Quando nos referimos ao local onde uma espécie vive e o papel dessa espécie no ecossistema Estamos falando respectivamente de?

Entre os principais conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem, podemos citar habitat e nicho ecológico.

Sem dúvidas, Ecologia é um dos temas mais recorrentes no Enem. Apesar de essa prova sempre cobrar questões contextualizadas, é fundamental entender os termos citados para que a compreensão da questão seja completa. Separamos alguns dos principais conceitos utilizados em Ecologia que você não pode confundir no Enem. Veja a seguir:

Habitat: Quando nos referimos ao habitat de uma espécie, estamos falando do local onde ela vive. Muitos autores costumam dizer que o habitat é o endereço de uma espécie no ecossistema. O jacaré-de-papo-amarelo, por exemplo, vive em lagoas litorâneas, sendo encontrado do litoral do Rio Grande do Noite ao Rio Grande do Sul.

Nicho Ecológico: trata-se do papel de determinado organismo em um ecossistema. Ao citar, por exemplo, a forma de alimentação, a reprodução e as relações ecológicos estabelecidas por uma espécie, estamos falando de seu nicho ecológico. Utilizando ainda o exemplo do jacaré-de-papo-amarelo, quando falamos que os adultos alimentam-se de peixes, aves e mamíferos de pequeno porte, que esses animais reproduzem-se no verão e fazem seus ninhos perto das águas, estamos falando de seu nicho ecológico.

Ecossistema: Quando falamos em ecossistema, é importante não pensar apenas no ambiente físico, aquele formado por fatores abióticos, tais como água, ar e solo. O ecossistema engloba, além do biótopo (parte física), os organismos daquela região, ou seja, todas as comunidades ali presentes. Assim sendo, podemos dizer que, em um ecossistema, ocorrem interações entre fatores abióticos e bióticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Espécie: O conceito de espécie merece bastante atenção, pois gera bastante discussão. Costuma-se considerar como indivíduos da mesma espécie aqueles que apresentam grande semelhança e são capazes de reproduzir-se naturalmente, dando origem a descendentes férteis. Apesar de esse conceito ser o mais aceito, ele exclui organismos como as bactérias, que realizam reprodução assexuada.

Comunidade ou biocenose: Denominamos de comunidade o conjunto de várias populações que vivem em uma determinada área e em um mesmo período de tempo. Como exemplo, podemos citar os organismos que vivem em um recife de corais, os seres de um rio ou os seres vivos de uma floresta.

Apesar de serem termos bastante simples, eles podem causar confusão durante a prova. Quem nunca confundiu o conceito de habitat e nicho ecológico ou ainda comunidade e população? Fique atento aos termos e boa prova!

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Estes exercícios sobre habitat e nicho ecológico ajudarão na fixação desses dois conceitos importantes da Ecologia e sua diferenciação.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.

Ao descrever essas características do impala, estamos falando sobre:

a) a cadeia alimentar do animal.

b) o habitat do animal.

c) o nicho ecológico do animal.

d) a teia alimentar do animal.

e) a biomassa do animal.

ver resposta


Questão 2

Segundo o projeto TAMAR, as tartarugas cabeçudas vivem em alto-mar quando filhotes e juvenis, já os adultos vivem em áreas de alimentação situadas em profundidades entre 25 e 50 m.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do conceito ecológico tratado na afirmação acima.

a) a cadeia alimentar.

b) o habitat.

c) o nicho ecológico.

d) a teia alimentar.

e) a biomassa.

ver resposta


Questão 3

O mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis.

A respeito dos conceitos ecológicos tratados acima, marque a alternativa correta.

a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico.

b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.

d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.

e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat. 

ver resposta


Questão 4

(UFC-CE) Uma espécie de anfíbio apresenta fase larval aquática e onívora e fase adulta terrestre e carnívora. Nessa frase, encontramos os conceitos de:

a) teia alimentar e habitat.

b) biocenose e pirâmide de energia.

c) teia alimentar e nicho ecológico.

d) ecossistema e biocenose.

e) habitat e nicho ecológico.

ver resposta


Questão 5

(Enem-2013) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.

b) diminuição da competição intraespecífica.

c) aumento da competição interespecífica.

d) isolamento geográfico dos peixes.

e) extinção de nichos ecológicos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Ao descrever o hábito de vida de um animal, seu comportamento, sua alimentação e suas estratégias de sobrevivência, estamos falando a respeito de seu nicho ecológico.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. Quando falamos que um animal vive em determinado local, estamos referindo-nos ao seu habitat. No caso das tartarugas cabeçudas, percebemos que seu habitat muda durante seu ciclo de vida.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Como o mico-leão-dourado e a onça-pintada vivem na Mata Atlântica, ambos compartilham o mesmo habitat. Já o nicho ecológico diferencia-se, uma vez que o mico-leão-dourado é onívoro e a onça-pintada, carnívora.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “e”. Como estamos falando do local em que o anfíbio vive e do que ele se alimenta, estamos tratando de dois conceitos básicos da ecologia: habitat e nicho

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “c”. Como todos os peixes compartilham o mesmo nicho ecológico, eles disputam pelos mesmos recursos. Isso acaba gerando uma competição interespecífica, ou seja, uma competição entre organismos de espécies diferentes. 

voltar a questão


Quando nos referimos ao local onde uma espécie vive e o papel dessa espécie no ecossistema Estamos falando respectivamente de?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Como é chamado o local onde a espécie vive?

Chamamos de habitat o local em que um organismo vive, o ambiente onde ele se encontra.

Quando nos referimos ao local onde uma espécie vive e o papel dessa espécie no ecossistema Estamos falando respectivamente de?

Os conceitos de habitat e nicho ecológico referem-se, respectivamente, ao local onde uma espécie vive e o papel dessa espécie no ecossistema.

Onde uma espécie pode ser encontrada E o que faz no lugar onde vive?

Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente, Nicho ecológico e habitat.

É a função que a espécie desenvolve no lugar que vive?

Se o habitat é o local onde a espécie vive, o nicho ecológico é a função que a espécie desenvolve nesse local.