientais. Se os gregos se destacaram pela filosofia e os egípcios por sua arquitetura, podemos dizer que os romanos se sobressaíram por construir um Império que durou mil anos.

Que foi o último rei de Roma?

Lucius Tarquinius Superbus

O que eram os reis clientes?

Portanto, é um período em que os comandantes militares iniciam um processo comum de manter em regiões conquistadas “reis clientes” tirados da própria população local. Em 40 a.C., o jovem Herodes é escolhido como rei.

Qual foi o primeiro rei da Roma?

Rômulo e Remo

Quem foi o primeiro rei de Roma Brainly?

Resposta: Rômulo foi não só o primeiro rei de Roma, como também seu fundador, junto a seu gêmeo Remo. No ano 753 a.C., ambos começaram a construir a cidade junto ao monte Palatino, quando, segundo a lenda, Rômulo matou Remo por ter atravessado sacrilegamente o pomério.

Quais eram os poderes do rei de Roma?

Na monarquia romana, o rei exercia funções executiva, judicial e religiosa.Na área legislativa seus poderes eram limitados. Todas as leis apresentadas pelo rei tinham de passar pela aprovação do Senado ou Conselho dos Anciãos.

Quem era a maior autoridade religiosa e militar da cidade de Roma?

Resposta. Resposta: Grosso modo, essa palavra consiste na junção de outras duas: caesar e papa, ou imperator e pontifex, isto é, respectivamente, a autoridade política máxima, o césar, e a autoridade religiosa máxima, o papa.

Quem era a maior autoridade em Roma?

Nos tempos em que Roma era uma monarquia, o rei era a maior autoridade da cidade, mas não a governava sozinho. Além dele, havia o Senado (formado pelos chefes das principais famílias patrícias) e uma Assembleia (composta de soldados com até 45 anos).

Qual o grupo social que mais se beneficiou com a fundação da República em Roma?

Com a instituição da República o bloco social mais beneficiado foi o da elite já estabelecida que ganhou cargos no Senado, fortalecendo a estrutura política e ganhando rios de dinheiro com sua posição na hierarquia romana.

Qual foi o grande motor das mudanças ocorridas em Roma a partir da República?

Resposta. Resposta: O grande motor das mudanças ocorridas em Roma a partir da República foi a luta pelos direitos dos plebeus.

Qual grupo social não foi beneficiado pela criação da República?

Resposta. As pessoas em geral mais pobres, além delas, trabalhadores urbanos e rurais também foram, eles se manifestavam de diferentes formas, muitas vezes agitando o cenário político, outros se revoltavam.

Qual a origem da Lei das Doze Tábuas?

A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.

O que foi a Lei das Doze Tábuas Brainly?

Explicação: Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.

Como as conquistas territoriais romanas durante a República favoreceram os patrícios?

Resposta: Com o avanço territorial, haviam mais escravos de guerra e mais territórios para os patrícios, que eram os agraciados com as terras e escravos, gerando mais recursos. Isso prejudicava os plebeus, que não eram contratados, ou não podiam possuir terras, e tinham seus ganhos reduzidos.

Porque a plebe teve que lutar por seus direitos?

O motivo pelo qual a plebe teve de lutar pelos seus direitos em Roma é o mesmo que levou as pessoas às passeatas e manifestações no Brasil: os ricos estão satisfeitos com o poder e o dinheiro que acumulam, enquanto os pobres não são beneficiados, na mesma medida, com o progresso e desenvolvimento do país.

O que os plebeus urbanos e os rurais fizeram para conseguir o que deseja?

Resposta verificada por especialistas. Os plebeus urbanos e rurais ameaçaram criar uma sociedade ao redor de Roma e deixar os patrícios sem segurança para conseguir o que desejavam.