Como essa mudança teria ocorrido se a lei da herança das características?

1 - Enuncie as 2 primeiras leis de Lamarck e critique-as.

Lei do Uso a Desuso: Segundo tal lei, quanto mais uma parta ou órgão do corpo é usada, mais se desenvolva; contrariamente as partes que não são usadas enfraquecem, atrofiam chegando até a desaparecer. 

Lei da herança dos caracteres adquiridos: Segundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolveram pelo uso. 

A primeira suposição da Lamarck é válida: o uso a o desuso provocam alteração nos organismos. Assim, sabemos que os atletas desenvolvem seus músculos através do uso, enquanto que a paralisação das pernas, por exemplo, determina atrofia. A falha está na segunda hipótese: caracteres adquiridos por uso e desuso nunca são transmitidos aos seus descendentes. 

2 - Como Lamarck explicou o pescoço longo da girafa? Qual a explicação de Darwin? 

Segundo Lamarck, isso teria ocorrido porque as girafas se esforçavam para alcançar as folhas mais altas, aumentando gradativamente o tamanho de seu pescoço. Essa característica teria sido passada aos descendentes, de acordo com sua Teoria das Características Adquiridas. Já a explicação de Darwin seria de que num passado bem distante as girafas não tinham o pescoço comprido. Mas existiam diferenças entre elas; algumas tinham pescoço um pouquinho mais comprido do que as outras. Como o alimento delas ficava no alto das árvores, aquelas que tinham o pescoço um pouquinho mais comprido alcançavam melhor o alimento, sobreviviam em maior número e deixavam descendentes de pescoços como os delas - ou seja, essa característica (pescoço longo) foi selecionada, de acordo com a Teoria da Seleção Natural. Imagine que isso fosse acontecendo ao longo de muitos anos (centenas ou milhares). Aos poucos, cada geração ia ficando com o pescoço um pouquinho mais comprido do que a outra, devido à seleção que iam sofrendo, até chegarmos às girafas com o pescoço comprido como as de hoje.

3 - Que crítica pode ser feita ao Darwinismo? 

O argumento central da seleção natural ou dito de outra forma “o que existe é porque sobreviveu ou não desapareceu” é uma tautologia pelo que não há forma humana de negá-lo. A única crítica possível a esta argumentação é assinalar a falta de rigor científico na mesma.

4 - O que são fósseis? Qual sua importância? 

Os Fósseis são vestígios de organismos (animais e vegetais) muito antigos que foram preservados como passar dos anos por meio de processos naturais. 

É através dos estudos sobre os fósseis que podemos conhecer melhor a história do planeta em tempos remotos, identificada pelos vestígios que marcaram determinada época. Um exemplo notório é os fósseis encontrados dos dinossauros, posto que se não fossem estudados nunca saberíamos que esses répteis gigantescos viveram no planeta muito antes da raça humana habitá-lo.

Assim, os fósseis são as provas mais concretas da existência de vida no planeta, sendo uma importante ferramenta de estudos entre os biólogos, arqueólogos, paleontólogos e geólogos, na medida que revelam as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta durante anos.

5 - O que é irradiação adaptativa? 

Processo que é conseqüência de isolamento geográfico de vários grupos a partir de uma população inicial, levando à diversificação das espécies com acúmulo de características diferentes ao longo do tempo e com atuação da seleção natural.

6 - O que é evolução convergente? 

Processo de adaptação dos seres vivos a determinadas condições ambientais de forma a que seres de origens ou linhagens distintas apresentem características biológicas ou paleontológicas similares em respeito às exigências de adaptação ao meio ambiente, como, por exemplo, os golfinhos e as baleias, mamíferos, que se adaptaram ao meio aquático desenvolvendo características similares às dos peixes.

7 - Qual a diferença entre órgãos homólogos e órgãos análogos? Cite exemplos.

Órgãos análogos são órgãos que têm a mesma função em diferentes tipos de seres vivos, mas que possuem origem embrionária e estruturas diferentes. Na figura abaixo podemos observar exemplos de animais que possuem órgãos análogos. Espinhos nos cactos e nas eufórbias; asas nos insetos e nas aves; corpo alongado nas cobras e lampreias; nadadeiras em tubarões e golfinhos; e patas posteriores nos sapos e gafanhotos. Todos são exemplos de órgãos que possuem a mesma função, porém, como dito antes, com estruturas e origens diferentes.

Órgãos homólogos são órgãos que têm origem embrionária semelhante, porém podem ou não desempenhar as mesmas funções. Isso nos leva a crer que diferentes seres vivos tiveram um ancestral comum, que, conforme evoluía, originou novas espécies, desenvolvendo e adaptando os órgãos de acordo com suas necessidades. Por exemplo: braço humano, asas de morcego, nadadeiras anteriores de um golfinho.

8 - Por que os órgãos vestigiais são interpretados como evidência da evolução? 

Os órgãos vestigiais, que podem ser definidos como estruturas atrofiadas que possuem uma função pouco expressiva, também são considerados uma evidência da evolução. Provavelmente, esses órgãos eram importantes nos ancestrais de determinada espécie e, com a evolução, eles se tornaram pouco funcionais e regrediram. Como exemplo de órgãos vestigiais, podemos citar o apêndice nos humanos.

9 - Explique em que consiste a teoria da seleção natural e quem a estabeleceu.

Seleção natural é o processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos, a evolução, em concordância com as evidências disponíveis no registro fóssil. O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A seleção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com fenótipos menos favoráveis.

10 "Os antepassados dos golfinhos tinham patas, que, de tanto serem usadas para a natação, foram se transformando em nadadeiras."

a) A frase acima está de acordo com a teoria de Lamarck ou com a teoria de Darwin? Justifique, relacionando, a teoria escolhida com a frase. 

Teoria de Lamarck, que diz que as condições de uso e desuso estimulam o aparecimento ou a atrofia de órgãos muito ou pouco usados (meio induzindo modificações). 

b) Porque a frase está em desacordo com a teoria não escolhida?

A frase está em desacordo com a teoria proposta por Darwin porque, segundo ele, a variabilidade já deveria existir na população e o papel do meio seria apenas selecionar a forma mais bem adaptada.

11 - Considere as seguintes afirmações: 

I - O gafanhoto é verde porque vive na grama.

II - O gafanhoto vive na grama porque é verde. 

Na sua opinião, qual afirmação seria atribuída a Darwin e qual seria atribuída a Lamarck? Justifique.

a) A Lamarck, sua teoria diz que o meio ambiente modifica o indivíduo, logo o gafanhoto tem a cor verde porque foi modificado pela cor verde da grama.

b) Darwin, o meio ambiente seleciona, o gafanhoto vive na grama porque é verde, se adaptou a ela devido a seus mecanismos de sobrevivência. 

Como essa mudança teria ocorrido se a lei de?

a) Como essa mudança teria ocorrido se a lei da transmissão de caracteres adquiridos fosse verdadeira? R: Teria ocorrido por adaptação ao meio em que vive.

O que é a lei da herança dos caracteres adquiridos?

Além do uso e desuso, Lamarck propôs que as características adquiridas durante a vida eram repassadas para as gerações futuras. Essa lei ficou conhecida como “Lei da herança dos caracteres adquiridos”, que, junto à “Lei do uso e desuso”, forma a teoria conhecida hoje como Lamarckismo.

O que diz a lei da transmissão dos caracteres?

Lei da transmissão dos caracteres adquiridos : alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

Por que a lei de transmissão de características adquiridas não é válida?

A lei de transmissão de caracteres adquiridos não é válida porque os descendentes apresentam materiais genéticos provenientes dos pais. Nesse sentido, a maior parte das características adquiridas durante a vida não são capazes de alterar o DNA.