A partir do texto acima pode-se afirmar que é um artigo de opinião justifique

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 30/09/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A partir do texto acima pode-se afirmar que é um artigo de opinião justifique
Disponível em: https://pixabay.com/images/id-1721464/

Você sabe diferenciar um fato de uma opinião relativa a esse fato? Neste estudo, você terá a oportunidade de aprender a como identificá-los e diferenciá-los. Bons estudos!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Português – 9º Ano – Ens. Fundamental – Aula 7

Neste estudo você poderá refletir sobre fato e opinião relativa a esse fato.

Antes de você observar a diferença entre esses dois tópicos, recorde algumas características do texto argumentativo. Os texto argumentativo é aquele em que o autor apresenta um ponto de vista central sobre algum tema. Para que o autor convença o leitor de seu ponto de vista, ou seja, de sua opinião, é preciso apresentar argumentos bem construídos. Na argumentação desse texto, é possível que o autor cite fatos e, em seguida, emita sua opinião a respeito deles, criando uma explicação capaz de convencer o leitor daquela ideia. 

Do outro lado do texto, o leitor precisa identificar e diferenciar o que é fato e o que é opinião relativa a esse fato.

Compreenda cada um deles a seguir:

O fato é um acontecimento, uma ocorrência, aquilo que acontece em decorrência de eventos exteriores.

Veja o exemplo:

A médica prescreveu um remédio ao paciente.

A opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, portanto, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é um maneira de pensar.

Veja o exemplo: 

A médica prescreveu um remédio muito caro ao paciente.

Observe nesse último exemplo que a expressão “muito caro” trata-se de uma opinião relativa ao fato de a médica ter prescrito um remédio ao paciente. Essa prescrição aconteceu, é um fato. Contudo, o autor da frase tem uma opinião específica sobre o fato: o remédio é muito caro. Outras pessoas podem ter opiniões diferentes a respeito desse mesmo fato, como:

A médica prescreveu um remédio de preço acessível ao paciente.

ou

A médica prescreveu um remédio muito barato ao paciente.

  Observe nos dois exemplos anteriores que o fato é o mesmo, mas as opiniões a respeito deles são bem diferentes: no primeiro exemplo, a opinião é que o preço do remédio é acessível e, no segundo, muito barato.

Leia o texto a seguir e responda à questão:

A raposa e as uvas

      Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.

      “Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.

      Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”

Questão: A frase que expressa uma opinião é

(A) “a raposa passeava por um pomar.”

(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.”

(C) “a raposa afastou-se da videira.”

(D) “aposto que estas uvas estão verdes.”

Qual alternativa você escolheu como a resposta correta? Bem, as alternativas (A), (B) e (C) apresentam fatos sendo narrados; observe que são relatos de ações da raposa, como passear, ter a atenção capturada e afastar-se. Na alternativa (D) o verbo “aposto”, flexionado na 1ª pessoa do singular (eu), emite uma opinião da raposa em relação à uvas. Por isso, a alternativa correta é a letra (D). 

Veja outra situação:

As enchentes de minha infância

Sim, nossa casa era muito bonita, verde, com uma tamareira junto à varanda, mas eu invejava os que moravam do outro lado da rua, onde as casas dão fundos para o rio. Como a casa dos Martins, como a casa dos Leão, que depois foi dos Medeiros, depois de nossa tia, casa com varanda fresquinha dando para o rio.
Quando começavam as chuvas a gente ia toda manhã lá no quintal deles ver até onde chegara a enchente. As águas barrentas subiam primeiro até a altura da cerca dos fundos, depois às bananeiras, vinham subindo o quintal, entravam pelo porão. Mais de uma vez, no meio da noite, o volume do rio cresceu tanto que a família defronte teve medo

Então vinham todos dormir em nossa casa. Isso para nós era uma festa, aquela faina de arrumar camas nas salas, aquela intimidade improvisada e alegre. Parecia que as pessoas ficavam todas contentes, riam muito; como se fazia café e se tomava café tarde da noite! E às vezes o rio atravessava a rua, entrava pelo nosso porão, e me lembro que nós, os meninos, torcíamos para ele subir mais e mais. Sim, éramos a favor da enchente, ficávamos tristes de manhãzinha quando, mal saltando da cama, íamos correndo para ver que o rio baixara um palmo – aquilo era uma traição, uma fraqueza do Itapemirim. Às vezes chegava alguém a cavalo, dizia que lá, para cima do Castelo, tinha caído chuva muita, anunciava águas nas cabeceiras, então dormíamos sonhando que a enchente ia outra vez crescer, queríamos sempre que aquela fosse a maior de todas as enchentes.

BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1962. p. 157.

Questão: A expressão que revela uma opinião sobre o fato “… vinham todos dormir em nossa casa”,  é

(A) “Às vezes chegava alguém a cavalo…”

(B) “E às vezes o rio atravessava a rua…”

(C) “e se tomava café tarde da noite!”

(D) “Isso para nós era uma festa…”

Localize o terceiro parágrafo do texto. Ele inicia com a exposição do fato relatado pelo narrador: “Então vinham todos dormir em nossa casa.” Observe que na sequência dessa frase temos: “Isso para nós era uma festa”. O termo isso, que é um pronome demonstrativo, retoma o fato que acabou de ser citado, demonstrando a respeito dele uma opinião. Nesse sentido, isso = vinham todos dormir em casa. Na opinião do narrador, esse fato era uma festa. A resposta correta da questão, portanto, só pode ser a alternativa (D).

Agora é sua vez de praticar!

Atividade

Leia o texto a seguir e responda a questão. Em seguida, justifique sua resposta.

CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. […] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. […] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar. 

DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso em: 23 de julho de 2019. 

O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é 

(A) …“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la…”. 

(B) …“É poder votar em quem quiser…”. 

(C) …“revelam estágios de cidadania…” 

(D) … “Foi uma conquista dura. ”


Habilidade estruturante:  (EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matriz de referência, tópicos e descritores. Brasília, SEB, INEP, 2008.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Porque podemos afirmar que o texto é um artigo de opinião?

O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado. O escritor, além de mostrar o seu ponto de vista, deve sustentá-lo com argumentos coerentes.

O que é um artigo de opinião Brainly?

Resposta verificada por especialistas Um artigo de opinião compreende um gênero de texto opinativo, em que os autores expressam suas opiniões sobre determinadas temáticas em um tipo de linguagem mais informal, porém coerente.

O que você entende por um artigo de opinião?

O artigo de opinião é um gênero textual pertencente ao tipo argumentativo e tem como intencionalidade apresentar o ponto de vista do(a) articulista — locutor(a) do texto — acerca de algum assunto relevante socialmente.

Qual é o principal objetivo de um artigo de opinião?

O artigo de opinião é um gênero que pertence à esfera jornalística/midiática, sendo recorrente em jornais, revistas (impressos e virtuais), blogs. Em linhas gerais, um artigo de opinião visa convencer outrem a respeito de um tema polêmico. Os temas costumam ser polêmicos e de relevância social.