Como eliminar fungos das unhas rapidamente

A micose de unha, também chamada de onicomicose, é uma infecção causada por fungos que pode atingir as unhas dos pés e das mãos. O seu aparecimento é mais frequente nos pés, pois o uso de calçados e meias criam um ambiente propício para a proliferação de fungos.

As primeiras evidências do surgimento da micose são estéticas. Os fungos se alimentam da queratina, componente presente nas unhas, causando o deslocamento delas. Isso se manifesta através do aparecimento de manchas brancas e amareladas no local.

Outros sinais da micose são:

Alteração da forma e espessura das unhas

Dor e inflamação no local

Acúmulo de queratina embaixo da unha

Engrossamento

Os remédios devem ser utilizados apenas com indicação médica, já que há o risco de o grau da micose piorar. Nos casos em que o uso de substâncias orais anti-fúngicas forem necessários, o médico irá prescrever o medicamento adequado para o paciente.

"Cada substância tem uma posologia adequada, que deve ser respeitada. O uso deve ser prolongado (de meses até anos, dependendo do grau da micose de unha)", explica Cristiano.

Saiba mais: Micosil (creme): para que serve

Como tratar micose de unha sem remédios

O tratamento varia de acordo com a gravidade da lesão causada pela micose. Depois de diagnosticado qual foi o agente causador da proliferação de fungos, o médico irá orientar o paciente a seguir os passos adequados.

Normalmente, além dos remédios, o tratamento varia entre:

  • Creme antifúngico
  • Esmalte e solução antifúngico

O dermatologista Cristiano Kakihara explica que, para pacientes que já tenham passado por tratamentos convencionais mas não obteve sucesso pleno, há a opção de tratar a micose através da aplicação de lasers.

Tire suas dúvidas sobre o tratamento de micose de unha.

Tratamentos caseiros

Muitas pessoas optam por substâncias caseiras na hora de tratar a micose. Porém, de acordo com dermatologistas, esses tratamentos servem apenas para evitar o surgimento de bactérias, não servindo como inibidor de crescimento dos fungos. Entre eles, estão:

  • Água oxigenada para micoses: De acordo com Cristiano, a água oxigenada pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento por diminuir a população bacteriana, que pode estar em excesso na unha, dificultando a cura.
  • Vinagre para micoses: A dermatologista Fabiana Seidl explica que o vinagre tem ação bactericida, podendo ser usado para evitar a contaminação de bactérias no local.

Apesar de não serem usados como cura da micose, a higienização dos pés é um passo importante para evitar a piora do caso.

Por se tratar de uma contaminação causada por fungos, o tratamento da micose pode levar de 6 a 8 meses para se concluir. Em casos mais graves, é preciso combinar o uso de pomadas com o tratamento antifúngicos oral.

"Depende do caso, mas geralmente o tratamento oral é mais rápido. Porém existem algumas contraindicações que limitam seu uso em alguns pacientes idosos ou com doenças crônicas no fígado", conta a dermatologista Fabiana Seidl.

Saiba mais: Óleo de melaleuca: para que serve, benefícios e como usar

A especialista lembra que as unhas dos pés crescem em média 1 milímetro ao mês e as das mãos 3 milímetros, podendo variar com a idade ou qualidade da queratina, o que torna o tratamento mais lento e demorado.

Algumas medidas são essenciais para evitar a proliferação de fungos nas unhas.

  • Higiene do corpo: Lavar bem as mãos e os pés com sabonete neutro.
  • Cuidado com trauma nas unhas: A dermatologista Carolyne Sawamura explica que pessoas que utilizam sapato fechado, esportistas, diabéticos, pessoas que sofrem de doenças que causam má circulação do sangue e as com mais de 40 anos devem proteger os pés de possíveis machucados, pois as unhas passam a crescer mais devagar.
  • Atenção aos itens pessoais: Evitar o compartilhamento de objetos pessoais como tesouras, lixas e alicates é essencial para que não haja a transmissão da micose entre indivíduos.
  • Uso de calçados: Pisar descalço em lugares com terra, mato e areia pode causar o contato com espécies fúngicas que causam micose.
  • Escolha certa de meias: Os dermatologistas recomendam o uso de meias de algodão, pois elas permitem que o pé receba ventilação.
  • Calçados ao sol: De acordo com Carolyne Sawamura, a exposição de calçados ao sol dificulta a proliferação de fungos por causa da ação dos raios ultravioletas.
  • Luvas: Utilizar luvas ao entrar em contato com água também é uma forma de prevenir a contaminação por fungos.

Se não tratada de forma adequada, a micose pode causar diversos riscos ao paciente. Entre eles estão:

  • Infecções de pele
  • Erisipela
  • Fungemia (fungo no sangue)
  • Celulite

Cristiano Kakihara, médico dermatologista, CRM 113216/SP

Fabiana Seidl, médica dermatologista, CRM/CRP/CRO: 52878529

Carolyne Sawamura, médica dermatologista da Clínica Luciana Garbelini, CRM-SP 162377

Como acabar de vez com o fungo da unha?

Os tratamentos de podologia para eliminar o problema são vários, entre eles temos o laser (fototerapia), cremes, géis, esmaltes etc. A duração do tratamento completo para eliminar micose de unha varia em média de seis meses a um ano, pois depende do crescimento das unhas, que é um processo lento.

O que é bom para fungo na unha caseiro?

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:.
Iogurte natural. ... .
Banho de assento com camomila. ... .
Banho de assento com vinagre de maçã ... .
Bicarbonato de sódio. ... .
Alho. ... .
Chá de uva-ursina. ... .
Chá de poejo. ... .
Óleo de orégano..

Como acabar com fungos nas unhas rapidamente vinagre?

Solução caseira com vinagre de maçã O vinagre de maçã é bom tanto para as unhas dos pés quanto para as unhas das mãos, uma vez que as propriedades alcalinas contribuem na regularização do pH da pele. Faça uma mistura do vinagre com água e deixe as mãos ou pés submersos por volta de 20 minutos.

É verdade que dipirona cura micose de unha?

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.