Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 1 ponto?

Índice:

  1. O que é meio hipotônico Hipertônico e isotônico?
  2. Qual a diferença entre uma solução isotônica hipotônica e hipertônica?
  3. O que é hipotônico e Hipertônico?
  4. Qual a correlação clínica que podemos fazer com os meios hipotônico isotônico e Hipertônico?
  5. Qual a diferença entre solução hipertônica?
  6. Qual a diferença entre soluções isotônicas e hipertônicas?
  7. Será que a solução é hipotônica?
  8. Quais são os termos de hipertônico e hipotônico?
  9. Qual a função da solução hipertônica?

O que é meio hipotônico Hipertônico e isotônico?

Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. Por fim, temos a solução com menor quantidade de soluto, que é chamada de hipotônica.

Qual a diferença entre uma solução isotônica hipotônica e hipertônica?

Solução hipotônica, isotônica e hipertônica Solução hipertônica: apresenta maior pressão osmótica e concentração de soluto. Solução hipotônica: apresenta menor pressão osmótica e concentração de soluto. Solução isotônica: a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais, atingindo assim o equilíbrio.

O que é hipotônico e Hipertônico?

Diz-se que uma solução é hipertônica quando ela apresenta mais soluto que outra solução. Uma solução hipotônica, por sua vez, é aquela que apresenta uma quantidade menor de soluto e maior de solvente quando comparada à outra. ... Assim sendo, a água move-se do meio hipotônico para o meio hipertônico.

Qual a correlação clínica que podemos fazer com os meios hipotônico isotônico e Hipertônico?

Se colocada em uma solução hipotônica, a hemácia incha e pode explodir, enquanto que em uma solução hipertônica, ela murcha— tornando o citoplasma denso e concentrado — e pode morrer. No caso de uma célula vegetal, no entanto, uma solução hipotônica extracelular é ideal.

Qual a diferença entre solução hipertônica?

Solução Isotônica - solução na qual a mesma quantidade de soluto e solução está disponível dentro da célula e fora da célula. ... Assim, a célula permanece do mesmo tamanho. A solução é isotônica em relação à célula. Solução Hipertônica - solução que contém mais soluto do que a célula que é colocada nele.

Qual a diferença entre soluções isotônicas e hipertônicas?

  • A principal diferença entre soluções hipotônicas e hipertônicas isotônicas é que soluções isotônicas são soluções com pressões osmóticas iguais e soluções hipotônicas são soluções com pressão osmótica mais baixa, enquanto soluções hipertônicas são soluções com alta pressão osmótica. 1. O que é isotônico 2. O que é hipotônico

Será que a solução é hipotônica?

  • Se a solução dentro da célula tiver mais soluto do que a solução fora da célula, a solução é hipotônica. Se a solução fora da célula contém o mesmo soluto que a solução dentro da célula, a solução é isotônica. Uma solução hipotônica é uma solução que contém menos soluto que a célula que é colocada nele.

Quais são os termos de hipertônico e hipotônico?

  • Em fenômenos de difusão, quando um soluto é transportado por um fluido líquido ou gasoso de um meio mais concentrado para um menos concentrado, ou osmose(quando o fluido envolvido é a água), os termos hipertônicoe hipotônicosão definidores da análise de movimento e sentido das partículas quando separadas de um meio com concentração diferente.

Qual a função da solução hipertônica?

  • Hipertônica: As soluções hipertônicas são úteis na preservação de alimentos, pois matam os micróbios presentes na embalagem. Tonicidade é a concentração relativa de solutos dissolvidos em uma solução que determina a direção e a extensão do movimento das moléculas através de uma membrana semipermeável.

A osmose é o movimento de água que ocorre dentro das células através de uma membrana semipermeável.

Nesse processo as moléculas de água partem de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado.

Portanto, a osmose serve para equilibrar os dois lados da membrana, fazendo com que o meio rico em soluto seja diluído pelo solvente, que é a água.

Como ocorre a osmose?

A osmose é considerada um transporte passivo, pois na passagem através da membrana não ocorre gasto de energia.

No processo da osmose, a água, que é o solvente, tende a atravessar a membrana semipermeável com o objetivo de equilibrar a concentração da solução. Essa ação é realizada até que a pressão osmótica fique estabilizada.

Por isso, a água passa da região menos concentrada para a mais concentrada, naturalmente.

Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 1 ponto?
Esquema representativo da osmose

A passagem da água de um meio para outro é feita nas células com o auxílio de proteínas transportadoras na membrana, as aquaporinas. Assim, a osmose ocorre sempre que existe diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula.

O resultado da osmose é usado nos processos de troca de nutrientes das células animais e vegetais.

Leia também sobre Transporte Passivo e Transporte Ativo.

Solução hipotônica, isotônica e hipertônica

Como vimos, o processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações das soluções, até que se atinja um equilíbrio. Para isso temos os seguintes tipos de solução:

  • Solução hipertônica: apresenta maior pressão osmótica e concentração de soluto.
  • Solução hipotônica: apresenta menor pressão osmótica e concentração de soluto.
  • Solução isotônica: a concentração de soluto e a pressão osmótica são iguais, atingindo assim o equilíbrio.
Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 1 ponto?

Portanto, a osmose ocorre entre um meio hipertônico (mais concentrado) e hipotônico (menos concentrado) para gerar um equilíbrio.

Exemplos de osmose

Nas células a membrana plasmática é um envoltório formado por uma bicamada lipídica, o que dificulta o movimento de água na célula. Entretanto, existem proteínas especializadas em sua estrutura, as aquaporinas, que funcionam como canais que facilitam a passagem das moléculas de água.

Em um meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água. Já uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula.

Confira a seguir como ocorre a osmose na célula animal e vegetal.

Osmose na célula animal

Quando uma célula animal, como as hemácias, são expostas a meios com concentrações diferentes o movimento de água na célula ocorre da seguinte forma:

Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 1 ponto?

Quando o meio é rico em soluto, uma solução hipertônica em relação ao citoplasma, as células perdem água para o meio e murcham.

Quando o meio é pobre em soluto, uma solução hipotônica, as moléculas de água tendem a entrar na célula e, embora a membrana seja resistente, dependendo da quantidade pode ocorrer o rompimento.

Osmose na célula vegetal

O movimento de água nas células vegetais ocorre entre o vacúolo celular e o meio extracelular.

Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 1 ponto?

A célula vegetal apresenta, além da membrana plasmática, uma parede celular muito resistente, que é formada por celulose.

Portanto, ao contrário da célula animal, a célula vegetal resiste ao rompimento quando está inserida em um meio hipotônico, onde a água tende a entrar na célula. A célula incha, aumentando seu volume, mas a parede celular evita a ruptura.

A perda de água por uma célula vegetal, que está inserida em um meio hipertônico, recebe o nome de plasmólise. Já a entrada de água no vacúolo quando a célula está em um meio hipotônico recebe o nome de turgência, quando há o aumento de volume da célula.

Como a pressão osmótica influencia a osmose?

O soluto é qualquer substância que pode ser diluída em um solvente, como o açúcar dissolvido na água. Enquanto que pressão osmótica é a pressão feita para que a água se movimente.

Como a osmose é um processo que ocorre do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico) em busca do equilíbrio, a pressão osmótica é a pressão exercida sobre um sistema para evitar que a osmose aconteça naturalmente.

Portanto, quanto maior a diferença de concentrações entre os meios hipertônico e hipotônico, maior deverá ser a pressão osmótica aplicada sobre a solução mais concentrada para evitar a osmose.

Saiba mais sobre a pressão osmótica.

O que é e como funciona a osmose reversa

A osmose reversa consiste na passagem de água no sentido inverso ao da osmose. Assim, a água movimenta-se da solução mais concentrada para uma menos concentrada.

A osmose reversa acontece mediante aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural.

Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem de solvente (água pura), ela retém os solutos.

Um exemplo de osmose reversa é a transformação de água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.

Saiba mais sobre a osmose reversa.

Diferença entre osmose e difusão

Difusão é a passagem de moléculas muito pequenas de gases e solutos dissolvidos em água, através da membrana plasmática. Neste caso, as moléculas de soluto irão passar do meio mais concentrado para o menos concentrado. Elas movimentam-se a favor de um gradiente de concentração e espalham-se no espaço disponível.

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, com o auxílio de proteínas que permeiam a bicamada lipídica.

Assim como a osmose, a difusão também é considerada um transporte passivo, uma vez que ocorre a favor de um gradiente de concentração.

Curiosidade

A expressão "aprender por osmose" é muito utilizada por estudantes que gostariam de aprender novos conteúdos sem precisar estudar, ou seja, sem fazer esforço.

Leia também:

  • Soluto e solvente
  • Bomba de sódio e potássio
  • Permeabilidade Seletiva

Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 1 ponto?

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra?

Um meio que apresenta uma concentração de solutos inferior à de outro meio é chamado de hipotônico. Quando um meio apresenta maior concentração de soluto que outro, é chamado de hipertônico. Por fim, quando as concentrações são iguais, a denominação é isotônico.

Quando a concentração de solutos em uma região e menor quando comparada a outra dizemos que esse é um meio * 0 pontos?

Quando a concentração de solutos em uma região é menor quando comparada à outra, dizemos que esse é um meio: hipotônico.

Quando a concentração de solutos é maior se comparada com outra solução dizemos que ela é?

Em uma solução hipertônica, a concentração do soluto é maior do que se comparada à de outra solução, em um ambiente de separação por membra semipermeável. Caso uma célula seja inserida nesse contexto, perderá água até secar, já que a movimentação se dará de dentro para fora da célula.

Quando colocamos uma Hemacia em um local rico?

Quando colocamos uma hemácia em um local rico em água, essa célula aumenta de tamanho em virtude da passagem dessa substância por osmose. Nesse caso, dizemos que a hemácia foi colocada em um meio: a) hipertônico.