Qual é a diferença fundamental que serve para a classificação entre uma célula procariótica é uma eucariótica?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Células eucarióticas, eucariontes ou eucélulas são mais complexas do que as procarióticas, pois possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. Uma célula eucariótica possui verdadeiro núcleo; ou seja, possui um envoltório nuclear que protege o material genético;[1] que contém um ou mais nucléolos. É constituída por muitas organelas citoplasmáticas, ao contrário das células procarióticas. De acordo com os cientistas, as células eucarióticas surgiram a partir de um processo evolutivo das suas congéneres procarióticas, que são células relativamente mais simples a nível estrutural e funcional. Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, constituindo todos os seres vivos de 4 dos 5 Reinos de seres vivos de acordo com a classificação segundo Whittaker (Reinos Plantae, Animalia, Protista e Fungi).

Existem dois tipos de células eucarióticas: as células vegetais e as células animais. Ambos os tipos de células eucarióticas distinguem-se com base na presença ou ausência de certas organelas. Por exemplo, a parede celular, os cloroplastos e os vacúolos, por exemplo, são organelos que se encontram nas células vegetais, mas estão ausentes nas células animais. Os centríolos surgem apenas nas células animais.

As células procarióticas são relativamente simples e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas ("algas" azuis ou cianobactérias).

Referências

  1. de Robertis, E.D.P (1993). Bases da Biologia Celular e Molecular 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan

  • Qual é a diferença fundamental que serve para a classificação entre uma célula procariótica é uma eucariótica?
    Portal da biologia

Bacharel em Ciências Biológicas (UNITAU, 2012)
Pós-graduação Lato Sensu em Perícia Criminal (Grupo Educacional Verbo Jurídico, 2014)

Ouça este artigo:

A palavra procarioto tem origem grega e significa “núcleo anterior” ou “antes de ter núcleo”. Esse significado dá a impressão de se tratar de uma estrutura primitiva, e é exatamente disso que se tratam esses organismos. Quando comparadas às eucariontes, as células procariontes são mais simples, o que acarreta acreditar que se tratam de elementos mais primitivos na história evolutiva. Assim, acredita-se que a primeira célula foi de um ser procarionte.

Qual é a diferença fundamental que serve para a classificação entre uma célula procariótica é uma eucariótica?

Exemplo de célula procariótica. Ilustração: in-art / Shutterstock.com

Esse grupo de organismos é composto, basicamente, pelas bactérias. Suas células não se organizam em tecidos, isto é, se tratam de organismos unicelulares, podendo ou não formar colônias. A composição desse grupo celular tem poucas membranas, em geral, a única presente é a que delimita a célula. A célula procariótica é caracterizada pela ausência de organelas membranosas muito conhecidas e comuns, como mitocôndria, cloroplasto, complexo de Golgi, etc. Ela possui membrana plasmática, citoplasma, material genético livre e não compartimentado e ribossomos.

A membrana plasmática delimita o organismo e possui sua função típica de controlar a entrada e a saída de moléculas da célula. A parede celular é comumente encontrada em procariontes, composta de carboidratos ligados a proteínas denominados peptídeoglicanos. De acordo com a sua espessura e complexidade, é possível dividir os organismos em dois grupos de bactéria: gram positiva e gram negativa. Em resumo, pode-se dizer que as que possuem uma parede celular mais espessa são as gram positivas e as que possuem uma parede celular mais delgada, as gram negativas.

O material genético é composto pelos cromossomos e pelo plasmídeo e é responsável, principalmente, pela herança genética. O primeiro é análogo a uma central de comando da célula, “gerenciando” os processos internos da mesma. Ele é difuso no citoplasma e está presente numa região denominada nucleóide. A outra estrutura, que também é composta por DNA, é uma estrutura circular extra DNA cromossômico responsável pela herança de algumas características importantes, como resistência a certos antibióticos. Uma estrutura que pode ou não estar presente nas bactérias é o pilus ou fimbria sexual. Esse apêndice se relaciona à transferência do plasmídeo para outra bactéria com a finalidade de conferir alguma vantagem a partir da capacidade de produzir certa proteína.

Um fato curioso é que essa combinação de estruturas, plasmídeo e fímbria sexual, é de vital importância para a célula em si. O que foge do senso comum é que o conhecimento disso trouxe enormes avanços para a humanidade. É por causa do conhecimento da estrutura e do seu funcionamento que a tecnologia consegue fazer uma cultura de bactéria produzir insulina de origem humana. Isso ocorre ao inserir uma sequência de DNA humano responsável pela produção dessa substância no plasmídeo de uma bactéria. Em seguida ela se reproduz e transmite essa porção genética ao resto da cultura acarretando a produção.

Existem algumas outras estruturas especializadas que podem estar presentes nessas células. Os cílios e flagelos são estruturas que se originam a partir do centríolo e tem função relacionada a locomoção. A cápsula é uma estrutura externa à membrana plasmática, presente em algumas bactérias patogênicas que atuam na proteção do organismo, muitas vezes dificultando o combate pelo sistema imune.

A importância desses seres é enorme e também muito variada, sendo que sua atuação é vital para a vida e também para o desenvolvimento tecnológico. Isso acontece porque os seres decompositores e os fixadores de nitrogênio possuem células procariontes. Isso quer dizer que a decomposição da matéria orgânica e sua devolução à natureza é feita por esses organismos. Além disso, o papel dos fixadores de nitrogênio é ainda mais importante. Isso porque esse elemento, na forma em que está disponível na natureza, não consegue ser absorvido pelos produtores para ser passado a diante na teia alimentar. São justamente os fixadores de nitrogênio que possibilitam o aproveitamento do elemento químico.

Já sob a vertente tecnológica, os primeiros e diversos atuais estudos relacionados à biotecnologia foram feitos com células procariontes por serem mais simples. Tanto é que uma das células mais bem conhecidas e estudas do mundo se trata de uma espécie de bactéria presente no trato intestinal, a Escherichia coli. Ou seja, a existência dos procariotas é indispensável para a vida como conhecemos hoje.

Bibliografia:
Carvalho, H.F. A Célula. Editora Manole. 3ª Edição. 672 páginas. 2013.
Junqueira, L. C. & Carneiro, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª Edição. Editora Guanabara Koogan. 338 páginas. 2012.
Lopes, S. Bio – Volume Único. 1ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva. 606 páginas. 2004.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/celula-procariotica/

Qual é a diferença entre as células eucarióticas e procarióticas?

As células eucariontes são mais complexas quando comparadas às procariontes. Como principal critério de diferenciação entre elas, há a presença de um núcleo verdadeiro na eucarionte, em que o material genético é envolvido por uma membrana nuclear. Nessas células, não há plasmídeos.

Quais as diferenças principais entre as células procarióticas e eucarióticas complete o quadro?

As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.

Qual a diferença entre as células Procariotica e Eucariotica Brainly?

Procarióticas são células desprovidas de membrana celular. Ou seja, deixam o núcleo da célula espalhado por todo seu interior. Eucarióticas são células contrárias as procarióticas ou seja as eucarióticas possuem essa membrana de proteção do núcleo mantendo protegido e não espalhados dentro da célula.

Quais são as principais características comuns a células procariotas e eucariotas?

Resposta verificada por especialistas. Procarióticas- Não têm núcleo, têm nucleóide (o DNA está espalhado pelo citoplasma); Não têm membranas nenhumas para além da membrana celular; podem ter uma cápsula e flagelos; Os ribossomas estão espalhados pelo citoplasma.