Qual o número de cromossomos das células originadas por mitose?

Grátis

8 pág.

Qual o número de cromossomos das células originadas por mitose?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 2

das células originadas, respectivamente, pelos dois processos na espécie humana?
O ser humano possui 46 cromossomos, logo, se uma célula somática se divide teremos duas células com 46 cromossomos. Se um meiócito se divide teremos quatro células, cada uma delas com 23 cromossomos.
29. A mitose é um processo de divisão celular que pode ser dividido em quatro etapas. Cite-as.
Já foi respondido!
30. O que acontece antes da mitose ocorrer?
A célula passa pelo período de interfase!
31. Qual fase da mitose é caracterizada pelo posicionamento dos cromossomos no equador da célula?
Metáfase. 
32. Quanto à fase de diplóteno, é possível observar determinados pontos onde as cromátides estão cruzadas. Como são denominados esses pontos?
Quiasmas.
33. O que são sinérgides?
São células que orientam quimicamente o núcleo espermático durante a fecundação da oosfera.
34. Como são denominadas as células que sofrem mitose e meiose, respectivamente?
Células somáticas e meiócitos (ou células reprodutivas).
35. O que acontece na telófase da mitose?
O inverso da prófase (já foi citado!).
36. Qual é a organela citoplasmática que se multiplica e migra para os pólos da célula animal para orientar as fibras do fuso durante a prófase?
Centríolos.
37. Sabendo que as ovogônias são as células que existe, a determinada altura da vida das fêmeas dos animais, nos ovários. Explique o que se obtém geralmente a partir de cada ovogônia. 
Quatro ovócitos primários. 
38. Durante a meiose, porque o pareamento dos cromossomos homólogos é importante?
O pareamento garante que os genes correspondentes se alinhem.
39. Qual a consequência genética da mitose?
Formação de células idênticas a célula mãe.
40. O que caracteriza a anáfase e que evento marca o seu início?
Separação de cromátides. Tem início com a duplicação dos centrômeros.
41. Qual o papel da divisão celular em organismos unicelulares? E em multicelulares?
Organimos unicelulares Reprodução
Multicelulares Crescimento, reparação de tecidos e reprodução.
42. Qual a principal diferença entre mitose e meiose?
Mitosesão formadas duas células iguais a célula mãe! Meiose Formação de quatro células diferentes entre si, e da célula-mãe. 
43. Qual a relação dos telômeros com o envelhecimento das células e a formação de células cancerígenas?
À medida que o telômero se encurta a célula envelhece, porque durante a replicação do DNA não há formação de novos telômeros. Em células cancerígenas há a manutenção da produção de telomerase que evita o encurtamento dos telômeros.
44. Considere os processos de mitose e meiose. Qual o número de cromossomos das células originadas, respectivamente, pelos dois processos, na espécie humana? 
Já foi respondido anteriormente.
45. Em que tipos celulares acontecem a meiose?
Nos meiócitos (ou células reprodutivas)
46. Uma célula com 8 cromossomos ao sofrer meiose originará quantas células e quantos cromossomos?
Quatro células, cada uma com quatro cromossomos.
47. Defina o que é intérfase.
O período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Não está se dividindo.
48. Discorra sobre o processo de divisão celular denominado meiose.
Falem sobre tudo!
49. Qual a diferença entre o DNA de Procariontes e o DNA de Eucariontes?
Eucariontes têm proteínas associadas ao seu material genético!
50. Identificar o comportamento dos cromossomos em cada fase (imagem).

Página12

Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes. Para o estudante, é importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose?, eis a divisão, digo, a questão...Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas.

Divisão celular

  • Qual o número de cromossomos das células originadas por mitose?

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.

Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.

A divisão da divisão

A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.

O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são:

  • prófase
  • metáfase
  • anáfase
  • telófase

Na prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos migram para os pólos da célula.

  • Qual o número de cromossomos das células originadas por mitose?

Da metáfase à telófase

Na metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos encontram-se no centro da célula (plano equatorial), presos às fibras do fuso. Na anáfase, por sua vez, as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

Finalmente, na telófase ocorre a formação de duas células - filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo). Termina aí a cariocinese (divisão do núcleo) e inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma). Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se.

Células sexuais

Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos as células sexuais ou gametas (espermatozóide e óvulo). No homem, os espermatozóides se produzem à medida que são utilizados. Durante a ejaculação, eliminam-se em média 300 milhões de células.

Por sua vez, os óvulos já estão formados nos ovários da mulher desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, normalmente, amadurece somente um a cada mês, após a puberdade.

Segunda divisão

A meiose também é dividida em etapas. Além disto, essa divisão é dupla. Na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

A grosso modo, o que difere a meiose da mitose, além da formação de células com metade do número de cromossomos (n = 23), é que na prófase I acontecem subfases:

  • leptóteno
  • zigóteno
  • paquíteno
  • diplóteno
  • diacinese

Elas são importantes, pois favorece o "crossing-over", ou seja, a mistura do material genético, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Mas, por que esse fato é importante? Para favorecer a variabilidade genética, o que garante a nossa diversidade.

É importante também que a meiose seja reducional, pois durante a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe. Desse modo, fica garantida a perpetuação da espécie.

Fases da meiose

  • Qual o número de cromossomos das células originadas por mitose?

Leia também

  • Células: Conheça a história de sua descoberta e entenda sua estrutura
  • Microscopia: A descoberta da célula e a teoria celular
  • Membrana celular: A "pele" que envolve a célula
  • Funções celulares: Hemácias, neurônios, leucócitos, óvulos etc
  • Respiração celular: Glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa
  • Sistema imunitário: Células de defesa, anticorpos, vacinas e soros

Qual o número de cromossomos das células originadas por meiose?

A meiose é um tipo de divisão celular em que se observa a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos.

Qual o número de cromossomos das células originadas por mitose e meiose?

das células originadas, respectivamente, pelos dois processos na espécie humana? O ser humano possui 46 cromossomos, logo, se uma célula somática se divide teremos duas células com 46 cromossomos. Se um meiócito se divide teremos quatro células, cada uma delas com 23 cromossomos.

Quantos cromossomos possui uma célula que foi formada por meio da mitose?

A divisão da divisão A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.

Qual é o número de cromossomos das células?

Células somáticas (células não reprodutivas): 46 pares de cromossomos homólogos. Esses cromossomos presentes aos pares são semelhantes e, assim, essas células podem ser denominadas de diploides e representadas por 2n; Células reprodutivas, germinativas ou gametas (espermatozoides e óvulos): 23 cromossomos.