Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia LASIK

Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia LASIK

Seus olhos começam a cicatrizar imediatamente após a sua cirurgia LASIK, e a cicatrização inicial geralmente ocorre rapidamente.

Mas é normal apresentar visão embaçada e flutuações de visão durante várias semanas, ou até meses, após a LASIK.

O oftalmologista ou cirurgião da sua LASIK vão tipicamente avaliar sua acuidade visual no dia seguinte à cirurgia e se certificar que seus olhos estão saudáveis e cicatrizando adequadamente. A maioria dos pacientes estão aptos a dirigir (sem óculos ou lentes de contato) e podem retornar ao trabalho no dia seguinte após o procedimento LASIK.

Visitas de acompanhamento regulares são geralmente programadas durante um período de seis meses ou mais para o monitoramento contínuo da sua visão e da saúde dos seus olhos. Na maioria dos casos, a visão deve estar estável e nítida na visita de seis meses após a operação.

Além disso, se você apresentar olhos secos, halos, clarões ou outros distúrbios visuais após a LASIK, a maioria desses sintomas deve ter desaparecido ou diminuído significativamente na sua visita de seis meses.

Se você estiver incomodado com sua visão mais de 90 dias após a LASIK, seu cirurgião pode recomendar um procedimento de retoque para a LASIK para deixar sua visão mais nítida.

A maioria dos cirurgiões espera, no mínimo, três a seis meses antes de realizar um retoque. O motivo para essa espera é se certificar de que qualquer erro de refração residual tenha sido completamente estabilizado. Isso é para seu bem, para aumentar a probabilidade de que o retoque da LASIK será o último tratamento necessário para que você alcance o nível de nitidez que você espera.

Após a cirurgia LASIK, você deve tomar precauções para proteger seus olhos de lesões. Isso deve ser mantido até mesmo depois que seu cirurgião disser que seus olhos estão totalmente recuperados.

Os olhos que foram submetidos à cirurgia LASIK estão mais suscetíveis a lesões traumáticas do que olhos que nunca foram submetidos à LASIK. Por essa razão, você deve investir em óculos de segurança de qualidade e óculos esportivos com lentes de policarbonato para proteger seus olhos contra lesões quando você for trabalhar com equipamentos elétricos, praticar esportes ou realizar qualquer outra atividade que represente risco de lesões oculares.

Página publicada em terça-feira, 13 de julho de 2021

Página atualizada em quinta-feira, 9 de junho de 2022

Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia LASIK

Artigos 05/06/2021 Por Vidia

Como funciona o pós-operatório da cirurgia refrativa?

A indicação para fazer cirurgia refrativa é um alívio para quem deseja se libertar da dependência dos óculos, mas também pode gerar muitas dúvidas. Será que sentirá dor? Em quanto tempo poderá voltar às atividades normais? Está com essas e outras dúvidas? Você chegou ao post certo!

A cirurgia refrativa normalmente é indicada para quem está com grau estabilizado de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo e quer eliminar ou diminuir a necessidade de usar óculos. Com o uso de laser, a curvatura ou simetria irregular da córnea que está causando o problema é corrigido, melhorando a qualidade de visão do paciente.

Em geral, o tempo de recuperação da cirurgia refrativa varia de 3 a 10 dias. Mas é a técnica cirúrgica empregada que vai determinar como será o pós-operatório. A cirurgia pode ser feita por pelo menos três formas:

  1. Lasik: é realizado um corte finíssimo na camada mais interna da córnea para ser aplicado o laser que vai corrigir o grau.
  1. PRK: é bem parecida com a Lasik, a diferença é que em vez de cortar, é feita a raspagem da córnea. 
  1. Lasek: sem cortes, nem raspagem, o espaço para a aplicação do laser na córnea é feito por meio de uma solução de álcool que faz o tecido se soltar. 

Quem determina qual procedimento será empregado é o cirurgião oftalmologista, de acordo com problema de visão apresentado e a necessidade de recuperação.

Abaixo, contamos mais como é o pós-operatório da cirurgia refrativa de acordo com cada método empregado. Mas se você já fez ou vai fazer a intervenção, converse com seu médico, pois somente ele poderá tirar suas dúvidas de acordo com a análise do seu quadro, combinado? 

Pós-operatório da cirurgia refrativa Lasik 

Quem faz cirurgia refrativa pela técnica Lasik tem recuperação mais rápida. No outro dia, normalmente, já está com a visão quase recuperada, e pode retornar às atividades normais, desde que o ambiente não seja poluído. E o resultado começa a ser perceptível em torno de um mês, mais ou menos. 


O que deve ser evitado é o contato direto de partículas com os olhos, por isso, o paciente não poderá usar maquiagem, nadar ou realizar outras atividades semelhantes na primeira semana. Para não afetar a cicatrização do corte, geralmente, é orientado a não praticar exercícios que exijam maior esforço durante o mesmo período. 

Pós-operatório da cirurgia refrativa PRK

A recuperação costuma ser mais lenta do que a Lasik. O paciente normalmente fica com a visão embaçada e lacrimejante durante os sete primeiros dias após a cirurgia, e vai melhorando progressivamente depois desse período. Também deve evitar contato direto de partículas com os olhos, como água, maquiagem, poluição, etc.

Pode acontecer do paciente sentir dor principalmente no primeiro dia, mas é aliviada se utilizar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico. Na segunda semana, normalmente, começa a enxergar melhor e pode voltar a fazer suas atividades. Como a técnica não tem realização de cortes, o médico também pode liberar a realização de atividades que exigem mais esforços.

A visão costuma ficar mais nítida a partir de 15 dias após a cirurgia e em seis meses o paciente normalmente está totalmente recuperado. O resultado final é o mesmo do Lasik e ele pode fazer praticamente tudo sem óculos. 

Pós-operatório da cirurgia refrativa Lasek 

Pacientes que fazem cirurgia refrativa pela técnica Lasek costumam ter uma recuperação mais rápida que a PRK e mais lenta que a Lasik. É comum sentir dor, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento e sensibilidade à luz na primeira semana após a cirurgia.

Em duas semanas, normalmente, o paciente já consegue enxergar com nitidez e em três meses costuma estar com a visão totalmente recuperada.
 

Seguir corretamente as orientações do médico e entrar em contato com ele sempre que tiver dúvidas no pós-operatório são determinantes na boa recuperação em qualquer método empregado.
 

Se você tem indicação para fazer cirurgia refrativa, mas está sem plano de saúde, tem que conhecer a Vidia, plataforma que te conecta a hospitais que oferecem o procedimento com pacotes completos.

O melhor é que ao fechar o pacote, todos os serviços médicos necessários para fazer a cirurgia com segurança e qualidade estão inclusos, como é o caso dos cuidados pós-operatórios. Saiba mais.

Como fazer cirurgia refrativa pela Vidia? 

Se você tem indicação cirúrgica ou gostaria de realizar a  cirurgia refrativa mas não tem plano de saúde, acesse a página Cirurgia Refrativa da Vidia e confira os pacotes disponíveis para realização do procedimento. Os pacotes pela Vidia incluem a consulta pré-cirúrgica, os exames, honorários médicos e a cirurgia, por valores mais acessíveis e previsíveis. Clique em “Escolher Pacote” e preencha os dados solicitados para começar. Você também pode entrar em contato com nossa equipe por WhatsApp para esclarecer dúvidas ou obter ajuda.

Como funciona a cirurgia refrativa Lasek? 

A cirurgia refrativa Lasek consiste na abertura da cavidade da córnea por meio de uma solução de álcool que faz o tecido se soltar para que o laser possa alcançar a córnea, remodelá-la e corrigir o problema de visão que está sendo tratado. Diferente das outras técnicas, portanto, não utiliza cortes ou raspagem para realizar o procedimento.

Como é feita a cirurgia refrativa com a técnica Lasik?

Na técnica Lasik, a aplicação do laser é feita na camada mais interna da córnea, e é feito um corte para remodelar.

Como é feita a cirurgia refrativa com a técnica PRK?

Também conhecida como Ceratectomia Fotorrefrativa, a técnica PRK é bem parecida com a Lasik, mas é utilizada a técnica de raspagem da córnea ao invés de cortar.

Quando é recomendado fazer cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é recomendada quando o grau do paciente está estável, caso contrário, o problema de visão continuará evoluindo e prejudicará o resultado do procedimento. Para isso, é necessário que a pessoa tenha mais de 21 anos e faça exames solicitados pelo médico que avaliará se o paciente possui alguma contraindicação

Quais são as contraindicações para a realização da cirurgia refrativa?

A primeira contraindicação é a idade do paciente que não pode ser menor de 21 ou maior do que 55 anos. O grau também influencia na indicação: miopia não pode ser maior do que 10, hipermetropia não pode ser maior do que 5 e astigmatismo não pode ser maior do que 3,5 (mas existem algumas exceções e em alguns casos, podem ser indicadas pessoas com até 4 graus de astigmatismo). Se o paciente já teve  diagnóstico de ceratocone, ambliopia severa ou doenças crônicas descompensadas, também são fatores para a contraindicação. Mas o importante é você conversar com um oftalmologista que fará a solicitação dos exames e avaliará seu caso para entender se você tem indicação cirúrgica e assim realizar o procedimento de forma segura.

Confira todos os pacotes para cirurgia refrativa disponíveis!

Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia a laser?

Nos primeiros 2 ou 3 dias, é comum a sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Em geral leva de 5 a 7 dias para o paciente apresentar uma visão mais estável e confortável e retomar suas atividades. A recuperação total pode levar até 3 meses.

Quanto tempo demora para cicatrizar a córnea?

a cicatrização total da córnea leva cerca de 3 a 4 meses para estabilização, e tb para total da correção do grau.

Como é a recuperação da cirurgia LASIK?

Como é a recuperação do paciente O paciente pode sentir dor, ter sensação de areia nos olhos, incômodo, lacrimejamento e fotofobia nos cinco dias seguintes à operação por LASIK. Haverá a recuperação de 90% da visão em 24 horas e 100% em dois meses.

É normal ficar com a visão embaçada depois da cirurgia?

Por conta do procedimento, é comum uma sensação de desconforto nos primeiros dias de pós-operatório, que incluem sensação de corpo estranho (areia) nos olhos e halos de luz, bem como visão embaçada.