Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

O carvão vegetal é um recurso natural importante que tem sido utilizado ao longo da história para muitos propósitos, incluindo arte, medicina e química. Entretanto, seu uso principal tem sido como fonte de combustível. Embora o carvão vegetal possa ser feito a partir de uma variedade de produtos animais e vegetais, o carvão vegetal mais comum disponível comercialmente é feito de madeira.

O carvão vegetal é composto principalmente de carbono, chamado de carvão vegetal, com alguns resíduos de cinzas da madeira original remanescentes. O carvão vegetal de madeira é feito por aquecimento da madeira em um ambiente de baixo teor de oxigênio, ao longo de vários dias. Este processo desidrata a madeira e queima aproximadamente 75% do volume original da madeira, em sua maioria compostos voláteis tais como água, metano, hidrogênio e alcatrão. A substância resultante consiste em grumos (tijolos) e pó. A temperatura de carbonização determina o aspecto, a textura e o ponto de combustão do carvão vegetal. Alguns subprodutos do processo de fabricação do carvão vegetal também têm aplicações comerciais úteis, incluindo serragem, aguardente de madeira, ácido piroligioso e alcatrão de madeira.

Os maiores produtores de carvão vegetal de madeira

O Brasil é o maior produtor de carvão vegetal do mundo, responsável por 11% de todo carvão vegetal do mundo. Grande parte do carvão vegetal brasileiro é utilizado para a produção de ferro-gusa, uma das principais exportações do país. A Índia e a China produzem 4% cada uma, e outros países contribuem com uma quantidade simbólica. Os 63% restantes da produção mundial de carvão vegetal estão localizados na África, particularmente em países como Nigéria, Etiópia, República Democrática do Congo, Moçambique, Tanzânia, Gana e Egito. Sete dos dez principais países produtores de carvão vegetal são africanos.

Entre 2004 e 2009, a produção mundial de carvão vegetal de madeira aumentou 9%. Isto se deve em grande parte ao aumento no uso e produção de carvão vegetal nos países africanos em desenvolvimento. Aproximadamente 30% da madeira colhida para combustível na África é utilizada para a produção de carvão vegetal.

Produção maior em países em desenvolvimento

Por que o uso do carvão de madeira está aumentando nos países em desenvolvimento? Antes da urbanização, a maioria dos cidadãos residia em áreas isoladas, rurais. A madeira era a fonte de combustível mais barata e pronta para uso. Entretanto, a madeira é mais difícil de acender, mais difícil de carregar e coletar, perigosa para as crianças (como fonte de farpas ou feridas perfurantes), fumegante e desarrumada.

Como a urbanização crescente tornou o carvão mais acessível e prontamente disponível, ele se tornou uma alternativa de combustível preferível que carece ou reduz significativamente muitos dos efeitos negativos desagradáveis encontrados na madeira combustível. O carvão vegetal de madeira também é muito mais barato que os combustíveis modernos, como o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou o querosene. Portanto, em países que estão apenas começando a urbanizar, ele é extremamente desejável como fonte de combustível. Além disso, o aumento da produção de carvão vegetal criou muitos novos empregos e um impulso financeiro significativo em muitos países africanos com economias em desenvolvimento. Isto ajuda os países em desenvolvimento a conservar recursos, reduzir a migração das áreas rurais e melhorar a renda média de seus cidadãos.

O aumento da produção e do consumo de carvão vegetal poderia ter um efeito negativo significativo sobre o meio ambiente. Para países com alto consumo, mas com fracas fontes de abastecimento, há o perigo de desmatamento excessivo das populações de árvores existentes naquele país. A transição de um país em desenvolvimento de lenha para carvão vegetal poderia ter consequências ecológicas devastadoras se não houvesse limites de produção e uso. Entretanto, fogões a carvão vegetal são muito mais eficientes do que fogões a lenha, e com supervisão, gerenciamento e apoio adequados, é possível que o carvão vegetal seja um recurso sustentável.

RankPaísPercentual da produção de carvão vegetal
1 Brasil 11%
2 Nigéria 8%
3 Etiópia 8%
4 República Democrática do Congo 4%
5 Moçambique 4%
6 Índia 4%
7 China 4%
8 Tanzânia 3%
9 Gana 3%
10 Egito 3%

  • RESERVAS, CONSUMO E PRODUÇÃO

     Praticamente 90% das reservas de carvão mineral, assim como das reservas de petróleo, encontram-se localizadas no hemisfério norte, bem como desertos, indicando que havia oceanos, onde atualmente quatro países detêm as maiores reservas:


  • Rússia - 56.5% 

    Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

  • Estados Unidos -19.5%

    Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

  • Ásia (China) - 9.5% 

    Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

  • Canadá - 7.8%

    Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

  • Europa - 5.0%

    Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

  • África - 1.3%
  • Outros - 0.4%

    As reservas prováveis, estão calculadas em 10.750 bilhões de toneladas equivalente a carvão, sendo que uma tonelada equivalente a carvão, se refere de 7.000 kcal/kg de PCS. Muitos países em desenvolvimento, que tem reservas de carvão mineral, estão explorando para uso próprio ou para exportação, como a Colômbia, principalmente quando se trata de carvão siderúrgico.

(Im. 1.2)

Reservas mundiais de carvão ,em que a maioria estão no hemisfério norte.


Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

Tabela representando a produção de países por ano e por fim a longevidade de suas reservas. Destaca-se alguns países cujo a longevidade não durará nem duas décadas ,como a Indonésia.

    O carvão não compete com as demais fontes de energia, só para ganhar o título de solução para a crise energética, porem se de repente todas as fontes de energia faltassem, o carvão sozinho daria para assegurar 150 anos de consumo, isso pelos métodos até então conhecidos.

    Até o ano 2050, com modesto crescimento no consumo, ainda existirão reservas de petróleo, isso se não surgirem novas áreas, porém se não surgirem outras soluções será o carvão o combustível fóssil disponível, por isso engenheiros que só sabem lidar com o petróleo, estarão desempregados.


    É importante ressaltar que o carvão já foi usado como forma de energia durante anos. O carvão não só forneceu a energia que abasteceu toda a Revolução Industrial no século 19 como também impulsionou toda a era da eletricidade no século 20. Atualmente aproximadamente 40 % da eletricidade gerada mundialmente é produzida através do carvão. Alguns desses países que dependem da energia elétrica gerada pelo carvão são: América do Sul, Dinamarca, China, Grécia, Alemanha e Estados Unidos. A indústria de ferro e aço mundial também é fortemente dependente do uso do carvão.

(Im. 1.4)

Consumo mundial do carvão. Algum países do Oriente e América do Norte dependem dessa fonte energética.

  • BRASIL E O CONSUMO DO CARVÃO MINERAL

    No Brasil, as principais reservas de carvão mineral estão localizadas no Sul do País, notadamente no Estado do Rio Grande do Sul, que detém mais de 90% das reservas nacionais. No final de 2002 a reservas nacionais de carvão giravam em torno de 12 bilhões de toneladas, o que corresponde a mais de 50% das reservas sul-americanas e a 1,2% das reservas mundiais.

    No entanto, segundo o Balanço Energético Nacional (2003), o uso energético do carvão mineral ainda é bastante restrito, representando apenas 6,6% da matriz energética brasileira. Entre outras restrições, os altos teores de cinza e enxofre (da ordem de 50% e 2,5%, respectivamente) são os principais responsáveis pelo baixo índice de aproveitamento do carvão no Brasil. Espera-se, porém, que o desenvolvimento de tecnologias de remoção de impurezas e de combustão eficiente, como descrito no próximo item, proporcione maiores índices de aproveitamento desse recurso.

(Im. 1.5)

Principais fontes energéticas do país com o carvão mineral tendo 5,9% de uso energético.

(Im. 1.6)

Que país produz mais carvão mineral e qual é a sua participação na produção mundial?

COPELMI, Minas do Leão - RS




Que país produz mais carvão mineral qual é sua participação na produção mundial?

No planeta, os maiores produtores de carvão mineral são Rússia 56,5%, Estados Unidos 19,5%, China 9,5%, Canadá 7,8%, Europa 5,0%, África 1,3% e outros 0,4%.

Quem é o maior produtor de carvão do mundo?

“Mas quem são os 10 maiores produtores hoje de carvão vegetal?” O Brasil em primeiro lugar, como já supracitado, com cerca de 12% da produção mundial! Em segundo lugar temos a Nigéria com 9% da produção mundial, seguido da Etiópia também com números próximos a 9% da produção mundial.

Quais são os países com maior índice de consumo de carvão mineral do mundo?

Carvão Mineral e Energia no Mundo.

Qual a participação do Brasil na produção mundial de carvão?

O Brasil possui 0,1% do carvão conhecido no mundo, mas ele é considerado de baixa qualidade. É utilizado, principalmente, em usinas termoelétricas. As principais reservas estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.