Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?

“As cidades são um imenso laboratório de tentativa e erro, fracasso e sucesso em termos de construção e desenho urbano. É nesse laboratório que o planejamento urbano deveria aprender, elaborar e testar suas teorias.” Jane Jacobs (Morte e vida de grandes cidades)

É com esse trecho dito por Jane Jacobs em 1961, que começo o texto de hoje, trazendo a reflexão em como podemos usar de fato, a nossa cidade como um laboratório de experimentações.

Muitos espaços públicos atualmente, vemos sendo negligenciados de tal maneira pelo poder público, que acabam por atender interesses individuais e privados ao invés do coletivo. Isso é um fator que torna nossas cidades menos urbanas e com menos vida.

Encarando essa necessidade do coletivo, começamos a repensar sobre ressignificações espaciais e a sua importância. Quais os benefícios que trás para a nossa cidade? E o porquê precisamos destas intervenções?

Como ponto de partida, temos que abrir nossa mente quando falamos de ressignificar o espaço. Não trata-se apenas de aspectos políticos envolvendo a cidade, mas de uma reflexão sobre aspectos de caráter social, como por exemplo violência, preconceito, diversidade e a discriminação.

Ressignificar o espaço público, é proporcionar a ideia de uma melhor qualidade de vida e segurança ao cidadão, é como poder aproveitar a cidade da maneira correta!

Podemos ver em diversas cidades no Brasil, assim também como em outros países,  que pequenas intervenções urbanas mudaram espaços residuais que antes eram considerados perigosos e pouco frequentados. Podemos citar como exemplo, a Intervenção em São Paulo, pelo coletivo Basurama em 2013, onde foram instalados balanços de pneus com o tema “A Cidade É Para Brincar. Sou Criança de 0 a 99 Anos”.

  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?

As ressignificações espaciais servem para disseminar a mensagem ao público, por mais que de forma não totalmente direta, ela faz pensar e repensar em como aquele espaço pode ser diferente, e em como a cidade pode ser melhor aproveitada. As intervenções atingem a todos que cruzam pelos espaços por elas ocupadas. Dessa forma, não deixa de ser um meio de comunicação com o cidadão, muitas vezes tornando-se a própria voz do povo.

Ressignificar os espaços é mantê-los vivos, e essa, não precisa necessariamente vir do poder público, mas de pessoas simples e comuns, e até de pequenas comunidades que reconhecem suas verdadeiras necessidades.

Em Curitiba, nós temos três arquitetas, que desde a graduação colocaram esse tema como pauta principal em suas reflexões, e hoje dirigem o projeto chamado “Firma Tábua” que denomina-se como um laboratório de ressignificações espaciais.

A Firma Tábua é composta pelas arquitetas Anna Klaine, Bianca Castro e Giovanna Gonzaga, essas três mulheres que vivenciam o local e estudam o espaço em diversas escalas. O projeto é desenvolvido por questionamentos, reflexões e inquietações, basicamente as essências para grandes ressignificações.
É importante lembrar que para essas intervenções não existem limites. O projeto já se envolveu com teatro, arte, música e performances, que por mais simples que possam parecer, conceitualmente carregam sempre uma mensagem para quem assiste, participa ou vivencia.

  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
  • Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade?
Fotos de alguns estudos e intervenções feitos pela Firma Tábua

O projeto da Firma Tábua, também nos apresenta um viés educativo para que possa ser expandida a compreensão da arquitetura, a tornando democrática e acessível, entendendo a arquitetura como uma das infinitas formas de expressão artística.

Por fim, torna-se esperançoso acompanhar o trabalho de quem entende a real necessidade desse tipo de comunicação e as carências da cidade.
Atualmente temos vivido dias difíceis, onde o isolamento se faz necessário, onde sentimos falta de pequenos prazeres que o meio urbano nos proporciona, como encontrar amigos num bar, ir até uma praça e frequentar espaços abertos com uma quantidade considerável de pessoas. Esperamos que tudo volte ao normal. Com toda certeza após esse período de quarentena, os espaços públicos não serão os mesmos, afinal de contas sentimos falta da vivacidade da nossa cidade.
Decorrente a isso, espero que possamos refletir mais sobre o nosso meio urbano. Devemos propor ideias e usar realmente nossa cidade como um local de experimentações para melhorias, assim como a Firma Tábua tem contribuído nesse papel, todos nós podemos contribuir.
Teremos erros, mas também teremos acertos, as ressignificações são feitas de grandes tentativas, mas principalmente, são nascidas de pequenas iniciativas.

Qual a importância das intervenções urbanas na cidade?

A intervenção urbana é uma forma de manifestação artística em locais públicos como praças, ruas, escadas e parques. Elas são criadas no intuito de chamar a atenção dos cidadãos da cidade para problemas urbanos ou simplesmente para tornar o espaço mais leve e colorido.

Qual a sua opinião sobre a importância das intervenções urbanas na cidade o que elas podem vir a causar nos transeuntes?

A arte na cidade cria uma mudança na experiência do entorno e a dos transeuntes que nela se implicam, desenvolvendo nas superfícies urbanas novas significações do espaço. Pode se concluir que a arte deve permitir a circulação e o deslocamento de sentidos em torno dos muros, tapumes, mobiliários urbanos.

Qual é a sua opinião sobre a intervenção urbana em estudo?

Resposta. Resposta: Tenho para mim que a intervenção urbana introduz a arte no cotidiano das pessoas, provocando reflexões e questionamentos, assim transformando a vida de quem os observa.

O que você entendeu sobre intervenção urbana?

Intervenção Urbana é uma manifestação artística que ocorre nos espaços urbanos, mas não em galerias e museus, e sim em lugares como praças, ruas, avenidas, etc. As intervenções urbanas constituem uma ramificação da arte contemporânea, podendo ser um espaço de ressignificação e transformação da cidade.