Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato

Os biomas aquáticos são classificados em dois principais grupos: o marinho e o de água doce. O marinho corresponde aos mares e oceanos e o de água doce corresponde aos lagos, lagoas e rios. Os biomas de água doce podem ser de águas lênticas ou paradas (lagos e lagoas) e de águas lóticas ou em movimento (rios).

Conteúdo deste artigo

Oceanos e mares

Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato
Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato

Foto: Rich Carey / Shutterstock.com

O ambiente marinho ocupa cerca de 71% da superfície terrestre, suas partes mais profundas atingem quase 11.000 metros. Nesse ambiente se distinguem dois domínios: o bentônico, que corresponde ao fundo do mar, onde se encontram organismos bentônicos que se fixam ou se deslocam no substrato, e o pelágico, que compreende a massa de água, onde predominam organismos que nadam ativamente.

Quanto à penetração de luz, o ambiente marinho possui três regiões distintas: zona eufótica – região mais superficial que recebe maior quantidade de luz solar; zona disfótica – região pouco iluminada; zona afótica – iluminação totalmente ausente.

Existem três categorias de comunidades marinhas:

  • Plâncton – organismos que têm um deslocamento passivo pela água, sendo arrastados pelas correntes marinhas. Divide-se em fitoplâncton, que são os seres autotróficos (algas), e zooplâncton (heterotrófico), representado por protozoários, pequenos crustáceos e larvas de diversos animais como moluscos e peixes;
  • Nécton – seres que nadam livremente pelos mares e oceanos, como os polvos, tartarugas, peixes e mamíferos aquáticos;
  • Bentos – organismos que vivem fixos ao substrato ou dependem dele para sobreviver, representados por algas, corais, esponjas, estrelas-do-mar, peixes e outros.

No bioma Marinho Costeiro encontram-se importantes ecossistemas como o manguezal, recifes de corais e estuários.

Lagos e lagoas

Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato
Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato

Foto: Elena Elisseeva / Shutterstock.com

Os lagos são mais profundos e com maiores extensões que as lagoas. Esses ambientes apresentam três zonas principais, que possuem características e organismos diferentes:

  • Zona litorânea – região junto à margem, em contato direto com o ambiente terrestre. Nessa região são encontradas várias plantas aquáticas enraizadas ou flutuantes. Animais como peixes, moluscos, artrópodes e anfíbios habitam essa área;
  • Zona limnética – região que vai até onde a luz chega. Suas comunidades são o plâncton (bactérias, algas e zooplâncton) e o nécton (peixes). Diferente da zona litorânea onde a fotossíntese é realizada por plantas, nessa região ela é realizada pelas algas.
  • Zona profunda – região onde não há penetração de luz, por isso é totalmente dependente da matéria orgânica produzida na região litorânea e limnética. Nessa região estão presentes os organismos bentônicos, principalmente bactérias e fungos decompositores.

Importante destacar que nas lagoas a zona litorânea é relativamente grande e as regiões limnética e profunda são pequenas ou ausentes.

Rios

Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato
Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato

Foto: skvcet / Shutterstock.com

Os rios são caracterizados por possuírem um fluxo unidirecional, no qual a água sempre corre para as regiões mais baixas. Os cursos de água possuem três condições principais que os diferenciam dos lagos. A primeira diz respeito à corrente, que atua como fator limitante e estabelece diferenças entre as partes de um curso de água. A outra condição é a interface terra-água. Os rios estão intimamente associados como o ambiente terrestre em seu entorno, e dependem dele para obtenção da maior parte de sua energia básica. Em geral, os organismos produtores são insuficientes para suportar a quantidade de consumidores existentes nos rios. Por último, a quantidade de oxigênio costuma ser abundante e pouco variável nos rios, em virtude da pouca profundidade e do movimento constante da água.

O plâncton é pouco importante nos cursos de água, estando presente apenas nas partes de corrente mais fraca. As algas presentes nesses ambientes são fixas a um substrato (pedras, monte de folhas).

Seres aquáticos são todos os seres vivos que vivem (toda vida ou parte dela) em águas de mares, oceanos, rios, lagos, entre outros meios com presença de água. Muitos seres aquáticos vivem em água salgada, principalmente nos oceanos, enquanto outros são seres de água doce (rios, lagos, córregos, etc.).

Estes seres podem ser animais (vertebrados e invertebrados) ou outras formas de vida como, por exemplo, plantas, algas, plânctons e etc.

Nécton

São animais marinhos de vida ativa, que vivem na coluna de água. Possuem fisiologia favorável para fazer deslocamentos, inclusive contra as correntes marinhas. Podemos citar como exemplos destes seres os peixes, baleias, alguns crustáceos e cefalópodes (lulas e polvos, por exemplo).

Plâncton

São seres que habitam a parte superficial da coluna de água (doce e salgada). Estes seres, que são microscópicos, flutuam e são transportados pela correnteza das águas. Servem de alimentação para outros animais marinhos.

Existem dois tipos de plânctons: zooplâncton (são heterótrofos) e os fitoplânctons (são fotossintetizantes).

Bentos

São seres que habitam a região do substrato de mares, oceanos e rios (fundo dos ecossistemas aquáticos). Alguns vivem de forma fixa como, por exemplo, as algas e os corais. Outros como os caranguejos e estrelas-do-mar, por exemplo, vivem em movimentação.

Seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato

Algas: exemplo de seres vivos aquáticos.

Séston

São partículas de origem animal ou mineral presentes na superfície da água (doce ou salgada). São importantes como fontes de alimentação de animais filtradores como, por exemplo, mexilhões, ostras e esponjas.

Quais são os seres que vivem no fundo de ambientes aquáticos se movem ou estão associados ao substrato?

Os bentos são seres vivos que vivem em associação no fundo dos ambientes aquáticos, podendo ser classificados em zoobentos (heterotróficos) e fitobentos (autotróficos).

Quais são os seres vivos que vivem em ambientes aquáticos ou dentro de outros seres vivos?

A maioria dos peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, são animais aquáticos. O termo "animal aquático" pode ser aplicado a mamíferos aquáticos ou marinhos tal como os da ordem Cetacea (baleias), que não podem sobreviver em terra.

Quem são os produtores do ambiente aquático?

No ecossistema aquático, os produtores são seres microscópicos, principalmente bactérias e algas, que flutuam próximo à superfície, constituindo o fitoplâncton.

Quando falamos em ambientes aquáticos podemos classificar os organismos?

Quando falamos em ambientes aquáticos, podemos classificar os organismos que neles vivem de acordo com acapacidade de deslocamento desses seres.