Como fica o ciclo menstrual depois de tomar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um método de prevenção da gravidez de emergência (contracepção). O objetivo da contracepção de emergência é prevenir a gravidez depois que uma mulher fez sexo desprotegido ou quando seu método contraceptivo falhou. Auris Andrade, especialista em obstetrícia e ginecologia, esclarece as dúvidas deste artigo.

A pílula do dia seguinte destina-se a ser apenas um contraceptivo de reserva e não deve ser usada como método contraceptivo regular, portanto, tomá-la mais cedo não tem efeito. É muito importante saber que este medicamento só funciona quando administrado após sexo com penetração.

Importante destacar; as pílulas do dia seguinte não interrompem uma gravidez que foi implantada, elas atuam principalmente retardando ou prevenindo a ovulação. Além disso, a pílula do dia seguinte pode falhar, mesmo quando usada corretamente, e não oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Quanto mais próxima a dose após uma relação sexual de risco, maior será a eficácia das pílulas. Portanto, a recomendação é tomar a pílula do dia seguinte o mais rápido possível, após a relação sexual desprotegida, em até 72 horas.

Consumir muito a pílula do dia seguinte ou pílula de emergência, pode causar sangramento prolongado no ciclo menstrual e até anemia, só se recomenda tomar duas ou três vezes ao ano e não mais, pois contém um alto grau de hormônios que desestabilizam o ciclo menstrual.

Os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte geralmente duram apenas alguns dias e podem incluir os seguintes: náuseas ou vômitos, tontura, fadiga, dor na região inferior do abdômen ou aumento da sensibilidade mamária. Depois de tomar a pílula, o ciclo menstrual é alterado e manchas ocorrem dias depois. Porém, é algo temporário que não tem importância, embora não deva se estender por mais de uma semana, caso contrário, você deve procurar atendimento médico.

O que devo fazer?

  • Não faça sexo antes de iniciar outro método anticoncepcional. A pílula do dia seguinte não oferece proteção duradoura contra a gravidez. Se você tiver relações sexuais desprotegidas nos dias e semanas após tomar a pílula do dia seguinte, corre o risco de engravidar. Certifique-se de iniciar ou retomar o uso de métodos anticonceptivos.
  • Usar a pílula do dia seguinte pode atrasar sua menstruação por até uma semana. Se você perder seu período dentro de três a quatro semanas após tomar a pílula do dia seguinte, faça um teste de gravidez.

*Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.

Têm dúvidas?

Como fica o ciclo menstrual depois de tomar a pílula do dia seguinte?

  • Homepage
  • Pergunte Ao Especialista
  • Pilula Do Dia Seguinte Descontrola A Menstruação? Me Ajudem Por Favor

2 respostas

Pilula do dia seguinte descontrola a menstruação? Me ajudem por favor

Alterações no volume, duração ou data esperada do fluxo menstrual podem acontecer, além de pequenos sangramentos de escape. A maioria das mulheres terá seu próximo período menstrual seguinte na data esperada ou mais cedo. Em geral, o fluxo menstrual será semelhante ao habitual, porém em alguns casos, o fluxo poderá ser maior ou menor. Os padrões de menstruação podem ser irregulares entre as mulheres que fizeram uso da medicação. A maioria das mulheres terá sua menstruação ocorrendo dentro do prazo previsto. Em 5% dos casos, pode ocorrer atraso superior a 7 dias. Em casos de atraso menstrual superior a uma semana, deve-se considerar a possibilidade de ocorrência de gravidez. A pílula do dia seguinte falha em 25% dos casos em que é utilizada como único método contraceptivo. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Como fica o ciclo menstrual depois de tomar a pílula do dia seguinte?

Olá. Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associada a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.
A pílula do dia seguinte serve para evitar ou retardar a ovulação. Se você já ovulou, a pilula do dia seguinte não terá qualquer função e não irá prevenir uma gravidez.
A pílula do dia seguinte é uma contracepção de emergência, isto é, deve ser usada até 3 a 5 dias da relação desprotegida quando nada mais tem a se fazer para evitar uma gravidez. Tem uma eficácia de apenas 80%. Qualquer outro método anticoncepcional hormonal corretamente usado tem eficácia superior a 99%.
Não corra o risco de uma gravidez indesejada. Discuta com o seu médico a sua anticoncepção efetiva.
A pílula do dia seguinte pode provocar irregularidade menstrual.
Faça um teste de gravidez.

Nossos especialistas responderam a 2556 perguntas sobre Depo-Provera 150 Mg

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Como vem a menstruação depois da pílula do dia seguinte?

Como fica a menstruação após usar a pílula do dia seguinte? A maioria das mulheres não irá notar nenhuma diferença na menstruação após o uso da pílula do dia seguinte. Não é esperado que você sangre (menstrue) após usar a pílula do dia seguinte. Em cerca de 15% das mulheres a menstruação poderá antecipar em até 7 dias.

Qual a cor da menstruação depois da pílula do dia seguinte?

Cor da menstruação preta Dessa forma, os sangramentos mais escuros podem acontecer por diversos motivos, desde uso de anticoncepcional, pílula do dia seguinte, proximidade da menopausa, gravidez… Se não vem acompanhado de outros sintomas, geralmente não representa um problema.

É normal a menstruação vir pouca Depois de tomar pílula do dia seguinte?

Sim. A pílula do dia seguinte pode adiantar e reduzir a menstruação. A pílula do dia seguinte contém hormônios que irá desregular o ciclo menstrual habitual da mulher.

É possível engravidar depois de ter tomado a pílula do dia seguinte e ter menstruado?

As chances de engravidar se tomar a pílula do dia seguinte menstruada são praticamente nulas. Em primeiro lugar, porque a pílula do dia seguinte tem uma eficácia de até 98% na prevenção da gravidez, quando tomada nas 24 horas seguintes à relação.