Quando a menstruação vem duas vezes no mês pode ser gravidez

Sua menstruação veio duas vezes no mesmo mês? Se acalme, nem sempre significa que você está grávida ou que há algo errado. Mas, de qualquer forma, é sempre bom ficar atenta a essas mudanças no ciclo menstrual e informar ao seu ginecologista. Veja alguns motivos que podem explicar o sangramento fora de época.

Pode ser um ciclo menstrual curto

Segundo a ginecologista Maria Elisa Noriler, se a mulher não faz uso de nenhum contraceptivo hormonal e menstruou duas vezes no mês, pode ser que ela tenha um ciclo menstrual curto. “As que possuem um ciclo de 25 dias, por exemplo, podem menstruar dia 01 e dia 25 novamente”, explica. Portanto, isso é normal e pode ser que aconteça algumas vezes.

Pode ser o seu anticoncepcional

Conhecido como escape, um pequeno sangramento antes da hora também pode rolar se você toma anticoncepcional, mas isso não representa a menstruação. Isso pode acontecer quando você esquecer de tomar a pílula alguns dias ou quando a medicação não é a mais adequada. “Se a paciente estiver usando contraceptivo hormonal e sangrar antes do término da cartela, por mais de três meses seguidos, precisamos reavaliar a dosagem do hormônio que ela está tomando”, explica a médica.

Pode ser uma alteração na progesterona

A progesterona é um dos hormônios de maior participação no nosso ciclo menstrual. É no final da fase lútea que sua produção diminui e a menstruação chega. Quando seus níveis estão continuamente baixos, o sistema reprodutor feminino pode ter mais dificuldade de identificar quando o endométrio deve ser eliminado como menstruação, o que pode provocar atrasos e sangramentos muito próximos ou no mesmo mês.

Vale lembrar que complicações como DSTs, feridas, pólipos e miomas também podem provocar sangramentos inesperados.

Consulte seu ginecologista

Se nenhum dos motivos acima for uma explicação para o seu caso, não espere mais e agende uma consulta com o seu médico. Deve-se consultar seu ginecologista para ser examinada e descartar lesões do colo uterino, fazer uma ultrassonografia transvaginal e, em alguns casos, fazer a troca do contraceptivo hormonal.
 

Dra. Maria Elisa Noriler
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 99557

Toda mulher aguarda a visitinha mensal da menstruação e quando ela não vem ficamos em dúvida sobre o que está acontecendo, não é mesmo? Gravidez, descontrole hormonal ou algum problema de saúde? Mas e quando ela vem e mais de uma vez? É normal menstruar 2 vezes ou mais no mês?

Um ciclo menstrual costuma durar, em média, 28 dias1, começando no primeiro dia da menstruação e indo até 1 dia antes da próxima. Por essa contagem, é natural a mulher menstruar uma única vez no mês. Mas existem mulheres que possuem ciclos menstruais mais curto e podem receber a visitinha mensal em dose dupla. Por exemplo, se possui um ciclo de 26 dias, irá menstruar no começo e no final do mês.

O aparelho reprodutor da mulher trabalha através de ciclos todos os meses para conseguir produzir óvulos, elimina-los e preparar o corpo para engravidar. Caso não ocorra a fecundação, em média, 14 dias após a ovulação, a menstruação acontece. Portanto, para quem tem um ciclo curtinho é normal sim menstruar mais vezes no mês, desde que o tempo de duração também seja regulado.

Agora, se o seu ciclo é normal, de 28 dias para mais, e sua menstruação está desregulada e descendo mais vezes que o habitual, pode estar acontecendo por outros fatores como:

  • Uso de pílula anticoncepcional – no começo do uso de pílulas anticoncepcionais é comum ocorrerem escapes menstruais até o corpo se habituar aos hormônios. Agora, se já toma há alguns meses e mesmo assim está acontecendo isso, pode ser que a dosagem do tipo de pílula não esteja adequada ao seu organismo ou, ainda, que tenha se esquecido de tomar por alguns dias.
  • Nível de progesterona baixo – o ciclo menstrual está totalmente ligado aos níveis de progesterona no organismo feminino. Quando seus níveis abaixam, o corpo entende que é hora de menstruar, por isso quando a progesterona está desregulada, o ciclo pode ficar bagunçado também, já que o sistema reprodutivo não recebe o aviso de quando deve eliminar a menstruação.
  • Miomas – Os miomas são tumores benignos compostos de músculo e que podem aparecer tanto dentro como fora do útero, alterando a forma uterina com passar do tempo e seu crescimento. Mulheres que possuem miomas podem ter como sintoma menstruação irregular e sangramentos fora de hora. 

IMPORTANTE: mulheres que usam anticoncepcional injetável podem ter escapes ao longo do ciclo, mas deve-se contar a data programada do dia da menstruação. O uso não pode ser interrompido e nem sua data reprogramada.

Problemas como estresse2, uso de alguns medicamentos e recuperação pós laqueadura também podem levar a mulher a menstruar 2 vezes ou mais no mês.Cada caso deve ser avaliado individualmente e todas as hipóteses estudadas pelo seu médico de forma a encontrar o tratamento ideal.

Como Regularizar a Menstruação para 1 Única Vez por Mês?

Primeiramente, é essencial procurar um ginecologista para se informar sobre a situação. Caso a menstruação recorrente no mês seja resultado de algum medicamento, pode ser estudado uma substituição ou suspensão do remédio. Agora, se for sintoma de alguma doença, o correto diagnóstico é essencial para se encontrar o devido tratamento e, assim, regularizar o ciclo menstrual o quanto antes.

Normalmente, para ciclos desregulados, o ginecologista pode receitar o uso de pílulas anticoncepcionais para equilibrar os níveis hormonais.

Existe também uma maneira natural de regularizar o ciclo, que é através do consumo de inhame3. Para mulheres que não gostam do sabor de inhame ou que não conseguem fazer o consumo em todas as refeições, existe a opção das cápsulas de inhame, bem práticas para o dia a dia. Você encontra as Cápsulas de Inhame aqui.

Resumindo: se você tem um ciclo normal de 28 dias ou mais e sempre menstruou 1 vez ao mês e agora está tendo visitinhas inesperadas de 2 ou mais vezes no mesmo mês, procure por seu ginecologista. Através de exames detalhados será possível investigar e encontrar a causa, assim como a melhor forma de tratamento para regularizar seu ciclo novamente. Agora, se você tem ciclo curto e menstrua no começo e no final do mês, fique tranquila pois não tem problema algum de saúde.

Dica Importante: você consegue calcular a duração do seu ciclo na calculadora do período fértil e ovulação.

Veja Também: Como Funciona o Ciclo Menstrual?

Foto: geralt

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quando a menstruação vem duas vezes no mês pode estar grávida?

Pode ser normal a menstruação vir duas vezes por mês com ciclos mais curtos, especialmente nos primeiros meses, pois o organismo da jovem ainda está se organizando a nível hormonal. Também pode acontecer a menstruação ficar muito irregular e vir mais de 1 vez no mês depois do parto, nos primeiros ciclos menstruais.

Quando a menstruação vem duas vezes no mês o que significa?

Chamada de Polimenorréia, essa disfunção² é caracterizada pelo encurtamento da fase folicular no ciclo menstrual, responsável por adaptar nosso corpo para a fecundação¹. Portanto, com um ciclo menstrual tão curto, pode ser comum que se menstrue duas vezes ao mês sem que se esteja com algum problema.

Qual é a cor da menstruação de uma gravidez?

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.

Como é a menstruação de quem está grávida?

Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina. Sintomas parecidos com o de menstruação durante a gravidez são considerados sangramentos e é necessário procurar ajuda médica com urgência.