Rocha metamórfica que tem os mesmos minerais encontrados no granito

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo. Tal fenômeno costuma ocorrer, principalmente, nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre ou em regiões vulcânicas.

As modificações nas rochas que dão origem às formações metamórficas ocorrem tanto no aspecto mineralógico, com a formação de novos tipos de minerais, quanto no aspecto textural, com alterações nos tipos de cristalização, alinhamento e outros.

É importante lembrar que, durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo a fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma. Caso isso ocorresse, a nova rocha originada nesse processo não seria metamórfica, e sim ígnea.

Esse tipo de rocha recebe nomes diferentes dependendo de sua procedência. Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas. Além desses dois tipos, existem também aquelas originadas de outras rochas metamórficas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As rochas metamórficas podem resguardar algumas características de suas rochas formadoras (chamadas de protólitos), incluindo a base de alguns minerais, a sua estruturação e composição química. Portanto, pode-se dizer que o tipo de protólito é determinante para as características das rochas metamórficas.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar). Essas rochas citadas são muito importantes economicamente, sendo amplamente utilizadas na construção civil e na fabricação de objetos.

Rocha metamórfica que tem os mesmos minerais encontrados no granito

Telhado feito de ardósia

Qual rocha metamórfica formada a partir do granito?

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).

Que tipo de rocha magmática E o granito?

Os granitos são formados pelo resfriamento do magma em profundidade, por isso são denominados de rochas plutônicas ou intrusivas.

Quais são os minerais da rocha metamórfica?

Minerais metamórficos são aqueles que se formam apenas às altas pressões e temperaturas associadas ao processo de metamorfismo. Estes minerais, conhecidos como minerais índice, incluem a silimanite, cianite, estaurolite, andaluzite, biotite, clorite, glaucofano, hornblenda, prehnite, zeólitos e algumas granadas.

Quais são os tipos de rochas metamórficas?

Exemplos de Rochas Metamórficas.
Ardósia..
Anfibolito..
Xisto..
Mármore..
Gnaisse..
Quartzito..