Qual a diferença do Venalot é o Daflon?

O Daflon é um remédio indicado para tratamento dos sintomas de insuficiência venosa leve ou hemorróidas, pois possui propriedades tônicas e protetoras dos vasos sanguíneos, que ajudam a diminuir a dilatação das veias, aumentando o tônus e a resistência dos pequenos vasos sanguíneos. Além disso, ajuda a normalizar a permeabilidade dos vasos sanguíneos e atua no sistema linfático, facilitando a eliminação de líquidos acumulados nas pernas.

Essas propriedades se devem aos seus compostos ativos, que são a diosmina e a hesperidina, que exercem sua ação sobre o fluxo sanguíneo que retorna das veias para o coração.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, como Daflon 500 ou Daflon 1000, e embora não precise de apresentação de receita médica, seu uso deve ser feito com orientação médica, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.

Para que serve

O Daflon é indicado para o tratamento da insuficiência venosa leve e crônica dos membros inferiores, que causam sintomas como dor, sensação de peso nas pernas, tensão, formigamento, retenção de líquidos, inchaço, coceira ou varizes.

Além disso, o Daflon pode ser indicado para o tratamento de hemorróidas, pois tem ação anti-inflamatória, e protetora vascular, que atuam sobre as veias da hemorróida, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus do vaso sanguíneo.

O Daflon também pode ser indicado para o alívio de sintomas pré e pós-operatórios, de cirurgia de safena ou de hemorróida, e para aliviar a dor pélvica crônica associada à síndrome de congestão pélvica.

Como tomar

O Daflon deve ser tomado por via oral, sendo que as doses dependem da condição a ser tratada e da apresentação do remédio, e incluem:

Indicação

Daflon 500 mg

Daflon 1000 mg

Alívio dos sintomas de insuficiência venosa

2 comprimidos por dia, sendo 1 pela manhã e 1 à noite, tomado junto com uma refeição, por pelo menos 6 meses de tratamento ou de acordo com a prescrição do médico

1 comprimido por dia, de preferência pela manhã, tomado junto com uma refeição.

Se após 2 semanas de tratamento, não ocorrer melhora dos sintomas, deve-se consultar o médico antes de continuar o tratamento

Crises de hemorróida

6 comprimidos ao dia, durante os primeiros 4 dias e, em seguida, 4 comprimidos por dia durante 3 dias. Após este primeiro tratamento, devem ser tomados 2 comprimidos ao dia, pelo menos 3 meses ou de acordo com a prescrição médica

3 comprimidos por dia, nos primeiros 4 dias. Depois tomar 2 comprimidos por dia, nos próximos 3 dias. Após este primeiro tratamento, a dose recomendada é de 1 comprimido por dia, por pelo menos 3 meses de tratamento, ou conforme orientação médica

Período pré ou pós operatório de cirurgia de safena

2 comprimidos por dia, durante 4 ou 6 semanas, de acordo com a prescrição do médico

1 comprimido por dia, durante 4 semanas, de acordo com a prescrição do médico

Período pós-operatório de cirurgia de hemorróida

6 comprimidos por dia, durante os primeiros 3 dias, e, em seguida, 4 comprimidos por dia durante 4 dias. O tempo de tratamento deve ser de pelo menos 7 dias, ou conforme a orientação médica

3 comprimidos por dia, durante os primeiros 3 dias, e, em seguida, 2 comprimidos por dia durante 4 dias. O tempo de tratamento deve ser de pelo menos 7 dias, ou conforme a orientação médica

Dor pélvica crônica

2 comprimidos por dia, durante 4 ou 6 meses, de acordo com a prescrição do médico

1 comprimido por dia, durante 4 ou 6 meses, de acordo com a prescrição do médico

Os comprimidos de Daflon podem ser tomados com água ou diluídos em um pouco de água antes de tomar, caso a pessoa tenha dificuldade em engolir.

É importante seguir as recomendações médicas quanto as doses e o tempo de tratamento dom Daflon, de acordo com a condição a ser tratada.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com Daflon são diarreia, azia, náusea ou vômitos.

Embora sejam raros, outros efeitos colaterais que podem surgir são dor de cabeça, mal-estar, erupção cutânea, coceira, urticária, tontura e inchaço da face, lábios ou pálpebras.

Quem não deve usar

O Daflon não deve ser usado por mulheres grávidas, lactantes, assim como crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Laboratório: Takeda
Princípios ativos: cumarina, troxerrutina

Comprimidos de liberação prolongada de 15 mg (cumarina) + 90 mg (troxerrutina). Embalagem com 10, 30 ou 60 unidades.

Cada comprimido contém:

cumarina (benzopirona) ............... 15 mg

troxerrutina .................. 90 mg

Excipientes: lactose monoidratada, povidona, dióxido de silício, hiprolose, estearato de magnésio, opadry II translúcido, corante amarelo laca D&C nº 10, corante laca amarelo crepúsculo e dióxido de titânio.

Venalot® comprimidos é indicado para o tratamento de problemas das veias e dos vasos linfáticos, tais como varizes, hemorroidas, flebites, tromboflebites, úlceras varicosas das pernas, linfedemas e inchaço decorrente desses problemas.

Venalot® melhora a circulação periférica venosa e linfática, diminuindo também o inchaço decorrente de problemas dos vasos linfáticos e venosos.

Venalot® não deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para pacientes com problemas graves no fígado (hepatopatias graves) ou pacientes que já tenham apresentado doenças hepáticas.

O uso de altas doses (mais de três comprimidos ao dia) de Venalot® em tratamentos prolongados (mais de um mês de duração) deve ser acompanhado de criteriosa avaliação médica da função hepática.

O uso do medicamento deve ser interrompido se aparecerem sintomas como náuseas acompanhadas de urticária, urina escura ou icterícia (cloração amarelada da pele e do branco dos olhos). Nesses casos consulte imediatamente um médico.

Pacientes pediátricos: A segurança do uso de Venalot® em crianças não foi determinada, portanto o medicamento é de uso exclusivo em adultos.

Pacientes idosos: Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso destes produtos por pacientes idosos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

A administração simultânea de substâncias que prejudicam a função hepática pode levar ao aumento de possíveis reações hepáticas.

Não existem restrições quanto à ingestão de alimentos e bebidas.

O uso de Venalot® durante a gravidez deve ser feito sob estrita recomendação e orientação médica, considerando-se a relação risco/benefício, principalmente durante o primeiro trimestre de gestação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O produto deve ser conservado à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Venalot® é apresentado como comprimido redondo, revestido, biconvexo, de superfície lisa, amarelo brilhante.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Venalot® é para uso exclusivamente oral.

Posologia: os estudos clínicos recentes têm demonstrado a eficácia do produto com doses diárias que variam entre um e dois comprimidos, três vezes ao dia.

A posologia média recomendada é de 1 comprimido, 3 vezes ao dia, podendo ser aumentada a critério médico

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Caso você tenha se esquecido de tomar uma dose, tome o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e tome somente uma única dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

A frequência dos efeitos indesejáveis é baseada na seguinte classificação: reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam o medicamento); reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes); reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes); reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1%); reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes).

Foram descritas as seguintes reações adversas:

- Reação incomum: aumento nos níveis de enzimas hepáticas (transaminases, gama-GT), especialmente no início do tratamento, que melhoram com a descontinuação da terapia.

- Reações muito raras: queixas gastrintestinais; problemas no fígado e/ou coloração amarelada da pele ou olhos (icterícia), reversíveis com a descontinuação da terapia.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Não foram relatados, até o momento, sintomas relacionados à superdose. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, procure imediatamente assistência médica. Não tome nenhuma medida sem antes consultar um médico. Não existe um antídoto específico. Informe ao médico o medicamento que utilizou, a dose (quantidade) e os sintomas presentes. Recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

MS – 1.0639.0117

Farm. Resp.: Rafael de Santis

CRF-SP nº55.728

Takeda Pharma Ltda.

Rodovia SP 340 S/N Km 133,5 - Jaguariúna - SP

CNPJ 60.397.775/0008-40

Indústria Brasileira

Venda sob prescrição médica

Qual o melhor Daflon ou Venalot?

Ambos são medicamentos venotônicos e quando bem indicados têm bons resultados no tratamento clinico do edema de membros inferiores.

Qual a diferença de Daflon e Venalot?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online A diferença está na maneira que a medicação é feita, o Daflon é micronizado e tem uma absorção melhor assim como o Diosmin e Perivasc, o Venaflon é uma medicação inferior e não terá o mesmo efeito.

Qual remédio pode substituir o Venalot?

Tanto o flavonid® quanto o venalot® são medicações ditas venotônicas e linfocinéticas, auxiliam no tratamento de insuficiência venosa crônica (que inclui as varizes), aliviando sintomas como dor, peso e cansaço nas pernas, além do inchaço.

Qual medicação substitui Daflon?

Venovaz 450mg + 50mg, caixa com 500 comprimidos revestidos (embalagem hospitalar)