Redação sobre tecnologia nos dias de hoje

Muito se tem discutido sobre as reais transformações que estão ocorrendo ao longo do século XXI. A tecnologia está cada dias mais moderna avançada e coisas imagináveis inimagináveis podem ser criadas em um piscar de olhos. Tudo isso está vinculado com áreas da ciência e da computação.

Pode-se mencionar, por exemplo, com esses fatores que uma grandiosa modificação pode revolucionar a vida de nós, seres humanos. Essa revoluçãorevolução, chamada transumanista, é capaz de implantar chips que deixamdeixariam a mente das pessoas mais fortesforte, evitariam doenças e até mesmo poderiam impedir a morte. Se pensarmos claramente, é algo inacreditável de acontecer, mas a tecnologia possui sim, essa capacidade de transmutação.

Em uma segunda análise, convém lembrar, de que lembrar que nem todos os indivíduos poderiam usufruir do mesmo disso, por ser algo caro e teriam que fazer um investimento muito extenso por ser caro e exigir muito investimento. Dessa maneira, só será capaz utilizar essas tecnologias quem tem condições, como os mais ricos. Além disso, resultaria numa distopia, desvalorizando e eliminando seres humanos considerados inferiores.

Dado o explícito cenário, a consideração destes aspectos é relevante para que o governo faça uma fiscalização e avaliação para ver se deve ou não ser aperfeiçoado e desenvolvido ainda no século atual.

INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Os benefícios e malefícios da tecnologia na sociedade"

Os benefícios e malefícios da tecnologia na sociedade

Com a correria do dia a dia, podemos afirmar categoricamente que não conseguimos mais viver sem utilizar os mecanismos da tecnologia. Estamos vivendo o ápice da influência tecnológica em nossas vidas, algo nunca antes visto desta maneira em toda a história. A comunicação ficou muito mais fácil e o acesso às notícias e informações ficou mais fluente, a alguns toques na tela.

Porém, nem tudo são flores. Apesar de toda a facilidade e comodidade que a tecnologia nos traz, alguns malefícios acabam acompanhando-a junto de seu desenvolvimento. Esses males, porém, não são oriundos da tecnologia em si, mas sim da forma como as pessoas a utilizam e que tem as deixado cada vez mais dependentes. Você conseguiria ficar sem utilizar qualquer ferramenta tecnológica nos dias de hoje? A resposta, com certeza para a maioria das pessoas, é não.

Hoje, estamos rodeados por aparelhos dos mais diversos tipos. São computadores, celulares, tablets, internet, SmartTVs, entre outros que tornam nossas vidas muito mais fáceis. Por outro lado, sabemos que o uso constante destas ferramentas causam danos físicos e psíquicos, como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), estresse, varizes, problemas de visão e até mesmo exclusão social.

Até mesmo a obesidade e o sedentarismo são fatores muito ligados ao aumento da tecnologia por conta das mudanças em nossos hábitos que esse novo mundo nos apresentou. Como as pessoas passam a maior parte de seu tempo sentadas, já que hoje é possível até mesmo fazer compras, pedir comida ou solicitar um transporte online, não há mais a necessidade de ir até lojas, restaurantes ou a um ponto de táxi. Além disso, passarmos mais tempo nas redes sociais do que na presença física de nossos familiares, amigos ou de pessoas com quem podemos iniciar algum laço. Isso sem contar o trabalho, que para muitas pessoas é em frente ao computador.

Benefícios da tecnologia

Apesar dos problemas gerados pela dependência, sabemos que a tecnologia também nos traz diversas facilidades e muito mais conforto para as tarefas cotidianas. Com esses mecanismos, podemos fazer diagnósticos precisos mais, melhorar a qualidade de vida, a comunicação e, até mesmo, salvar vidas.

Esses benefícios, porém, só podem ser percebidos quando usamos a tecnologia de maneira sábia.

Se utilizarmos essas ferramentas tecnológicas de maneira acertada, podemos ter excelentes ganhos em nossas vidas, nos tornando mais cultos – por meio da busca por novas informações ao estudarmos ou lermos livros, artigos e notícias, ou encontrando novas formas de trabalharmos para garantir o sustento de nossa família. Da mesma forma que pode ser um malefício a expansão de aplicativos de lojas e restaurantes, que nos deixam a um clique das compras, essa novidade pode ser encarada de maneira positiva, quando pensamos na geração de empregos que muitos autônomos têm garantido.

Além disso, a criação de conteúdo para que outras pessoas possam aprender mais é algo que cresce diariamente. E tais exemplos são alguns Youtubers, que cunharam uma nova tendência em uma nova plataforma digital que é de fácil acesso para todos.

A tecnologia pode ser boa ou ruim. Mas ela depende muito da forma com que é usada em sua vida.

O que falar na redação sobre tecnologia?

Dicas para a redação sobre tecnologia Caso a temática envolva analisar os impactos da tecnologia na sociedade, o autor pode enumerar os pontos positivos e negativos identificados com a sua introdução no cotidiano das pessoas.

O que é a tecnologia nos dias de hoje?

A tecnologia é definida como um processo abrangente baseado na aplicação da ciência e do conhecimento em muitas áreas da vida de uma maneira ordenada e cuidadosa, a fim de alcançar propósitos importantes e valiosos para indivíduos e comunidades.

Qual a importância da tecnologia no mundo atual redação?

A tecnologia durante a pandemia do Covid-19 Ela possibilitou que relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgação de informações importantes, ajudou para que negócios sobrevivessem e outros até mesmo crescessem ainda mais, como foi o caso do e-commerce.

Qual o impacto das novas tecnologias na sociedade?

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.