Qual foi o último brasileiro a ganhar uma medalha de ouro na ginástica artística?

Qual foi o último brasileiro a ganhar uma medalha de ouro na ginástica artística?
Rebeca Andrade celebra ouro in�dito em Liverpool (Foto: Ricardo Bufolin/CBG )

A brasileira Rebeca Andrade garantiu mais uma medalha para o seu já vitorioso currículo. A ginasta artística, que já havia sido campeã olímpica em Tóquio 2020 no Salto, garantiu o melhor lugar geral no Mundial de Ginástica de 2022, uma conquista inédita para a paulista de 23 anos e para o Brasil. Ao vencer esta prova, que une todas as modalidades, ela se consolida como a melhor atleta do mundo no esporte. 

Ela ainda segue na disputa por mais três medalhas nesta edição do Mundial, pois avançou à final do solo, das assimétricas e na trave. Flávia Saraiva também poderia ter conquistado mais uma medalha para o Brasil, mas acabou sentindo dores no tornozelo ainda durante as eliminatórias. Rebeca Andrade foi apenas a segunda brasileira medalhista no individual geral em mundiais. Jade Barbosa conquistou o bronze em 2007. 

Com mais essa conquista, Rebeca chegou a sua 14ª medalha dourada em grandes competições. Além da vitória olímpica de 20202, já havia conquistado o Mundial de 2021 na categoria salto, além de diversas etapas de Copas do Mundo e em jogos Pan-Americanos. 

Confira o salto que garantiu a medalha:


Na última quinta-feira (3), a Brasileira Rebeca Andrade conquistou mais uma medalha para o Brasil no mundial de ginástica artística. Então, a atleta tupiniquim ao som de baile de favela, encantou os jurados do mundial e conseguiu cravar a melhor nota e ficou com o ouro inédito para o nosso pais.

Como a brasileira chegou a medalha de ouro?

Rebeca Andrade ficou conhecida no Brasil durante as olimpíadas de Tokyo 2020 por conquistar duas medalhas. Assim, a guarulhense conquistou um ouro e uma prata que também fora inéditos para o pais. Então, a atleta do Flamengo criou sua fama por todo o pais e apareceu em diversos programas de tv, se mostrando um grande símbolo do esporte olímpico nacional.

Sendo assim, Rebeca Andrade foi bem confiante para a competição, sendo uma das favoritas a conquistar medalhas. Então, a atleta de 23 anos foi bem nos outros aparelhos, como barras assimétricas e no aparelho que lhe rendeu a medalha de ouro olímpico o Salto, onde tirou sua maior nota.

Mas, a grande surpresa realmente ficou no solo, onde ao som da música Baile de favela, levantou a arena de Liverpool, fazendo uma ótima apresentação quase que impecável, tendo 14.400 de pontos. Então, tamanha confiança e beleza de sua apresentação, a atleta já deixou a prova com os gritos de é campeã pelos poucos brasileiros presentes.

Por fim, a atleta aguardou ansiosa pela nota e com a confirmação da melhor nota só lhe restou comemorar mais uma medalha de ouro, se tornando a maior medalhista do nosso pais no mundial de ginástica artística.

Rebeca Andrade em busca de mais medalhas

Mas, ainda não acabou, neste final de semana a ginasta ainda tem mais chances de conquistar uma medalha de ouro, já que está nas finais das barras, na trave e no solo, junto da brasileira Flavia Saraiva que também pode ganhar uma medalha no solo.

Foto destaque: Lindsey Wasson/Reuters

Desde pequeno eu amava assistir esportes, acordava de madrugada para ver as olimpíadas de 2008, não perdia um jogo do Manchester United de Cristiano Ronaldo e Ronney e sempre acompanhava os campeonatos nacionais e sempre tive o sentimento de transmitir a emoção do esporte seja por texto ou falado, já fiz parte do programa Timão universitário da web rádio coringão e Rádio UNG como comentárista e da mesma forma que eu me encantei pelo jornalismo esportivo quero passar a informação e a emoção do esporte para todas as pessoas que conseguir.

Em três diferentes edições dos Jogos Olímpicos, os brasileiros torceram e quase viram um atleta do país chegar ao pódio. A primeira grande esperança de medalha foi Daiane dos Santos, em Atenas 2004. Campeã mundial de solo um ano antes, a ginasta foi à final, mas acabou com a quinta colocação. Já em Pequim 2008 foi a vez de Diego Hypolito chegar como favorito após o bicampeonato mundial. Uma queda no último movimento, contudo, tirou as chances do atleta. Em Londres 2012, novamente Diego caiu e ficou de fora do pódio.

Apesar disso, os Jogos Olímpicos de Londres-2012 representaram um marco para a ginástica artística brasileira. Embalado por uma sequência de títulos nas argolas, o estreante nos Jogos Arthur Zanetti precisava controlar a ansiedade e superar o maior rival das últimas competições, o chinês Yibing Chen. Último a se apresentar na final, o paulista superou todas as expectativas. Cravou 15.900 pontos, ultrapassou o concorrente e faturou o ouro. Ali, Arthur Zanetti entrou para a história como o primeiro medalhista da ginástica do Brasil em todos os tempos nos Jogos, um feito ressaltado pela cor da medalha que o paulista conquistou.

Quatro anos depois, em casa, o Brasil fez história mais uma vez. O ouro de Zanetti virou prata na final das argolas, mas ele ganhou a companhia de Diego Hypolito e Arthur Nory no quadro de medalhas. Diego conquistou a medalha que havia deixado escapar em edições anteriores, ficando com a prata no solo. Na mesma prova, Arthur Nory foi bronze, protagonizando o primeiro pódio duplo do país na ginástica artística.

Qual o brasileiro que conquistou medalha de ouro na ginástica artística olímpica?

Quando falamos em medalhistas brasileiros, não podemos nos esquecer de Arthur Zanetti, o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para a ginástica artística, nos Jogos de Londres em 2012. Arthur, em Londres, logrou uma medalha de ouro ao se apresentar na final das argolas.

Quem ganhou ouro na ginástica feminina?

A brasileira Rebeca Andrade garantiu mais uma medalha para o seu já vitorioso currículo. A ginasta artística, que já havia sido campeã olímpica em Tóquio 2020 no Salto, garantiu o melhor lugar geral no Mundial de Ginástica de 2022, uma conquista inédita para a paulista de 23 anos e para o Brasil.

Quem são os principais medalhistas olímpicos da ginástica artística brasileira?

Veja os sete medalhistas brasileiros da história do Mundial de....
Daiane dos Santos..
Arthur Zanetti..
Daniele Hypolito..
Diego Hypolito..
Jade Barbosa..
Arthur Nory..
Rebeca Andrade..

Quem ganhou o Mundial de ginástica?

Campeão Olímpico e, agora, mundial: Hashimoto Daiki conquistou o título do individual geral do Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2022 nesta sexta-feira, 4 de novembro.