Quais são os critérios utilizados para o processo de formação das formas do relevo?

1420 palavras 6 páginas

GEOMORFOLOGIA – Características dos Relevos

RELEVO TABULIFORME : caracterizado por uma seqüência de camadas sedimentares horizontais, que podem ou não estar associadas à derrames basálticos intercalados.
Sua disposição tabular pode diferir daquelas resultantes de processo de pediplanação (processo que leva ao desenvolvimento de áreas aplainadas) em estruturas não-horizontais. A pediplanacao também se dá em estruturas horizontais, com estreita correspondência entre a superfície de erosão e o comportamento dos estratos. Relevos Tabulares tendem a ocorrer com maior freqüência no interior das bacias sedimentares, devido à disposição horizontalizada dos estratos.
As formas mais comuns nas estruturas concordantes se caracterizam por:
- Chapadões
- Chapadas
- Mesas
Tais formas são geralmente mantidas à superfície, por camadas basálticas ou por sedimentos litificados (compactados) de maior resistência. Quando submetidas a processo de pediplanação, podem estar associadas a concreções ferruginosas, com vegetação xeromórfica, provavelmente ligada às condições ambientais áridas ou semi-áridas que deram origem à superfície erosiva.
No caso brasileiro, o início da evolução dos Relevos Tabuliformes, está relacionado a uma fase climática úmida, responsável pela organização do sistema hidrográfico sobre um pediplano em ascensão por esforços epirogenéticos.

Processo Evolutivo do RELEVO TABULIFORME:

1) Organização do sistema hidrográfico em fase climática úmida,


Relacionados

  • trabalho relevos brasileiros

    921 palavras | 4 páginas

    definidas as três principais classificações do relevo brasileiro. Para tanto o trabalho abordará as características do relevo brasileiro e os critérios utilizados para a definição das classificações dos geógrafos Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’ Sáber e Jurandir L. Ross. O relevo brasileiro é antigo e resulta, principalmente, dos ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo. Hoje, o relevo brasileiro sofre poucas mudanças resultantes….

  • Estrutura geológica e relevo do brasil

    2226 palavras | 9 páginas

    ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO DO BRASIL Colatina, Maio de 2010 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS COLATINA ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO DO BRASIL Professora: COLATINA, Maio de 2010 RESUMO Este trabalho apresenta dados sobre as características e classificações da formação da estrutura geológica e relevo brasileiro, mostrando de maneira clara….

  • MAPEAMENTO GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICO DO MORRO AZUL NA REGIÃO DE LIMEIRA, SP, NA ESCALA 1:10 000.

    8359 palavras | 34 páginas

    1 INTRODUÇÃO O estudo da geomorfologia está relacionado à caracterização do ambiente, possuindo uma grande importância para as geociências, pois procura descrever e diagnosticar as formas de relevo, identificando e compreendendo os processos morfogenéticos, tornado possível o entendimento da dinâmica da paisagem (DUARTE et al., 2008) Para Tomazzoli & Pellerin (2004) os mapas geológicos e geomorfológicos são importantes ferramentas na caracterização do meio físico. A integração das informações….

  • Agentes Externos

    1988 palavras | 8 páginas

    Os rios 3 As geleiras 3 Os ventos 3 Deflação 4 Corrosão 4 Agentes Internos 4 As falhas 4 As dobras 5 Vulcanismo 5 Abalos Sísmicos 5 Causas 5 Tectonismo 5 O que é relevo? 6 O relevo brasileiro 7 Perguntas 8 Resumo 15 Conclusão 16 Referencia Bibliográficas. 17 Agentes Externos Como se formam os agentes externos do relevo. O relevo terrestre encontra-se em permanente evolução, pois os agentes externos trabalham contínua e incessantemente esculturando ou modelando a paisagem terrestre. Principais….

  • Relevo e Solo

    4732 palavras | 19 páginas

    RELEVO E SOLO – FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO VESTIBULAR 2011 RELEVO (UNIOESTE) O relevo apresenta grande diversidade de formas que se manifestam, ao longo do tempo e do espaço, de modo diferenciado devido às combinações e interferências dos demais componentes da paisagem. Sobre o texto, as formas de relevo, as estruturas, os processos e as relações que governam a dinâmica da paisagem, assinale a alternativa INCORRETA. a) Nas regiões mais estáveis das placas tectônicas, as formas de relevo geralmente….

  • Relevo e sua formação

    1656 palavras | 7 páginas

    encontradas formações de relevo com características semelhantes às do Monte Roraima? R: É possível algumas destas formações rochosas na Estrada Real, a caminho de Ouro Preto, onde vemos uma formação rochosa, parecida com a mostrada no livro. Outro exemplo que podemos encontrar de uma montanha no Brasil, foi a “Dedo de Deus”, na Serra dos Órgãos (RJ). 2. O que essas formações têm em comum ou diferente? R: Essas formações têm em comum as característica montanhosas, possuindo um relevo mais alto, mas….

  • geologia da serra do japi

    1169 palavras | 5 páginas

    TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL ANA PAULA SHIMOHISA ANTONIO CARLOS CORDEIRO WILLIAN ROCHA CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS ,GEOMORFOLÓGICAS E PEDOLÓGICAS DA SERRA DO JAPI Jundiaí-SP 2013 ANA PAULA SHIMOHISA ANTONIO CARLOS CORDEIRO WILLIAN ROCHA CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS ,GEOMORFOLÓGICAS E PEDOLÓGICAS DA SERRA DO JAPI Projeto Integrador elaborado para avaliação parcial de disciplinas….

  • Uso E Conserva O Dos Solos

    3193 palavras | 13 páginas

    Apresente e explique duas características morfológicas específicas dos Latossolos; explique como distinguir essas características em campo. São solos minerais, não-hidromórficos, profundos (normalmente superiores a 2 m), horizonte B muito espesso (> 50 cm) com sequência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C. Em campo é possível notar essas características a olho nu (observando a divisão….

  • Geomorfologia do Rio de Janeiro

    2448 palavras | 10 páginas

    cadeias dobradas e os depósitos sedimentares. Já segundo a Fundação CIDE (1992), o mapeamento dos domínios morfológicos é feito de maneira mais simplificada, sendo reconhecidas como unidades de relevo: planícies aluviais, planícies marinhas, relevos colinosos, relevos de transição entre colinas e montanhas, e relevos montanhosos. Esta classificação simplifica muito a área e a complexidade da dinâmica dos processos geomorfológicos. Um detalhamento maior da geomorfologia do estado é feito pela Companhia….

  • Placas tectonicas

    3950 palavras | 16 páginas

    A tectônica de placas e o relevo brasileiro A dinâmica da crosta terrestre e a lógica dos tremores A crosta terrestre é dinâmica, vem se transformando ao longo do tempo da natureza, e essa transformação pode ser explicada com base na teoria das placas tectônicas. A crosta terrestre é uma fina casca sólida sobre o magma, mas não contínua; ao contrário, trata-se de uma justaposição de placas que se movimentam sobre o magma, e essa movimentação explica grande parte da fisionomia atual da superfície….

Trabalhos Populares

Quais são os critérios para classificar as formas de relevo?

O relevo foi dividido em planalto e planície. A segunda classificação foi de Aziz Ab'Saber, proposta em 1962. Adotou-se um critério baseado em processos geomorfológicos – erosão e intemperismo. O relevo seria então formado por planícies, em que predominam a sedimentação, e por planaltos, em que predominam a erosão.

Como são formados as formas de relevo?

O relevo é formado pela atuação de agentes endógenos ou internos, referentes à tectônica, e agentes exógenos ou externos, que causam o intemperismo físico e/ou químico-biológico, que podem, por sua vez, desencadear a erosão. São formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Quais os processos de formação do relevo e quais são os principais tipos de relevo do Brasil?

O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.