Sobre os sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a alternativa correta

Grátis

5 pág.

Sobre os sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a alternativa correta

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
PRAZO
-
NOTA MÁXIMA
10
1.
Eventos adversos, efeitos adversos, reações adversas, efeitos colaterais, efeito tóxico e erros de medicação são terminologias erroneamente empregadas como sinônimos. Sobre os conceitos relacionados à farmacovigilância, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.​​​​​​​ 
Efeitos colaterais, invariavelmente prejudiciais, estão relacionados aos aspectos farmacodinâmicos. Essa terminologia é considerada ultrapassada e está caindo em desuso.
A terminologia efeito adverso é abrangente e inclui, por exemplo, erros de medicação e reações adversas.
Erros de medicação relacionados à administração de medicamentos, por exemplo, são inevitáveis. Por isso, ações de educação em saúde devem ser continuamente estimuladas.
Toda reação adversa é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma reação adversa.
2.
Reações adversas a medicamentos (RAM) são uma causa de morbimortalidade, especialmente em grupos de risco, como idosos. Isso promove impactos tanto na qualidade de vida da população geriátrica quanto na sustentabilidade dos sistemas de saúde. Sobre esse assunto, avalie os itens a seguir e assinale a alternativa correta.​​​​​​​ 
Cabe apenas aos hospitais a realização das ações em farmacovigilância, de modo que indústrias e farmácias estão dispensadas de sua execução.
Idosos são mais susceptíveis a reações adversas a medicamentos, entre outros motivos porque utilizam medicamentos mais potentes do que os adultos jovens.
Medicamentos utilizados pelos idosos podem sofrer alterações em sua farmacocinética, por exemplo, devido à redução da mobilidade gastrointestinal.
Ensaios clínicos, normalmente, incluem idosos em sua amostragem, de modo que reações adversas ocorridas nesse grupo são precocemente observadas.
O uso de polifarmácia aumenta o risco de reações adversas aos medicamentos e deve ser evitada sob quaisquer circunstâncias.
3.
A vancomicina é um antimicrobiano da classe dos glicopeptídeos amplamente utilizado no âmbito hospitalar. Atualmente, na unidade de internação de um hospital, foi observado um aumento do número de casos da “síndrome do homem vermelho”, reação característica da administração rápida da vancomicina. O farmacêutico do serviço de farmacovigilância, portanto, realiza as devidas notificações dos eventos para as autoridades sanitárias. A atitude do farmacêutico foi:​​​​​​​ 
dispensável, visto que, por ser uma reação conhecida, não é necessária a notificação.
correta e insuficiente, pois a diretoria hospitalar deveria ter sido notificada sobre essa ocorrência.
correta e suficiente, visto que cabe às autoridades lidarem com essa situação a partir do momento da notificação.
Correta e insuficiente, pois o farmacêutico também deveria promover ações de educação em saúde.
4.
Há pouco mais de duas décadas, ações de vigilância em saúde foram fortalecidas com a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Essa autarquia é responsável, em âmbito nacional, pelas ações de farmacovigilância instrumentalizadas, atualmente, por meio de dois sistemas: o NOTIVISA e o VigiMed. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta. 
A notificação de eventos adversos é restrita aos profissionais de saúde, uma vez que estes estão, naturalmente, mais familiarizados com as terminologias empregadas.
Ainda que diversos progressos tenham sido realizados no campo da farmacovigilância, infelizmente, não existem iniciativas integradoras internacionais.
Os notificadores podem relatar tanto eventos suspeitos quanto eventos confirmados.
Uma vez que ocorrem de forma compulsória, notificações de eventos adversos não incorrem no risco de subnotificações.
5.
A distribuição de medicamentos é considerada etapa de destaque devido, entre outros motivos, à interface direta entre o serviço de farmácia hospitalar e os demais profissionais da saúde. Sobre os sistemas de distribuição de medicamentos, marque a alternativa correta:​​​​​​​ 
Entre os sistemas de distribuição de medicamentos, aquele que reduz de forma mais significativa o risco de erros de medicação é o sistema de distribuição por dose unitária individualizada.
O sistema de distribuição individualizado é caracterizado por reduzir o tempo despendido pela equipe de enfermagem no preparo dos medicamentos, especialmente aqueles de uso parenteral.
Entre os sistemas de distribuição de medicamentos, o coletivo é o mais antigo dos sistemas e requer grande número de colaboradores tanto da equipe de enfermagem quanto da farmácia hospitalar.
Os sistemas de distribuição coletivo e individualizado, mutuamente excludentes, são considerados menos seguros do que o sistema de distribuição por dose unitária individualizada.
6.
A distribuição de medicamentos, como etapa do ciclo da assistência farmacêutica, é responsabilidade da farmácia hospitalar. Sobre os sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ​​​​​​​a uma desvantagem do sistema coletivo, do sistema individualizado e do sistema por dose unitária individualizada. 
Redução do tempo entre a prescrição e a administração; redução do tempo da enfermagem dedicado à separação dos medicamentos; redução significativa dos erros de administração.
Estoques de produtos nas enfermarias; redução do tempo dedicado pela enfermagem na separação dos medicamentos; maior envolvimento da farmácia hospitalar nos processos assistenciais.
Diminuta participação da farmácia hospitalar nos processos assistenciais; favorecimento de erros, especialmente no sistema direto; altas cifras investidas para implementação.
Diminuta participação da farmácia hospitalar nos processos assistenciais; favorecimento de erros, especialmente no sistema indireto; altas cifras investidas para implementação.
7.
Os sistemas de distribuição podem ser classificados de várias formas, e podem estar presentes combinações em um mesmo serviço hospitalar com o intuito de atender às peculiaridades de cada setor. Sobre esse assunto, marque a alternativa correta. 
Comparativamente, o sistema coletivo, centralizado e de intervenção farmacêutica posterior à dispensação deve ser escolhido por hospital de grande porte.
Os sistemas descentralizados podem ser desvantajosos, uma vez que incrementam o vínculo da equipe de farmácia com as demais equipes assistenciais.
Os sistemas coletivo e individualizado podem coexistir, mas o sistema coletivo deve ser preterido, sempre que possível, em relação ao individualizado.
Sistemas centralizados, que dispõem de farmácias satélites, podem adotar sistemas de distribuição coletiva, individualizada e dose unitária individualizada.
8.
A rastreabilidade de medicamentos é uma preocupação tanto das autarquias e dos sistemas nacionais públicos de cuidado à saúde quanto dos serviços de assistência. Sobre esse tema, marque a alternativa correta: 
A rastreabilidade garante, por si só, a segurança no uso dos medicamentos, uma vez que reduz erros de dispensação e administração.
A rastreabilidade em âmbito nacional, presente em larga escala no País, fomenta ações de rastreabilidade nos serviços de saúde.
As ações de rastreabilidade prescindem de sistemas informatizados de gestão, prescrição e dispensação de medicamentos.
Diante de um procedimento de recolhimento (recall), a rastreabilidade é um instrumento de grande valia para a tomada de decisões em ambiente hospitalar.
9.
Os benefícios da inserção da informática e da automação no contexto da farmácia hospitalar abrangem aspectos tanto logísticos como assistenciais. Sobre essa tema, marque a alternativa correta:​​​​​​​ 
Os benefícios da informatização concentram-se na administração de estoques e na redução de custos, gerando pouco impacto na segurança do paciente.
A informatização e a automatização dos serviços da farmácia hospitalar só são viáveis no sistema de distribuição unitária.
A inserção de códigos de barras proporciona ações de rastreabilidade, mas não impacta no tempo gasto na linha operacional.
Sistemas informatizados permitem ações efetivas na rastreabilidade, na gestão de

Página12

Quais são os tipos de distribuição de medicamentos?

28) "um sistema de distribuição envolve compras, controle de estoque, armazenamento e controle de qualidade, pessoal e uma série de qualidade do mesmo". Para Garrison apud MAIA NETO (1990, p. 85) existem quatro tipos de distribuição de medicamentos: distribuição coletiva, individual, semi- individual e dose unitária.

Como deve ser um sistema de distribuição de medicamentos?

O sistema deve ser racional, eficiente, econômico, seguro, além de estar de acordo com o esquema terapêutico prescrito..
Fácil acesso aos medicamentos para uso imediato;.
Poucas requisições à farmácia;.
Não é necessário investimento inicial..
Recursos humanos e infraestrutura da farmácia reduzidos;.

Quais são os objetivos do sistema de distribuição de medicamentos?

Estas atividades fazem parte da assistência farmacêutica e visam assegurar a qualidade dos medicamentos por meio de condições adequadas de armazenamentos e de um controle de estoque eficaz, bem como a garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento aos usuários.

Qual é o sistema de distribuição de medicamentos que poderá ser implementado no hospital?

O sistema de distribuição individualizado (SDI) é adotado em hospitais brasileiros, e cada instituição possui suas peculiaridades e variações da rotina operacional. Essas variações vão desde a forma da prescrição médica, modo de preparo e distribuição das doses e fluxo da rotina.