Quando vale a pena reformar um sofá?

O tecido está desgastado, o assento afundado, mas a estrutura do sofá é boa? É um bom começo para você pensar em reformar o seu sofá. Walid Abdouni, proprietário da Kyowa Tapeçaria, explica que existem diversos casos em que é preferível uma recuperação a comprar outro móvel.

“Quando são de boa qualidade, vale a pena. Os mais antigos, por exemplo, são feitos com madeiras resistentes, como a peroba rosa, coisa que não existe mais no mercado. Hoje, as estruturas são de pinus, madeira bem mais frágil, que não suporta ser desmontada e remontada”, explica Walid.

O próximo passo é se preocupar com o profissional que vai recuperá-lo. “Tapeçaria é arte. Precisa ser alguém de confiança. Depois de pronto, se não ficar bom, precisa refazer ou, dependendo do erro cometido, o sofá pode ficar irrecuperável.”

O que é possível fazer?
Todas as partes do sofá podem ser substituídas: tecidos, molas e espumas são comumente trocados e o estofado fica como novo. É possível, também, aumentar ou diminuir o tamanho da peça. Dependendo do modelo, um móvel pode ser diminuído ou aumentado. Basta retirar ou acrescentar um assento.

“Se for um tapeceiro bom, ele pode até mudar o formato do braço: tirar as curvaturas dos modelos antigos e deixá-los retos, que são mais atuais. Com conhecimento, também dá para tirar vincos do estofado”, diz Walid.

Francisco Melo, da Decoramelo, diz que reformar sempre sai mais barato. “Os móveis de lojas populares, não aconselho. Mas os de boa estrutura, sim”. Mas, atenção: se perceber que há pó de madeira sob o móvel, pode ser cupim. Isso não impede a restauração, mas é importante que a praga não tenha abalado a estrutura e o móvel passe por uma descupinização, se compensar.

Qual tecido escolher?
A designer Karina Salgado, do escritório In House Design de Interiores, diz que é preciso considerar vários pontos ao escolher o novo tecido.

“Se o sofá é o destaque do ambiente, fica bonito usar uma estampa ou um tom liso com personalidade. Do contrário, para não brigar com outros móveis, opte por tons neutros”, aconselha ela. “Se for uma peça muito usada, opte por tecidos sintéticos ou mistos, para facilitar a limpeza; se há crianças, prefira cores escuras.”

Ao escolher o tecido, repare na espessura. Se o que você gostou for muito fininho, não precisa desistir. “Os pouco espessos têm menos resistência. Mas existe uma maneira de torná-los mais fortes: colar outro pano por baixo do tecido. Este processo se chama dublagem, muito utilizado nas sedas”, explica Melo.

Estampas e cores
Para não errar, tons de cinza e bege combinam com tudo. As estampas, dependendo do estilo, podem ser misturadas, mas a designer pede cuidado. “Coordene listras com florais ou desenhos geométricos, seguindo sempre a mesma gama de cores. Se o ambiente já tem muitas estampas e você quer ainda mais, melhor ficar com as listras.”

Karina diz que estas estampas citadas por ela estão todas em alta, assim como as cores amarelo, chumbo, berinjela, laranja e turquesa. Misturar os tecidos e forrar assento com um padrão e encosto com outro também vale. “Fica interessante, despojado”, considera Karina.

Por fim, cuidado com modismos. Pense se você vai poder trocar o tecido, caso enjoe rápido. Mas a designer defende que é bom arriscar. “Usar um modelo tradicional não tem erro, mas se a vontade é comprar algo diferente, não há problema. O que vale é estar feliz agora”, encerra.

5 vantagens que você terá ao investir na reforma de sofá

Você tem o mesmo sofá há muitos anos, e ele se encaixa perfeitamente na sua sala. Mas chega um momento que é preciso mudar a decoração, ou resolver de vez aqueles desgastes no tecido que as almofadas não escondem mais.

E então, bate aquela dúvida: comprar um novo ou reformar o antigo? Para comprar um novo, ele precisa ter exatamente das mesmas medidas, e isso pode ser bem complicado de conseguir.

Já pensou em fazer a reforma de sofá? Não? Então, veja agora 5 vantagens que vão te convencer que, contratar esse serviço, pode ser a melhor opção para o seu caso.

Quando vale a pena reformar um sofá?
 
Quando vale a pena reformar um sofá?

Por que investir na reforma de sofá?

Por ser um dos itens que mais chamam a atenção em uma sala de estar, e com certeza o mais disputado e utilizado, o sofá é um móvel que precisa ser bonito e confortável ao mesmo tempo. Só assim ele conseguirá atender a necessidade de toda a família, e dos visitantes.

Mas, por conta do seu uso excessivo, por melhor que seja o sofá que você tenha adquirido, é normal que com o tempo ele apresente desgastes na espuma, no tecido, manchas e até rasgos.

São desgastes que ocorrem devido à exposição ao sol, pelo consumo de comidas e bebidas sobre ele, e até pelas brincadeiras das crianças ou animais de estimação.

Por isso, na hora de dar vida nova à sala, decidir entre a aquisição de um novo sofá, ou a reforma do que você já tem, é uma decisão muitas vezes difícil de ser tomada.

Para ajudar nessa escolha, vamos mostrar as principais vantagens de investir na reforma do sofá que você já tem.

1. Espaço

O sofá antigo já tem as dimensões ideais para ocupar o espaço que tem disponível na sua sala. Um novo sofá teria que atender essas mesmas medidas, e isso nem sempre é fácil de encontrar.

2. Estrutura

Os sofás mais antigos têm a vantagem de serem feitos com madeiras mais resistentes, o que torna a estrutura muito melhor, e mais sólida.

Por mais que haja desgaste no tecido ou nas espumas, a estrutura se mantém forte por muitos anos.

3. Estética

A estrutura do sofá está em boas condições, você só enjoou da cor ou pretende trocar por algo mais moderno. A reforma de sofá permite essa mudança de forma prática, rápida, com a certeza de que o móvel continuará cabendo perfeitamente no espaço que sua casa dispõe.

4. Consertos

Com o uso é normal haver desgastes, manchas, e até rasgos no tecido que reveste o sofá. Com uma reforma de sofá você pode escolher exatamente o tecido que mais lhe agrada, com as cores e texturas que preferir, dentro de uma infinidade de opções, e assim, deixar o sofá com seu estilo.

5. Economia

O valor investido na reforma de sofá será bem menor do que o gasto para aquisição de um novo. Ainda mais em casos de jogo de sofá, onde somente uma peça está danificada. Financeiramente, é muito melhor reformar ambas, e manter a mesma estética, do que comprar um jogo novo e se desfazer da peça que ainda está boa.

Você pode tentar fazer a lavagem de sofá e adiar por um tempo a reforma do seu estofado.

Quando vale a pena reformar um sofá?

Mas, quais as opções de tecido para revestimento?

Agora que você se convenceu que a reforma de sofá é muito mais indicada do que a compra de um novo, que tal escolher o tecido?

Para isso, é preciso levar em conta as características da sua casa, clima do lugar onde mora e a presença, ou não, de crianças ou animais de estimação.

Conheça os tecidos mais utilizados em reformas de sofá:

Couro sintético

De fácil limpeza, é indicado para locais onde vivem pessoas alérgicas, pois não retém poeira. Também é ideal para locais com animais e crianças, pois não fixam cheiro ou arranhões.

Porém, se você mora em uma região muito quente, o couro sintético não é indicado. Ele intensifica a transpiração do corpo, e pode deixar marcas de suor no sofá, o que não é nada agradável para quem está sentado.

Chenille

Um dos mais escolhidos para reforma de sofá, é um tecido confortável, fácil de ser encontrado em várias cores e estampas.

Não é recomendado para locais com crianças pequenas ou animais, pois absorve líquidos e odores. Também, por isso, é importante fazer a impermeabilização dele.

Suede

Atualmente um dos mais utilizados, é confortável e de fácil limpeza. É aconselhável que seja feita impermeabilização, para evitar possíveis manchas.

Outras dicas de tecidos

Que tal duas dicas extras?

  • salas de estar aceitam bem tecidos sofisticados, como linho e seda;
  • em varandas são indicados tecidos sintéticos, assim terão maior durabilidade.

E onde contratar serviço de reforma de sofá?

Para que todas essas dicas sejam válidas, é preciso contratar uma empresa que execute a reforma de sofá de forma eficiente, com qualidade e comprometimento.

A Tapeçaria Incanto está há 14 anos no mercado fazendo reforma de sofá, cadeiras e poltronas; lavagem, higienização e impermeabilização de móveis estofados. E para todos os serviços, a Tapeçaria Incanto oferece a seus clientes a comodidade, e o conforto, do sistema leva e traz.

Ainda tem alguma dúvida? Quer solicitar um orçamento? Entre em contato conosco pelos telefones (11) 9.4003-6336 ou (11) 2673-1088. Será um prazer atender você!

Tapeçaria Incanto

Rua Euclides Pacheco 1403 – Vila Gomes Cardim

Tatuapé –São Paulo, 03321-001

Fones: (11) 94003-6336 / (11) 2673-1088

Quanto custa em média a reforma de um sofá?

Reforma de sofá: preço por tipo de serviço.

Qual cor de sofá está na Moda 2022?

O ultimate gray foi uma das apostas de cores da Pantone para 2021 e prevaleceu em 2022, mas o cinza e o grafite marcam presença como tendência de cores para sofás desde a década passada. Usados principalmente em áreas de convivência, sua neutralidade combina com todos os tipos de decoração.

Qual é a vida útil de um sofá?

De maneira geral, um modelo simples pode durar até 5 anos, já um de qualidade média atinge até os 15 anos e um top de linha pode resistir por longos 25 anos.

Porque reformar estofados?

Ao reformar, você evita ter que fazer um monte de medições, puxar móveis pra lá e pra cá, trocar peças de decoração para combinar com o novo estofado, etc. A reforma garante a personalização ideal do estofado para o ambiente, de modo que ele encaixe perfeitamente na sala ou onde for.