Que tipo de indivíduo é originado pela união de gametas portadores do mesmo tipo de alelo de indivíduo?

2208 palavras 9 páginas

DISTÚRBIOS MONOGÊNICOS - Algumas definições
Genótipo e Fenótipo
O genótipo de uma pessoa é a sua constituição genética. O fenótipo é a expressão observável de um genótipo como um caracter morfológico, bioquímico ou molecular.
Locus Gênicos
Os cromossomos existem aos pares nas células somáticas.
Cada gene ocupa um lugar definido no cromossomo. Esse lugar definido é denominado locus gênico.

Genes Alelos
Os genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos são denominados genes alelos.

Homozigotos e Heterozigotos

Os genes alelos não são necessariamente idênticos.
Quando nas células de um indivíduo os genes alelos para um determinado caráter não são idênticos, o indivíduo é denominado heterozigoto para o caráter

…exibir mais conteúdo…

Herança Autossômica ou Herança Ligada A distinção entre herança autossômica e ligada ao X é óbvia, pois depende apenas da localização cromossômica do gene. A expressão clínica de um gene anormal também depende de ele ser autossômico ou ligado ao X. Existem duas considerações, que são importantes: primeiro, os homens têm apenas um X e, portanto, são ditos hemizigotos com relação aos genes ligados ao X em vez de homozigotos ou heterozigotos. Os homens 46,XY nunca são heterozigotos para características ligadas ao X. Segundo, para compensar o complemento duplo de genes ligados ao X nas mulheres, os alelos para a maioria dos genes ligados ao X são expressos por apenas um dos dois cromossomos X em qualquer célula determinada de uma mulher (por exemplo, devido à inativação do X), enquanto ambos os alelos da maioria dos locus autossômicos, mas não de todos, estão ativos. Um critério de exclusão de herança ligada ao X é a transmissão do fenótipo de homem para homem. Herança Dominante ou Herança Recessiva? Por definição, um fenótipo expresso do mesmo modo tanto em homozigotos quanto

Relacionados

  • Genética: padrões de herança e doenças genéticas

    3702 palavras | 15 páginas

    PADRÕES DE HERANÇA MONOGÊNICA As características monogênicas em geral são chamadas de mendelianas, pois, assim como as características das ervilhas estudadas por Gregor Mendel, elas ocorrem em média em proporções fixas entre a prole de tipos específicos de reprodução. Os distúrbios monogênicos são primariamente, mas de modo algum exclusivamente, distúrbios da faixa de idade pediátrica. Menos de 10% manifestam-se após a puberdade e apenas 1% ocorre após o final do período reprodutivo.….

  • Herança multifatorial

    3850 palavras | 16 páginas

    maioria dos casos os distúrbios são caracterizados pela atuação de diferentes genes e pela interferência de fatores ambientais. A esses distúrbios cuja herança é multifatorial dá-se o nome de distúrbios comuns ou complexos. As doenças de herança multifatorial são aquelas condicionadas pelo efeito de interações complexas entre um conjunto de genes e o ambiente. São responsáveis por vários distúrbios do desenvolvimento que resultam em mal formações congênitas e muitos distúrbios comuns da vida adulta….

  • Herança autôssomica recessiva

    1876 palavras | 8 páginas

    PADRÃO DE HERANÇA AUTOSSÔMICA RECESSIVA Um distúrbio que apresenta herança autossômica recessiva só se manifesta no estado homozigoto, com as pessoas afetadas tendo dois alelos mutantes. Com raras exceções, um destes alelos mutantes terá sido herdado de cada um dos genitores heterozigoto (portadores), quando dois genitores que são ambos portadores tem filhos, em média metade deles são portadores, ¼ será homozigoto não afetado e o ¼ restante será homozigoto afetado. As principais características….

  • Radicais Livres e a Respiração celular

    3948 palavras | 16 páginas

    Radicais Livres e a Respiração celular A Medicina moderna cada vez mais cita a importância dos Radicais Livres na gênese de diversas doenças. Mas para a maioria das pessoas ainda é um mistério o que são estas substâncias que tanto prejudicam o organismo. Será que elas são apenas prejudiciais? Ou teriam também um papel funcional? Nada existe por acaso nesta divina obra que é o nosso corpo, então vamos conhecer o que são os radicais livres, como se formam, porque se tornam patogênicos, quais as doenças….

  • Trabalho de farmacogenética

    7857 palavras | 32 páginas

    AULA 1– RNA E DNA, ESTRUTURA E DUPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E EXPRESSÃO GÊNICA, TRADUÇÃO, PROTEÍNAS E CÓDIGO GENÉTICO. MUTAÇÕES E SUAS CONSEQUÊNCIAS, DETECÇÃO DE MUTAÇÕES, TERATOGÊNESE Estrutura do DNA (Ácido desoxirribonucleico ) A longa molécula de DNA armazena grande quantidade de informações,ao comandar a produção de proteínas,controla a estrutura e o funcionamento das células,pode duplicar-se gerando cópias perfeitas de si mesmo,mas sofre,ocasionalmente,alterações em sua sequência de nucleotídeos(mutações)….

  • gametas

    3011 palavras | 13 páginas

    1)gametas apresentam um genoma .Qual é a sua constituição? a)Diploide b)haploide c)heterozigótico d)homozigótico 2)O zigoto apresenta 2 genomas, um de origem materna e outro de origem paterna. Qual é sua constituição? a) Diplóide. b) Haplóide. c) Heterozigótico (a). d) Homozigótico (a). 3)Que tipo de indivíduo é originado pela união de gametas portadores do mesmo tipo de alelo de um gene? a) Diplóide. b) Haplóide. c) Heterozigótico (a). d) Homozigótico (a). 4)Que tipo de indivíduo….

  • Lista de exercícios de genética apostila interativa - biologia - 2011 - para resolver

    9864 palavras | 40 páginas

    LISTA DE EXERCICIOS DE GENÉTICA APOSTILA INTERATIVA - BIOLOGIA - 2011 MÓDULO 36 Página 5 e 6: Agora é sua vez 1. (UFCE) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos aos respectivos termos. I - Genoma III - Fenótipo V - Gene II - Crossing over IV - Alelo ( ) troca de fragmentos de cromossomos homólogos na primeira divisão da meiose. ( ) conjunto de genes organizados….

  • Genetica

    5730 palavras | 23 páginas

    TC de Especifica Genética Prof. Marcelo Henrique 1. (Ufrj 99) O gato siamês é um animal de rara beleza pois a pelagem de seu corpo é clara com extremidades - orelhas, focinho, pés e cauda - pretas. A presença do pigmento que dá a cor negra a essas extremidades é o resultado da atividade de uma enzima que fica inativada acima de 34°C. Explique por que esses animais têm a pelagem negra nas extremidades do corpo. 2. (Ufmg 2006) O tabagismo é um importante fator de alterações patológicas no pulmão….

Trabalhos Populares

Que tipo de indivíduo é originado pela união de gametas portadores de um mesmo alelo de um gene?

Quando dizemos que um indivíduo é homozigoto para determinada característica, estamos dizendo que ele possui dois alelos iguais para aquele caráter. Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Como se chama o indivíduo originado de gametas com alelos diferentes?

Denomina-se de heterozigoto, ou híbrido, o indivíduo que possui uma determinada característica condicionada por dois alelos diferentes. Assim sendo, para o gene A, um indivíduo heterozigoto pode ser representado por Aa.