Que protocolo ou tecnologia define um grupo de roteadores um deles definido como ativo e outro como Stand

Olá amigos, leitores do blog e alunos da DlteC! Nesse artigo vamos fazer uma introdução ao mundo do First Hop Redundancy Protocol ou FHRP.

Mas o que é redundância no primeiro salto? Ou seja, no “First Hop” que faz parte da sigla FHRP?

O primeiro salto ou first hop (FH da sigla FHRP) é a conexão entre um host (computador ou endpoint) ao seu gateway padrão, o qual aponta para as demais redes locais e remotas da empresa, inclusive aponta o caminho para a saída de Internet.

Se você já configurou um computador sabe que o gateway é um dos parâmetros que temos que inserir na configuração do IP e normalmente colocamos apenas um endereço de gateway, aí vem a pergunta:

E se esse gateway for desligado ou ficar indisponível por qualquer motivo que seja, o que acontece?

Simples, seu usuário fica apenas com conexão local, sem poder acessar a Internet ou outras redes da Intranet.

Que protocolo ou tecnologia define um grupo de roteadores um deles definido como ativo e outro como Stand

Por isso existem os protocolos de redundância de primeiro salto, para garantir backup do seu gateway de forma simplificada, pois esses protocolos configuram um endereço apenas em diversos gateways que se comunicam através de protocolos específicos para verificar a disponibilidade uns dos outros, caso um gateway fique indisponível o reserva assume de forma transparente para o usuário, pois eles usam um mesmo endereço de rede, um endereço IP virtual.

Que protocolo ou tecnologia define um grupo de roteadores um deles definido como ativo e outro como Stand

Existem atualmente três opções de FHRP atualmente disponibilizados em equipamentos Cisco: HSRP (Hot Standby Router Protocol), VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) e GLBP (Gateway Load Balancing Protocol).

Abaixo segue um quadro comparativo entre esses protocolos.

HSRP VRRP GLBP
RFC RFC2281 (Cisco) RFC3768 (Aberto) N/A (Cisco)
Suporte a Load Balancing Não Não Sim
Camada do modelo OSI Layer-3 Layer-3 Layer-2
Protocolo de Transporte UDP 1985 IP 112 UDP 3222
Temporizador de Hello 3 segundos 1 segundo 3 segundos
Grupo de Multicast 224.0.0.2 224.0.0.18 224.0.0.102
Formato do Mac Virtual 0000.0c07.acxx 0000.5e00.01xx 0007.b4xx.xxxx
Suporte a IPv6 Sim Não Sim

Abaixo segue um resumo dos três protocolos:

  • HSRP (Hot Standby Router Protocol Cisco): protocolo definido pela Cisco, trabalha com um roteador ativo e outro em standby (Active/standby). Permite balanceamento de cargas por sub-rede.
  • VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol): protocolo aberto definido pela IETF (RFC 5798), assim como HSRP um dos roteadores ficará ativo e os demais em standby (Active/standby). Permite balanceamento de cargas por sub-rede.
  • GLBP (Gateway Load Balancing Protocol): protocolo definido pela Cisco, permite que ambos os roteadores trabalhem simultaneamente (ativo/ativo – Active/active). Permite balanceamento de cargas por host.

A diferença básica entre esses protocolos é que tanto o HSRP quanto o VRRP procuram apenas proteger o endereço do gateway dos hosts colocando um roteador como principal e os demais como stand-by.

Isso quer dizer que o roteador ou switch L3 stand-by não faz nada, fica apenas aguardando o principal cair para assumir o papel de gateway da rede ou sub-rede.

Já no GLBP temos TODOS os roteadores atuando na distribuição dos pacotes, pois ele faz o balanceamento de cargas entre os diversos gateways configurados.

O GLBP faz com que todos os roteadores fiquem ativos, diferente do HSRP e VRRP que tem apenas o roteador principal como ativo e os demais ficam em modo stand-by.

Espero que você tenha gostado do artigo sobre FHRP, vou trazer nas próximas publicações um pouco mais sobre cada um dos protocolos separadamente.

Qualquer dúvida, elogio ou sugestão é só utilizar a área de comentários que fica descendo a página, nós vamos ler e responder a todos com o maior carinho!

Prof Marcelo Nascimento

Marcelo Brenzink do Nascimento

Sou um dos fundadores do Portal da DlteC do Brasil, graduado em Engenharia Eletrônica/Telecomunicações em 1998 pela UTFPR e pós-graduado em Redes e Sistemas Distribuídos pela PUC-PR em 2003. Trabalho na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações desde 1996. Já passei por empresas como Siemens, Impsat (atualmente CenturyLink), Senai-PR, Dimension Data (atualmente NTT) e outras empresas. Sou certificado ITIL Foundations, CCNA, CCNP Enterprise, IPv6 Fórum Certified Network Engineer (Gold), IPv6 Fórum Certified Security Engineer (Silver) e Hurricane Electric IPv6 Certification Sage.

Que protocolo ou tecnologia define um grupo de roteadores um deles definido como ativo é outro como Stand

VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol): protocolo aberto definido pela IETF (RFC 5798), assim como HSRP um dos roteadores ficará ativo e os demais em standby (Active/standby).

O que é o protocolo OSPF?

OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs.

O que é o protocolo RIP é qual sua função?

Histórico. Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.

Qual é a função do protocolo BGP?

BGP é um dos protocolos mais importantes e utilizados hoje em dia para comunicação entre ISP's, responsável por distribuir rotas na internet fazendo com que um tráfego IP viaje o mais eficiente possível de um ponto a outro. BGP é o protocolo que faz a internet funcionar.