Que medidas podemos adotar para evitar esse tipo de poluição atmosférica?

Confira dicas que ajudam a preservar o meio ambiente.

A água é o principal recurso do planeta. Preservá-la significa garantir a manutenção da vida! Entre os principais usos da água estão: abastecimento público, saneamento, agricultura, pecuária, geração de energia, recreação e comercial.

Infelizmente, no Brasil, a poluição de rios e lagos e o desperdício desse recurso são alarmantes. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%. Um estudo da ONG também aponta que de 184 rios e corpos d’água monitorados, 27,5% apresentam qualidade ruim ou péssima e estão indisponíveis para qualquer uso.

Os principais poluidores nas cidades são o esgoto e os efluentes das indústrias, que possuem produtos tóxicos e metais pesados. Além disso, há a poluição através do lixo jogado em locais inadequados e que acabam chegando aos rios com a enxurrada. Na zona rural, pode-se destacar os agrotóxicos das lavouras e as atividades pecuárias.

Como podemos evitar a poluição das águas?

Cada cidadão é responsável pelos impactos, positivos ou negativos, de suas atitudes. Para não contaminar ainda mais as águas, é importante mudar algumas ações como:

  • Não descarte o óleo de cozinha no ralo. Guarde o produto em uma garrafa e entregue para uma cooperativa para que possa ser transformado em sabão;
  • Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas;
  • Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de pôr na lixeira;
  • Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares;
  • Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário. Algumas farmácias fazem a coleta de remédios vencidos;
  • Reduza o desperdício de água fechando as torneiras ao escovar os dentes, o chuveiro durante o banho, entre outras;
  • Evite a erosão do solo promovendo a cobertura vegetal nos locais com essa tendência;
  • Use menos produtos químicos para limpar a casa. Opte por produtos biodegradáveis.

Com o propósito de ser o único do lar e causar menos impacto no meio ambiente, UM® é um produto que possui tecnologia que permite que ele substitua, pelo menos, 20 produtos de limpeza convencionais, apenas mudando sua diluição! Por ser SmartClean, suas UltraMoléculas agem somente na sujeira, não agredindo a superfície onde é aplicado.

UM® é um produto de limpeza eco-friendly porque:

  1. Todos os componentes de sua fórmula são biodegradáveis, ou seja, se decompõem com maior facilidade na natureza, evitando a contaminação do meio ambiente;
  2. Menos embalagens plásticas significam economia doméstica e economia de água, já que para produzir um quilo de plástico são consumidos 182 litros de água;
  3. Reduz até 90% do lixo doméstico gerado pelos produtos de limpeza convencionais;
  4. Os frascos e caixas do UM® são fabricados com 85% de material reciclado!

O SmartClean deixa sua casa brilhando, do chão até a louça, e também colabora com o bem-estar do planeta.

Saiba Mais

  • O que é consumo consciente e por que ele é tão necessário

  • Saiba quais materiais vão para a reciclagem e como separar o lixo reciclável

  • 8 dicas para diminuir a quantidade de lixo produzido em casa

Que medidas podemos adotar para evitar esse tipo de poluição atmosférica?
conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

5 maneiras de reduzir a poluição ambiental

  • 14 de maio de 2014
  • 164692
  • Categoria: Meio Ambiente

A poluição é um grande problema que está lentamente destruindo o mundo que nós vivemos. É vital para cada indivíduo fazer o que pode para limpar e agredir o menos possível o ambiente. Todos nós temos que fazer o possível e não medir esforços para que no futuro a natureza seja menos agredida.

O primeiro passo que você pode tomar para diminuir a poluição é separando o lixo. Jogue o mesmo no recipiente apropriado, em vez de jogá-lo na calçada ou ao lado de uma estrada. Sempre que possível, leve consigo saco plástico biodegradável e se você vir um pedaço de lixo no chão, enquanto você estiver em uma caminhada, pegue-o e jogue-o fora.

Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:

  • Separe o lixo limpo
  • Não despeje óleo de fritura na pia da cozinha
  • Não jogue lixo nas areias das praias
  • Não descarte móveis usados em terrenos abandonados
  • Descarte pilhas e baterias em locais apropriados

Se você perceber que não há muitas latas de lixo na rua em sua cidade, escreva uma carta destinada à prefeitura local pedindo-lhes para colocar mais cestos, a fim de ajudar a diminuição da poluição. Muitas pessoas fazem caminhadas, especialmente durante os meses de verão, e gostariam de ter acesso a uma lata de lixo quando precisam de uma.

A fim de ajudar a diminuir os agentes poluentes, as pessoas podem começar a ser mais conscientes de quais itens podem ser reciclados e como proceder para fazê-lo. Uma ligação para determinado centro de reciclagem pode te ajudar no descarte do lixo, como, por exemplo, baterias usadas, monitores de computador e pedaços de madeira, entre muitos outros itens. Existem até mesmo algumas empresas que compram seus eletrônicos antigos, como telefones celulares, de modo que você ainda possa ganhar algum dinheiro e ajudar a salvar o meio ambiente ao mesmo tempo.

Se você notar um problema específico e deseja chamar a atenção do governo, não tenha medo e registre sua queixa. Considere escrever uma carta a um membro do governo dando a sua opinião e explicando o que você acredita que pode e deve ser feito para ajudar a resolver o problema. Se você não estiver interessado em escrever uma carta, há uma abundância de petições ambientais online que você pode assinar ou até mesmo começar uma de sua preferência.

É muito fácil para cada pessoa ajudar a reduzir a poluição ambiental. Pode demorar, demandar um pouco de esforço, mas pode ser algo que fará uma enorme diferença no seu dia a dia. E para terminar, comece por avaliar como você pode fazer pequenas mudanças. Mesmo as menores alterações na sua própria vida podem ter um impacto enorme no planeta.

Que medidas podemos tomar para evitar a poluição atmosférica?

Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do ar.
Use transporte público. Avalie a viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. ... .
Utilize mais bicicleta. ... .
Prefira biocombustível. ... .
Invista em carona solidária. ... .
Não faça queimadas. ... .
Ajude a plantar árvores..

Quais são as medidas possíveis de controle da poluição atmosférica explique como escolher a melhor opção de medida de controle?

Diminuição da quantidade de poluentes gerados:.
operar com os equipamentos dentro da capacidade nominal..
boa operação e manutenção de equipamentos produtivos..
adequado armazenamento de materiais pulverulentos..
mudança de processos, equipamentos e operações..
mudança de combustíveis..

Quais medidas poderiam ser tomadas para diminuir a poluição atmosférica decorrente da emissão de dióxido de carbono?

Existem medidas simples que podemos adotar para reduzir a emissão do dióxido de carbono em nossas casas: usar lâmpadas fluorescentes; optar por aparelhos elétricos que consumam menos energia; usar menos água quente; desligar os aparelhos eletrodomésticos que não estejam sendo usados; reciclar o lixo; utilizar energia ...

O que são medidas de controle da poluição atmosférica como elas são classificadas?

POLUIÇÃO DO AR Os equipamentos de controle são classificados primeiramente em função do estado físico do poluente a ser considerado. Em seguida a classificação envolve diversos parâmetros como mecanismo de controle, uso ou não de água ou outro líquido, etc.