Quem é general villas boas

Resultados da busca por: general Villas Boas

Instituto de Villas Bôas vive à base de convênios com o governo

19/04/2021

Segundo a ‘Folha de S. Paulo’, instituto criado pelo ex-comandante do Exército recebeu patrocínio e fechou convênios com órgãos federais

Quem é general villas boas

Autoridades militares terão de explicar tuítes do general Villas Bôas

25/03/2021

Comissão de Direitos Humanos da Câmara quer esclarecer “as pressões e intimidações impostas aos ministros do STF em abril de 2018, pelo General Eduardo Villas Bôas, na véspera do julgamento do HC de Lula

Quem é general villas boas

HC de Lula: Gleisi pede convocação do Ministro da Defesa e do Comandante do Exército para explicar pressão sobre STF

20/02/2021

“Com a reabertura das Comissões na Câmara dos Deputados, estou pedindo a convocação do Ministro da Defesa e do comandante do Exército para que expliquem a pressão do general Villas Bôas sobre o STF contra HC que poderia libertar @LulaOficial. A democracia foi golpeada e já que o Alto Comando participou disso, precisamos saber o porquê”, justificou a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann

Quem é general villas boas

Revelações sobre ‘tuítes’ do general Villas Bôas exigem reação das instituições democráticas

15/02/2021

Em matéria publicada neste domingo, 14, o jornal Folha de S. Paulo informa que “ao menos três ministros do governo Bolsonaro e o atual chefe da Força souberam da nota”, o que torna ainda mais grave o ocorrido. Postagens foram feitas às vésperas do julgamento de HC de Lula pelo STF, em abril de 2018. “Villas Bôas confessa que o Exército intimidou o STF e outras instituições para garantir a eleição de Bolsonaro”, advertiu o senador Rogério Carvalho (PT-SE). “Isso é gravíssimo e exige reação das instituições democráticas”, cobrou a deputada federal (PR) e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann

Quem é general villas boas

Artigo: A hierarquia, o ex-capitão e os generais, por Milton Pomar

13/11/2020

“Agora, ao invés da sua “imagem”, é melhor os militares se preocuparem com a situação desesperadora da maioria da população, porque a fome está batendo na porta de cada vez de mais casas no Brasil”, adverte o geógrafo Milton Pomar, em artigo. “E a fome não respeita hierarquia”, alerta ele

Quem é general villas boas

O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, ficou por quase dois anos e meio ocupando um cargo de confiança no Palácio do Planalto, sem registrar nenhum compromisso em sua agenda oficial. Ele foi exonerado do posto em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).

A Lei 12.813/2013 determina que servidores federais em cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) de nível 5 e 6, como é o caso de Villas Bôas, "divulguem, diariamente, por meio da rede mundial de computadores - internet, sua agenda de compromissos públicos".

Villas Bôas ocupava o cargo de assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República desde janeiro de 2019, quando deixou o comando do Exército. O último compromisso em sua agenda oficial foi registrado em 4 de fevereiro de 2020.

Durante os três anos e meio em que ficou no cargo, teve mais de 70% dos dias úteis totalmente vazios. Por um período de quase dois anos e meio, sequer a categoria genérica "despachos internos" ou "reunião de equipe" foi registrada na agenda de Villas Bôas.

De acordo com o Portal da Transparência, o cargo rendia R$ 13,6 mil mensais extras ao general. Villas Bôas já recebe R$ 36,9 mil brutos das Forças Armadas.

Questionada pelo Brasil de Fato via Lei de Acesso à Informação, a Presidência da República se limitou a responder que os compromissos oficiais do general deveriam estar no site. O órgão indicou o link onde a reportagem fez o levantamento dos compromissos do general, sem registros desde fevereiro de 2020.

De acordo com o site UOL, a iniciativa de deixar o posto no governo de Jair Bolsonaro se deu a pedido do próprio militar para cuidar da saúde. O general sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA) em estágio avançado, motivo que o fez deixar o comando do Exército, em 2019.

Ameaça ao STF

Em 2021, o Brasil de Fato mostrou que o general revelou, em entrevista publicada pela editora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), alguns episódios que levaram as Forças Armadas brasileiras a atuarem na vida política do país, processo que resultou na eleição de Jair Bolsonaro (PL) e na presença massiva de oficiais em todos os escalões do atual governo.

Com duração de 13 horas, a entrevista foi concedida pelo militar ao diretor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Celso Castro, e publicada no livro General Villas Bôas: conversa com o comandante.

Um dos momentos emblemáticos dessa atuação, protagonizado por Villas Bôas, foi a postagem que ele fez em 2018, ainda na condição de comandante do Exército brasileiro, em tom de ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF), na véspera do julgamento do habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na postagem, afirmou que o Exército "compartilha o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à Democracia, bem como se mantém atento às suas missões institucionais" e obteve o apoio do então candidato Jair Bolsonaro.

Edição: Glauco Faria


Qual é a doença do general Villas Boas?

À frente de 222 mil homens, o General Villas Bôas foi acometido com uma disfunção degenerativa no neurônio motor, chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) não conseguindo mais caminhar.

Quem é o maior general do Exército Brasileiro?

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira GCMM (Iguatu, 28 de agosto de 1958) é um general de exército do Exército Brasileiro. Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira foi Comandante do Exército brasileiro entre 20 de abril de 2021 e 31 de março de 2022. Atualmente, é o Ministro da Defesa do Brasil.

Qual é a idade do general Villas Boas?

70 anos (7 de novembro de 1951)Eduardo Villas Bôas / Idadenull

Quem é o general mais jovem do Brasil?

Cordeiro de Farias foi promovido a general-de-brigada em janeiro de 1942, tornando-se na época o mais jovem general do Exército brasileiro.