Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?

O pagode é um gênero musical muito característico na cultura brasileira. Sua história tem origem a partir do samba, entre as décadas de 1970 e 80, com as tradicionais rodas de fundo de quintal nos subúrbios cariocas.

Entretanto, o termo “pagode” também se popularizou para designar festas regadas à música, alegria, comidas e bebidas, herança dos festejos que aconteciam desde antes do século 19 nas senzalas e quilombos.

Nesse sentido, é nítido perceber como o gênero musical se conecta diretamente com a cultura brasileira. Portanto, aprofundar-se neste conhecimento ajuda a entender ainda mais as raízes do país. A seguir, vamos abordar mais a fundo a história do pagode.

Como surgiu?

Historicamente, o surgimento do nome “pagode” era para se referir às festas dos escravos na senzala. Então, com a instauração da Lei Áurea, no século 19 no Brasil, os escravos conquistaram sua liberdade e passaram a popular os subúrbios do Rio de Janeiro.

Logo, esse povo sentiu a necessidade da construção de uma identidade. Desse modo, as festas regadas a comidas, bebidas e músicas passaram a se tornar um costume cada vez mais presente nas periferias cariocas. Assim, dos batuques africanos, nasceram as tradicionais rodas de samba.

O pagode, então, consagrou-se como um termo utilizado para caracterizar essas festas, ao final da década de 1970, onde sambistas e jogadores de futebol se reuniam em Ramos, Abolição, Madureira, Oswaldo Cruz, entre outros bairros no Rio de Janeiro, para comer, beber e tocar.

Dessa forma, por meio dessa manifestação popular marginalizada, originou-se uma derivação do samba, com andamentos mais ligeiros e agressivos e um ritmo mais festivo, que espontaneamente foi batizada como pagode.

Posteriormente, o ritmo ganhou dimensões nacionais, de modo que diversos nomes começaram a emergir e se destacar neste cenário. Veja, a seguir.

Grandes nomes que marcaram o gênero

Foi somente em 1978 que o pagode começou a aparecer nos meios de comunicação como manifesta cultural, quando os cantores Tim Maia de Beth Carvalho visitaram a quadra do Cacique de Ramos e lá, descobriram um grupo conhecido como Fundo de Quintal, que misturava ritmos africanos e fazia um som diferente.

Essa música, que utilizava instrumentos como banjo com braço de cavaquinho, repique de mão e tantã, chamou tanto a atenção de Beth Carvalho, que a artista decidiu gravar as composições.

Assim, nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Almir Guineto e o próprio Fundo de Quintal, ganharam reconhecimento. Após o lançamento, a aceitação do público foi tão boa que não demorou para as emissoras de televisão e rádio difundirem o estilo, consolidando cada vez mais a vertente musical.

Contudo, chegou um momento em que a indústria fonográfica passou a se preocupar mais com a comercialização do que com a forma de manifestação cultural em si do gênero. Confira, adiante.

A comercialização do ritmo

Ao final da década de 1980, a indústria fonográfica buscava modificações no pagode, visando fins comerciais, dando origem à uma vertente do estilo, que ganharia notoriedade na década seguinte.

Essa nova versão carregava um tom mais romântico em suas letras e harmonias mais suaves, combinadas com instrumentos eletrônicos, até então desconhecidos no samba, aproximando o estilo do pop. Assim, o pagode comercial, um tanto distante de suas raízes originais, ganhou espaço no cenário musical.

Gostou de conhecer sobre a história do pagode? Em nosso blog, temos vários outros artigos que abordam a história da música e ainda diversas informações interessantes. Confira.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças.

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
Samba de Roda de Nicinha, Santo Amaro, Bahia

Além das tradições trazidas ao Brasil pelos escravos africanos, a história do samba de roda inclui também algumas características musicais de origem portuguesa.

Origem do samba de roda

O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, embora seus primeiros registros datem de 1860. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira.

Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas.

Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular. Isso porque essa região foi palco da chegada de escravos africanos.

Apesar de ser baseado nas tradições africanas, ele também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa. Como exemplo, temos o uso de alguns instrumentos, como a viola, e ainda, as letras das músicas, que são cantadas em português.

Curiosidades sobre o samba de roda

Você sabe como surgiu o samba de roda?

Esse tipo de samba brasileiro surgiu de um estilo musical africano, o semba, que foi trazido para o Brasil com a chegada dos escravos angolanos.

Outro fato interessante sobre o samba de roda é que em 2003, ele foi incluído no Livro de Registro as Formas de Expressão.

Já em 2005, passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo sido considerado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Foi então que, em 2013, recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Características do samba de roda

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
Grupo de Samba de Roda Suspiro do Iguape, de Vale do Iguape, Bahia

O samba de roda é composto por um grupo de músicos que tocam diversos instrumentos. Destacam-se a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, a viola, o reco-reco, o agogô e o berimbau.

As pessoas que estão presentes assistindo à apresentação, acompanham a música batendo palmas.

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
Alguns instrumentos do samba de roda

Esse estilo recebe tal nome, pois os músicos formam uma roda e uma pessoa de cada vez dança dentro dela. Assim, todos são convidados a dançar e cantar.

Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palmas, cantam e tocam os instrumentos.

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
IV Mostra de Samba de Roda de Saubara, na Bahia

Essa manifestação geralmente ocorria nas festas tradicionais ou no culto aos orixás. Hoje em dia, ela é comum em qualquer ocasião, simplesmente pela diversão que envolve e proporciona.

As variantes do samba de roda são: o samba chula, o samba corrido e a umbigada. Pesquisadores apontam que o samba carioca foi inspirado no samba de roda da Bahia.

Músicas de samba de roda

O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o ritmo, dos quais merecem destaque Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso.

Dorival Caymmi

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
Dorival Caymmi foi um cantor e compositor cujas obras muitas vezes eram inspiradas na cultura baiana

Veja abaixo uma letra de samba de roda cantada por Dorival Caymmi.

Roda pião

Quando a gente é criancinha
Canta quadras pra brincar
Quando fica gente grande
Ouve quadras a chorar

Como comove a lembrança
De um tempo feliz
Quando ouvimos cantar

Roda, pião
Bambeia, ô pião

O pião entrou na roda, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Sapateia no tijolo, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Passa de um lado pro outro, ô pião
Roda, pião
Bambeia, ô pião

Também a vida da gente
É um pião sempre a rodar
Um pião que também pára
Quando o tempo o faz cansar

João Gilberto

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
João Gilberto foi eleito em 2008 pela revista Rolling Stone Brasil como 2º maior artista brasileiro de todos os tempos

Veja abaixo uma letra de samba de roda cantada por João Gilberto.

Eu vim da Bahia

Eu vim da Bahia cantar
Eu vim da Bahia contar
Tanta coisa bonita que tem
Na Bahia, que é meu lugar
Tem meu chão, tem meu céu, tem meu mar
A Bahia que vive pra dizer
Como é que se faz pra viver
Onde a gente não tem pra comer
Mas de fome não morre
Porque na Bahia tem mãe Iemanjá
De outro lado o Senhor do Bonfim
Que ajuda o baiano a viver
Pra cantar, pra sambar pra valer
Pra morrer de alegria
Na festa de rua, no samba de roda
Na noite de lua, no canto do mar
Eu vim da Bahia
Mas eu volto pra lá
Eu vim da Bahia

Caetano Veloso

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
À obra de Caetano Veloso é atribuído um grande valor poético

Veja abaixo uma letra de samba de roda cantada Caetano Veloso, cuja letra foi composta por Ivone Lara.

Alguém me avisou

Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há
Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho

Sempre fui obediente
Mas não pude resistir
Foi numa roda de samba
Que juntei-me aos bambas
Pra me distrair

Quando eu voltar na Bahia
Terei muito que contar
Ó padrinho não se zangue
Que eu nasci no samba
E não posso parar
Foram me chamar

Outros cantores de samba de roda

Além dos nomes já destacados acima, saiba que outros artistas brasileiros cantam ou já cantaram samba de roda.

  • Ataulfo Alves
  • Beth Carvalho
  • Cartola
  • Dona Edith do Prato
  • Dudu Nobre
  • Mariene de Castro
  • Nelson Cavaquinho
  • Noel Rosa
  • Pixinguinha
  • Zeca Pagodinho

Samba de roda do Recôncavo Baiano

Veja um trecho do documentário "Samba de Roda do Recôncavo Baiano" produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Recôncavo Baiano celebra um dos maiores festivais de samba de roda do Brasil: o Festival de Samba de Roda do Recôncavo, que acontece na cidade de Cachoeira.

Também conhecido por FéSamba, o Festival de Samba de Roda de Cachoeira consiste na apresentação de diversos grupos de samba de roda.

A diferente escolha de instrumentos e linguagens de cada grupo mostram a quão ampla é a diversidade do samba de roda.

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?
Imagem utilizada na divulgação do Festival de Samba de Roda do Recôncavo Baiano

Quiz do folclore

Não pare por aqui! O Toda Matéria selecionou uma série de textos riquíssimos sobre o folclore para ajudar você a ampliar os seus conhecimentos.

  • Dança folclóricas
  • História do samba
  • Capoeira
  • Carimbó: origem, tipos, instrumentos, roupas, coreografia e música
  • Danças africanas como forma de comunicação cultural
  • Congada: origem, dança e festa
  • Frevo: origem, características e tipos da dança

Qual estilo musical tem sua origem associada ao período da escravidão a forró B samba C sertanejo D frevo?

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Qual estilo musical tem origem associada ao período da escravidão?

Historicamente, o surgimento do nome “pagode” era para se referir às festas dos escravos na senzala. Então, com a instauração da Lei Áurea, no século 19 no Brasil, os escravos conquistaram sua liberdade e passaram a popular os subúrbios do Rio de Janeiro.
A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia. Já o gênero musical MPB (Música Popular Brasileira) é uma referência à produção nacional desenvolvida a partir de um movimento cultural originado após o golpe militar de 1964.

Qual foi o primeiro estilo musical tipicamente brasileiro?

Com o advento dos fonogramas, o lundu foi o primeiro gênero musical gravado no Brasil, sendo o lundu Isto é Bom, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano, o primeiro registro fonográfico brasileiro, gravado em 1902.

Qual foi o primeiro estilo de música no mundo?

A música “monofônica” (que possui uma única linha melódica), sacra ou profana, é a mais antiga que conhecemos, é denominada de “Cantochão”, porém a música utilizada nas cerimônias católicas era o “canto gregoriano”.