Quanto tempo depois de receber o FGTS eu posso dar entrada no seguro desemprego?

São muitos os direitos que o trabalhador tem à disposição em casos de demissão do seu emprego. Entretanto, a quantidade de regras também é vasta, o que leva ao surgimento de dúvidas. Por exemplo, é possível dar entrada no seguro-desemprego antes de sacar o FGTS? Nesse caso, a lei menciona algum impedimento? Entenda hoje, 14/04 o assunto e desvende todas as suas dúvidas.

Quanto tempo depois de receber o FGTS eu posso dar entrada no seguro desemprego?
Posso dar entrada no seguro-desemprego antes de sacar o FGTS? (imagem: divulgação/G1)

Veja também: Não está conseguindo solicitar o seguro-desemprego? Saiba o que fazer.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é fundo que tem como objetivo proteger a pessoa em casos de demissão sem justa causa.

O trabalhador tem uma conta na Caixa Econômica Federal associada ao seu nome e, sempre que se inicia um novo contrato de trabalho, os valores a título de FGTS são depositados.

Todos os meses os empregadores devem depositam 8% do salário de seus funcionários em suas contas do Fundo de Garantia. Todos aqueles que estejam exercendo atividade com carteira assinada (CLT) têm direito ao recurso.

Vale ressaltar que o empregador que não cumprir com a obrigação de depositar a porcentagem referente ao FGTS do funcionário estará cometendo uma infração trabalhista e poderá ser punido caso haja denúncia.

Em alguns casos, o empregado pode até conseguir a rescisão de trabalho junto à Justiça, com o patrão sendo obrigado a realizar todos os pagamentos devidos.

O seguro-desemprego, por sua vez, também é um benefício concedido ao trabalhador. Com ele, o desempregado que se enquadra nas situações legais tem acesso de três a cinco parcelas que serão pagas em dinheiro.

Nesse caso, o valor só será recebido pelo trabalhador em caso de desemprego. Assim, ele poderá solicitar assim que seu patrão tiver dado baixa na carteira de trabalho.

Veja também: Entenda como dar entrada no seguro-desemprego pelo app.

Quais os prazos para saque

Ambos os direitos possuem prazos estabelecidos na lei para que o cidadão possa requerer os valores.

No caso do FGTS, há dois prazos:

  • Em rescisões do contrato de trabalho, há uma comunicação do ocorrido à caixa pelo empregador. A Caixa Econômica verifica o cenário e em até cinco dias úteis, o trabalhador poderá sacar o benefício;
  • Em casos de acordo, o trabalhador deve comparecer à Caixa após o 5º dia útil da data da quitação da multa rescisória paga pelo empregador.

Já o seguro-desemprego, tem um prazo diferenciado. O período para dar entrada no requerimento é de 7 a 120 dias; a contar da data de rescisão do contrato de trabalho.

Veja também: Onde dar entrada e que horas cai o seguro-desemprego?

Então, o será que posso dar entrada no seguro-desemprego antes de sacar o FGTS?

Uma dúvida bem comum entre alguns trabalhadores é se é possível dar entrada no seguro-desemprego, antes de sacar o FGTS, sem que isso prejudique seus benefícios.

A resposta é sim. Isso porque, não existe nenhum relato no site da Caixa Econômica Federal informando a necessidade ou não de obedecer uma sucessão de atos para que o cidadão tenha acesso ao FGTS ou ao seguro-desemprego.

Os sistemas da Caixa Econômica Federal identificam através de um código específico que o valor do FGTS foi disponibilizado para saque mediante a liberação por encerramento do contrato de trabalho.

Nesses casos, o valor é liberado ao cidadão. Além disso, a própria lei não menciona como requisito para a concessão do seguro, a necessidade de saque do FGTS antes de dar entrada naquele benefício.

Caso esse erro ocorra, o prejudicado pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal por meio de seus canais de atendimento.

É válido ressaltar também que no atual momento pelo qual o país passa, com a pandemia de coronavírus com números cada dia mais assustadores, é recomendado que sejam utilizados os canais digitais da Caixa Econômica Federal para tirar suas dúvidas. Deixe a agência para último caso.

FGTS Aniversário 2021: Até Quando É Possível Sacar?

O FGTS aniversário 2021 é uma das alternativas que os trabalhadores têm para movimentar o Fundo de Garantia. Contudo, ele segue uma série de regras quanto à data da solicitação, aos prazos de saque e ao valor. Para não perder a chance de sacá-lo conheça as normas.

Quanto tempo depois de receber o FGTS posso dar entrada no seguro desemprego?

Atenção: Você tem prazo de 7 a 120 dias corridos, contados a partir do dia seguinte à data de demissão, para dar entrada no Seguro-Desemprego; e de 7 a 90 dias, se for empregado doméstico.

Tem algum problema dar entrada no seguro desemprego antes de sacar o FGTS?

Uma dúvida bem comum entre alguns trabalhadores é se é possível dar entrada no seguro-desemprego, antes de sacar o FGTS, sem que isso prejudique seus benefícios. A resposta é sim.

Quais as regras para receber o seguro desemprego?

Também precisa ter trabalhado por um período, que varia de acordo com a quantidade de vezes que o trabalhador já deu entrada no seguro-desemprego: 1º pedido: pelo menos 12 dos 18 meses antes da demissão. 2º pedido: pelo menos 9 dos 12 meses antes da demissão. 3º pedido em diante: nos 6 meses antes da demissão.