Quando os espanhóis chegaram à América Tenochtitlán era uma cidade com cerca de 200 mil habitantes?

Questão 1

A capital do Império Asteca foi a grandiosa cidade de Tenochtitlán, construída em uma ilha localizada no Lago Texcoco. Atualmente, no local onde fica a capital asteca, está a capital mexicana, Cidade do México, além do lago ter sido drenado. A construção da capital asteca nesse local, segundo as lendas dos astecas, ocorreu a partir de um presságio (sinal dos deuses). Selecione a alternativa que relata corretamente que presságio foi esse:

a) a visão de um bando de quetzais voando;

b) a visão de uma águia pousada em um cacto com uma cobra capturada;

c) a visão do arco-íris em uma tromba d'água sobre o lago Texcoco;

d) a visão de um jaguar que era uma encarnação de Huitzilopochtli;

e) não houve lenda sobre os presságios, pois isso foi apenas um boato espalhado pelos espanhóis para criar uma imagem negativa sobre a religião dos astecas.

Questão 2

A cidade de Tenochtitlán localizava-se em uma ilha no meio do lago Texcoco e, assim, havia um problema crônico na cidade de falta de terras cultiváveis. Esse problema foi resolvido pelos astecas a partir das chinampas. O que eram as chinampas?

a) imposto obrigatório cobrado das cidades vizinhas, que mensalmente tinham como obrigação enviar alimentos para abastecer Tenochtitlán;

b) sistema de uso do solo que garantia uma fertilidade e uma produção três vezes melhor em comparação com povos vizinhos;

c) sistema de cultivo a partir de ilhas artificiais construídas com matéria orgânica que flutuavam sobre o lago Texcoco;

d) sistema de produção no qual era realizada a agricultura de curvas de nível, assim como no caso dos incas;

e) adubo orgânico feito pelos astecas que garantia a boa fertilidade do solo.

Questão 3

A conquista dos astecas ocorreu a partir da chegada dos espanhóis na região em 1519. Após meses de conflitos, os espanhóis invadiram a cidade de Tenochtitlán em 1521, pondo fim ao Império Asteca. Os espanhóis foram liderados por:

a) Francisco Pizarro

b) Hernán Cortés

c) Américo Vespúcio

d) Diego de Almagro

e) Cristóvão Colombo

Questão 4

Leia as frases a seguir e selecione a alternativa FALSA:

a) os astecas mantinham controle sobre diversos povos vizinhos e obrigavam-nos a pagar pesados impostos;

b) os astecas falavam um idioma conhecido como nahuatl e chamavam seu imperador de Huey Tlatoani;

c) o império controlado pelos astecas tinha uma população estipulada pelos historiadores de aproximadamente 11 milhões de pessoas;

d) possuíam uma religião politeísta e tinham Quetzalcoatl e Tezcatlipoca como importantes deuses;

e) a religião dos astecas não realizava nenhum tipo de sacrifício, pois, a morte de humanos, segundo a crença asteca, somente era permitida em caso de guerras.

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA B

As lendas astecas afirmavam que o presságio dado pelos deuses ocorreu a partir da visualização de uma águia pousada sobre um cacto com uma cobra capturada. Isso foi considerado pelos mexicas um sinal dado por Huitzilopochtli e até hoje é um símbolo nacional do México, estando estampado na bandeira nacional do país.

Resposta Questão 2

LETRA C

As chinampas foram o revolucionário método de produção agrícola utilizado pelos astecas. Consistiam, a partir de material orgânico, na construção de ilhas artificiais colocadas para flutuar sobre as águas do lago Texcoco. A técnica fez com que Tenochtitlán, com pouco solo cultivável e repleta de pântanos na época, pudesse produzir grande parte dos alimentos necessários para a sobrevivência.

Resposta Questão 3

LETRA B

O conquistador espanhol que liderou a expedição de conquista do Império Asteca foi Hernán Cortés. O espanhol chegou à região em 1519 e conseguiu mobilizar uma série de inimigos dos astecas a seu favor – como os tlaxcaltecas – e utilizá-los em batalha durante o cerco a Tenochtitlán, que conquistou a cidade em 1521.

Resposta Questão 4

LETRA E

A religião dos astecas demandava com alta frequência a realização de sacrifícios, sobretudo humanos. Os sacrificados, geralmente, eram prisioneiros capturados pelos astecas durante suas guerras. O sacrifício era consumado a partir da retirada do coração humano. Os astecas acreditavam que esta era uma forma de manter os deuses satisfeitos.


(UFES-adaptado) “Os astecas (azteca) ou mexicanos (mexica) dominavam com esplendor a maior parte do México quando os conquistadores espanhóis ali chegaram, em 1519. Sua língua e sua religião tinham-se imposto sobre imensas extensões de terra desde o Atlântico até o Pacífico e das regiões áridas setentrionais até a Guatemala. O nome de seu soberano Motecuhzoma era venerado ou temido de uma ponta a outra daquele vasto território. Seus comerciantes com suas caravanas de carregadores percorriam o país em todos os sentidos. […] Em Tenochtitlán (México), sua capital, a arquitetura e a escultura haviam alcançado um impulso extraordinário, enquanto o luxo crescia no vestuário, à mesa, nos jardins e na ourivesaria”. SOUSTELLE, J. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987: 7.) São características da civilização asteca, exceto:

a) A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.

b) Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e polo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das maiores cidades do mundo com a expansão do poderio asteca.

c) A economia era de base agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e plantas aquáticas nas margens pantanosas dos lagos), a técnica mais inovadora empregada na agricultura irrigada.

d) A sociedade asteca era dominada por uma dupla hierarquia: a dos dignitários (indivíduos investidos de altas funções militares ou civis) e a dos sacerdotes. No ápice, havia o rei (Huey Tlatoani), cujo cargo era eletivo.

e) A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos.

Quando os espanhóis chegaram à cidade de Tenochtitlán?

Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 1519 e 1521 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.

Qual a maior estimativa de população na cidade de Tenochtitlán?

Tenochtitlán possuía aproximadamente 140 000 a 200 000 habitantes em 1519, quando os espanhóis chegaram à Mesoamérica.

Quando os europeus chegaram à América Deparam

A civilização asteca se impôs através da guerra sobre diversos povos da região mesoamericana antes da chegada dos colonizadores espanhóis à região. Tinham como capital a cidade de Tenochtitlán, ou Mexihco-Tenochtitlán, que após a conquista espanhola, passou a ser chamada de Cidade do México.

Quando as centenas de espanhóis chegaram à América o Império Asteca era habitado por milhões de pessoas como foi possível a conquista de um império tão grande?

A conquista do Império Asteca pelos espanhóis, em 1521, só foi possível, em grande parte, por causa das alianças que foram realizadas com povos indígenas inimigos dos astecas. Para conquistar os astecas, os espanhóis contaram com a grande ajuda dos: a) Tlaxcaltecas e Totonacas.