Qual o nome da enzima que se liga na origem de replicação e promove a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases separando as 2 fitas de DNA?

Replicação do DNA

Qual o nome da enzima que se liga na origem de replicação e promove a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases separando as 2 fitas de DNA?

A replicação do DNA ocorre na interfase e precisa ser fiel e precisa para garantir a estabilidade. Além  dessas duas qualidades, ela precisa ser ultra rápida porque a quantidade de material genético a ser replicado é imensa e as células que se modificamrapidamente, tem que se multiplicar rapidamente também.
Como já foi mencionado, é a ESTRUTURA DO SNA que carrega a informação necessária para perpetuar a espécie.
Vamos agora citar a sequência de fatos que ocorrem durante a replicação:
Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5’-3’ pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5’-3’.  Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3’ da fita de DNA.
Na verdade não é só uma enzima que participa da replicação, é um grupo de enzimas.
Note na imagem a seguir que um Trifosfato desoxirribonucleotídeo (um nucleotídeo com três grupos fosfatos) ao se ligar no seu complementar na fita, ele perde DOIS fosfatos e é assim que os nucleotídeos vão se ligando à fita de DNA.

Qual o nome da enzima que se liga na origem de replicação e promove a quebra das pontes de hidrogênio entre as bases separando as 2 fitas de DNA?

Questão 4

(F.M.SANTA CASA-SP) Considere os seguintes eventos:

I. ruptura das ligações entre bases nitrogenadas.

II. ligação entre os nucleotídeos.

III. pareamento de nucleotídeos.

Durante a replicação do DNA, a sequência de eventos é:

a) I, II, III.

b) I, III, II.

c) II, III, I.

d) II, I, III.

e) III, I, II.

Questão 5

(Enem) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O processo de duplicação de uma molécula de DNA é chamado de replicação de DNA ou simplesmente duplicação do DNA.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As ligações entre as bases nitrogenadas ocorrem sempre entre pares específicos. A adenina só se liga à timina, e a citosina se liga apenas à guanina.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. A DNA polimerase é a enzima responsável por catalizar a síntese da nova fita de DNA.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Para que ocorra a replicação do DNA, inicialmente ocorre a separação das fitas em razão do rompimento das pontes de hidrogênio. Nucleotídeos lives iniciam então o emparelhamento e finalmente ocorre a união entre eles.

Resposta Questão 5

Alternativa “c”. Dizemos que a replicação é semiconservativa, pois as fitas recém-formadas são compostas por uma fita parental que funcionou como molde e por uma nova fita.

Qual enzima liga as pontes de hidrogênio?

Helicase é a primeira enzima de replicação a se ligar na origem de replicação 3. A função da helicase é avançar os garfos de replicação "desenrrolando" o DNA (quebrando as pontes de hidrogênio entre os pares de bases nitrogenadas).

Qual é a enzima responsável pela replicação do DNA?

Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA.

Quais são as enzimas envolvidas no processo de duplicação?

O processo de Replicação do DNA Todos esses processos ocorrem durante a fase S da Interfase do ciclo celular ou divisão celular. É um processo de consumo de energia e principalmente três enzimas principais conhecidas como helicase de DNA, DNA polimerase e DNA-ligase envolvidas na regulação desse processo.

Qual é a função da enzima ligase?

A DNA ligase é um tipo específico de enzima, que promove a junção de cadeias de DNA por catalisar a formação de uma ligação fosfodiéster.