Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

  • Conheça as revoltas que marcaram a história do Brasil
  • Governo Afonso Penna e Nilo Peçanha (1906-1909)
  • Governo Wenceslau Braz (1914-1918)

Atualizado em 23/07/2013, Às 13h48

A candidatura vitoriosa do marechal Hermes da Fonseca nas eleições presidenciais, ocorreram com o rompimento das relações de barganha e dominação política firmadas entre os dois mais importantes Estados da federação, São Paulo e Minas Gerais.

As oligarquias paulistas e mineiras não chegaram a um acordo com relação à escolha de um candidato para sucessão do presidente Nilo Peçanha. Então, São Paulo aliou-se à Bahia apoiando a candidatura de Rui Barbosa, enquanto Minas Gerais aliou-se ao Rio Grande do Sul apoiando a candidatura do marechal Hermes da Fonseca, que venceu a disputa eleitoral.

A política salvacionista

Em seu mandato, o presidente Hermes da Fonseca julgou ser possível alterar a correlação de forças políticas entre as oligarquias dominantes tradicionais, beneficiando aliados políticos que eram ligados às oligarquias menos influentes que apoiavam seu governo.

Contando com o pleno apoio de parcelas da oficialidade, ou seja, militares importantes, e políticos de sua família, Hermes da Fonseca idealizou a política salvacionista. Ela baseou-se em intervenções militares nos Estados, para destituir os governadores e substituí-los por outros que seriam nomeados pelo próprio presidente da República.

Em defesa da política salvacionista, Hermes da Fonseca valeu-se dos argumentos de que seu propósito era o de sanear as instituições republicanas e acabar de vez com a corrupção. Mas seus reais objetivos eram outros. Na prática, a política salvacionista refletia claramente o modo como se travava a luta pelo poder político na Primeira República.

As intervenções militares nos Estados desrespeitava abertamente os princípios republicanos e preceitos constitucionais vigentes. Além disso, a política salvacionista gerou mais instabilidade e crise política, devido as revoltas e rebeliões armadas que eclodiram nos Estados que se insurgiram contra os interventores.

Intervencionismo e crise política

O Nordeste foi principal alvo das intervenções do governo federal. Ao intervir nos Estados da região, o presidente Hermes da Fonseca teve como principal objetivo neutralizar politicamente o senador gaúcho Pinheiro Machado, que na época era um dos mais influentes oligarca, conhecido por todos como o "mandarim" da República.

A intervenção federal no Estado do Ceará, porém, gerou a primeira grave crise política do governo de Hermes da Fonseca. A tentativa de substituir o governador cearense ligado a família Acioly, e em seu lugar nomear o coronel Franco Rabelo, desencadeou a grande Revolta de Juazeiro. Liderada pelo padre Cícero, a revolta popular foi tão violenta que o presidente Hermes da Fonseca recuou rapidamente retirando seu interventor do Ceará.

Revoltas militares

O governo de Hermes da Fonseca também enfrentou outro movimento de revolta social e uma rebelião militar. Em novembro de 1910, portanto, logo no início do seu mandato, ocorreu a Revolta da Chibata. Foi a maior e mais expressiva revolta de marinheiros ocorrida no Brasil.

Entre as principais causas da Revolta da Chibata estão as péssimas condições de trabalho nas embarcações e o código disciplinar em vigor, que previa a aplicação de castigos corporais, as chibatadas, para disciplinar os marinheiros. Indignados com a situação, os marinheiros reivindicaram tratamento mais digno por parte dos comandantes e melhores condições de trabalho. Como não foram atendidos, os marinheiros se revoltaram.

Liderados pelo cabo negro João Cândido, os marinheiros se amotinaram assumindo o comando do navio Minas Gerais. Em seguida, receberam apoio dos marinheiros dos navios São Paulo e Bahia. Os revoltosos manobraram as embarcações e ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro caso o governo não atendesse suas reivindicações. Exigiram também uma anistia a todos os envolvidos na revolta.

Incapaz de reprimir os revoltosos, o governo federal solicitou ao Congresso a votação de uma lei abolindo a chibata e concedendo anistia. Os marinheiros encerram a revolta acreditando que seus objetivos foram alcançados. Porém, o governo e as autoridades militares não cumpriram com suas promessas, e na primeira oportunidade prendeu e castigou os revoltosos.

Diante da atitude do governo, os marinheiros se rebelaram novamente. Mas desta vez, o governo reagiu militarmente e massacrou os revoltosos na Ilha das Cobras. Muitos marinheiros morreram e os que sobreviveram foram presos e enviados para prisões na Amazônia. O líder da Revolta da Chibata, o marinheiro negro João Cândido, sobreviveu e foi internado num hospital para loucos. A revolta fracassou, mas gerou muitas pressões sobre as autoridades políticas e militares que modificariam o código disciplinar de modo a abolir os açoites.

Em 1912, eclodiu a Guerra Santa do Contestado. Em muitos aspectos, esse grande movimento de revolta social assemelhou-se à Guerra de Canudos, porque envolveu beatos e sertanejos que pegaram em armas para lutar pela posse da terra. O conflito ocorreu nas fronteiras dos Estados do Paraná e Santa Catarina.

A revolta foi um movimento eminentemente popular organizado por sertanejos miseráveis, que foram expulsos das grandes propriedades agrárias pelos coronéis locais. Mobilizados e liderados primeiro pelo religioso João Maria, e depois por José Maria, os sertanejos enfrentaram diversas expedições militares enviadas pelo governo federal. A Guerra Santa do Contestado foi só foi debelada 1916, no governo de Wenceslau Braz, o sucessor de Hermes da Fonseca na presidência da República.

Reconciliação política

Na sucessão do presidente Hermes da Fonseca, os Estados de São Paulo e Minas Gerais retomaram a política do "café-com-leite". A reaproximação dos dois Estados mais importantes da federação foi ocasionada pela candidatura do gaúcho Pinheiro Machado. Para se opor a ela, o Partido Republicano Paulista (PRP) se aproximou do Partido Republicano Mineiro (PRM) lançando a candidatura do mineiro Wenceslau Braz. Com o apoio das influentes oligarquias paulista e mineira, Venceslau Brás venceu a disputa eleitoral e governou o Brasil de 1914 a 1918.

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

    Galeria de presidentes do Brasil

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

    +24

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

  • Que importantes movimentos ocorreram no início do período republicano ligados à questão da terra no Brasil?

    +22

Quais foram os principais movimentos republicanos no Brasil?

Eis os principais movimentos sociais durante a República:.
1) Revolta da Armada..
2) Revolução Federalista..
3) Guerra de Canudos..
4) Revolta da Vacina..
5) Revolta da Chibata (ou Revolta dos Marinheiros).
6) Revolta de Juazeiro..
7) Guerra do Contestado..
8) Movimento Tenentista..

Quais os principais acontecimentos da época do movimento republicano?

O período foi marcado por crise econômica, pouca participação popular e insatisfação por parte da maioria dessa população, especialmente os mais pobres. O apoio veio pela maioria elitista, que via no novo governo um meio de recuperar parte das perdas que teve com a abolição da escravidão.

Quais foram os principais movimentos que na Primeira República?

As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.

Quais foram as principais revoltas do período republicano e onde ocorreram?

1896-1897 - Guerra de Canudos Aconteceu na Bahia, sob a presidência de Prudente de Morais (1894-1898). Canudos foi um ajuntamento formado por Antônio Conselheiro para acolher a população oprimida no sertão da Bahia.