Quando volta as aulas em 2022 rj

Confira detalhes sobre a retomada das classes em instituições de ensino.

Estudante da rede estadual do RJ na sala de aula — Foto: Reprodução

Instituições de ensino do Rio de Janeiro já voltaram ou pretendem retomar as aulas no início do próximo mês. Com o avanço da variante ômicron da Covid, algumas delas alteraram o planejamento para a volta do ensino presencial.

O g1 lista abaixo algumas das principais instituições e detalha como está ou está sendo o retorno à sala de aula em cada uma delas.

Rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação informou que, seguindo o Calendário Escolar 2022, as aulas nas unidades da rede estadual deverão ser retomadas no dia 7 de fevereiro – e de modo presencial.

A pasta acrescentou que a retomada do ano letivo "seguirá as recomendações e protocolos das autoridades estaduais de saúde de forma a preservar a segurança de alunos e servidores".

E que, por enquanto, "não há nenhuma orientação a respeito de comprovante de vacinação.

Rede municipal da capital

Na rede municipal do Rio, as aulas também estão previstas para serem retomadas obrigatoriamente de forma presencial e no dia 7 de fevereiro. A única exceção é para alunos com comorbidades ou impedidos por algum motivo médico, que poderão assistir as classes de forma remota.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que o "rodízio" feito nas escolas não é mais necessário porque "não é exigido mais o distanciamento mínimo dentro de sala de aula". Diz a secretaria que o foco da pasta, agora, é na vacinação das crianças.

Escola cívico-militar

A escola cívico-militar do Rio (a única), que é municipal, também seguirá o calendário e as orientações da prefeitura.

Colégio Pedro II

O ano letivo no Colégio Pedro II (federal) só começa em abril, segundo informou a instituição. No dia 7 de fevereiro, as aulas retomadas serão referentes ao período de 2021, seguindo um sistema híbrido –meio presencial, meio remoto – com escalas de turmas, turnos e horários.

A partir de 7 de fevereiro, o colégio disse que será possível voltar com as aulas 100% presenciais dos estudantes e com "aproveitamento de atividades não presenciais, para complementação da carga horária mínima necessária para a integralização do curso".

O Pedro II também citou um "planos contingencial" caso não seja possível o retorno das aulas por conta das condições sanitárias. Nessas circunstâncias, cada turma será dividida em dois grupos (A e B), "com presença semanal de cada um dos grupos no turno do estudante e espelhamento da carga horária síncrona para o presencial".

Ao alternar os grupos, a instituição informou que "os estudantes que não estiverem na semana presencial terão atividades assíncronas das disciplinas". E se a volta às aulas semipresenciais também não sejam possíveis, o CPII disse que passará para o ensino totalmente remoto.

Universidades

  • UFRJ

A UFRJ já está em está em aulas. Entretanto, a reitoria da instituição orientou que as unidades funcionem em formato remoto até o último de janeiro. A universidade informou que o comprovante do esquema vacinal contra a Covid "já é exigido para todos (alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados) no acesso aos espaços da UFRJ.

  • Cefet-RJ

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) retomou as aulas na quinta-feira (13), quando terminou o período de recesso de fim de ano. As aulas voltaram em esquema remoto e são relativas ao segundo semestre letivo de 2021, que iniciou em novembro.

Com relação ao retorno presencial, a assessoria da instituição disse que as atividades nos espaços do centro federal foram temporariamente suspensas até o próximo dia 31 de janeiro. A decisão ocorreu por conta do "agravamento do cenário epidemiológico decorrente da pandemia".

  • Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) informou que o retorno às aulas será gradual, a partir de 2 de fevereiro de 2022, e "respeitando os protocolos sanitários". A instituição também disse que a apresentação do passaporte vacinal é para todos que acessem as instalações da Uerj.

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Que dia Volta as aulas 2022 RJ?

Seduc divulga calendário escolar para 2022; aulas começam em 7 de fevereiro - Notícias - SEDUC.

Quando retorna às aulas em 2022?

Próximo ano letivo começa no dia 7 de fevereiro e vai até 22 de dezembro; confira outras datas abaixo.

Quando voltam as aulas no Estado do Rio de Janeiro?

Depois de dois anos letivos com ensino à distância ou híbrido, por causa da pandemia de covid-19, os estudantes das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro retornam amanhã (7) às salas de aula. Só na capital, somadas as duas redes, são 818,8 mil estudantes que voltam a circular pela cidade.

Quando volta as aulas 2022 Julho?

Conforme previsto no calendário, o período de 15 dias vai até 25 de julho com a retomada das aulas no dia 26.