Como fazer uma divisoria de ambiente sem gastar muito?

.

Sabemos que os ambientes integrados podem deixar a casa muito mais confortável, configurando um layout que proporciona sensação de leveza e bem estar. E, apesar de estéticos e agradáveis, os espaços compartilhados podem ser um problema quando se trata de privacidade e nessas horas este tipo de layout pode não ser tão vantajoso, mas você já pensou em divisórias?

Dividir os ambientes não é uma tarefa tão complicada quando se une a estética e o funcional, ainda mais quando o resultado final é uma casa incrivelmente organizada e decorada com estilo.

O uso de divisórias torna o ambiente flexível substituindo as estruturas de alvenaria e estimulando o aproveitamento de luz natural. Sem contar a sua montagem rápida e baixo custo.

É por isso que separamos neste post algumas soluções para você que quer dividir um ambiente gastando pouco e sem mexer na estrutura da casa.

Nós vamos te mostrar como é possível deixar a casa de cara nova, dividindo os ambientes de maneira fácil e estética. Confira!

Cortinas

É uma das opções mais baratas para criar uma divisão do ambiente. É fácil de instalar e pode ser encontrada em diversos tamanhos, cores e modelos no mercado. Olhá só:

Aqui a cortina divide um studio/kitnet , garantindo a privacidade do quarto sem atrapalhar a cozinha.

Ou então essa aqui, separando o quarto do closet:

Prateleiras, Armários e Estantes Vazadas

Uma forma inteligente de separar os cômodos é  usar prateleiras e armários vazados. Elas podem servir como bibliotecas, para guardar objetos, plantas e elementos decorativos.

As estantes vazadas também podem ser uma escolha interessante, isso porque além de dividir o ambiente ela não o torna totalmente isolado, proporcionando uma percepção de continuidade do local. 

Corda

Além de lindas, as cordas possuem baixo custo comparado aos outros elementos disponíveis para separar um ambiente. Elas proporcionam uma aparência rústica e excêntrica. Usa-se sisal e cordas náuticas. 

Biombo

Há diversos tipos de biombos no mercado, eles podem ser fixos ou móveis. 

Mas você também pode ir até uma marcenaria e mandar fazer peças de MDF (que são as mais baratas), detalhadas ou não e sob medida. Provavelmente será necessário adquirir dobradiças e parafusos para realizar a montagem posteriormente. Depois é só envernizar e pintar.

O biombo traz personalidade ao espaço e serve para uma divisão do ambiente de forma criativa. 

Pintura

É fácil e rápido: separa os ambientes sem elementos físicos. Pode ser usada para delimitar ou definir espaços da sua casa, servindo ainda como uma alternativa de decoração. 

Canos

Percebeu que para decorar não é necessário investir muito?

O cano, além da proposta decorativa que tem sido cada vez mais aceita na arquitetura, ele também serve como divisória. O cano de PVC (ou metálico) é relativamente barato e permite múltiplas criações. Você mesmo pode fazer, basta usar a criatividade.

Plantas

Gosta de plantas? Então essa opção pode dar muito certo para você.
Além de dar vida ao ambiente, as plantas melhoram a qualidade do ar e transformam a energia do local.

Podem ser usadas para separar um ambiente quando estão penduradas em varas ou prateleiras suspensas. Até mesmo o próprio vaso pode ser parte da barreira que é criada. Uma dica importante é verificar quais são as espécies que melhor se adaptam em locais internos. 

Portas deslizantes ou Painéis deslizantes

Possibilita uma divisão dos cômodos e estrutura do espaço. As portas deslizantes e os painéis são suspensos no teto ou podem estar anexas a uma parede que esteja ao  lado. Existem também variedades de materiais e cores, podendo encontrá-las até mesmo transparentes, permitindo diversas combinações e qualquer decoração. 

Cobogós

Parece até uma palavra africana, mas não é: o cobogó é de origem pernambucana e marcou presença nas obras da arquitetura brasileira. 

Eles possuem diversas formas e cores diferentes, além dos diferentes materiais, como, cerâmica, metal, madeira, acrílico e vidro. Esta opção de divisão do seu ambiente garante muito estilo, e conecta os espaços de forma sutil. 

Como falamos ali em cima, investir em uma decoração simples e relativamente barata, pode garantir um resultado incrível no ambiente. Realmente é possível deixar a casa de cara nova sem ter que fazer grandes investimentos. 

Você pode mudar ou manter o estilo do seu lar, basta pensar em cada detalhe com calma e usar bastante a criatividade!

Conte com a Maximus para você viver bem e sempre no melhor lugar.

Acompanhe a @construtoramaximus nas redes sociais e fique por dentro das melhores dicas de reforma e construção =)

Qual a forma mais barata de dividir um ambiente?

Uma das melhores e mais baratas formas de criar uma divisão de ambientes é instalando cortinas. É versátil, pois você sempre pode abrir e fechar. De fácil instalação (veja aqui um rápido tutorial) e com muita variedade no mercado.

Qual é o material mais barato para fazer divisórias?

Em uma pesquisa rápida, a divisória de gesso (drywall) se destaca com valores mais baratos.

O que posso usar para fazer uma divisoria de ambiente?

Veja alternativas maravilhosas para usar como divisória de ambiente e planeje os espaços da sua casa para uma atmosfera mais ampla, agradável e lindamente decorada:.
Integração total. ... .
Painel ripado de madeira. ... .
Painel de triângulos. ... .
Divisória com vidros. ... .
Sala de jantar com divisórias. ... .
Cozinha com cobogós..