Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Primeiramente, o que é um inversor de frequência?

É um dispositivo que tem como objetivo, alterar a frequência de uma rede de corrente alternada. No Brasil, essa frequência é entregue em 60hz. O inversor tem a capacidade de diminuir ou aumentar essa oscilação.

O inversor é usado em motores trifásicos, muito comum em ambientes industriais, para aumentar ou diminuir a velocidade e torque de trabalho. Mas antes de prosseguirmos, vamos entender como um motor trifásico funciona.

            Motores trifásicos

Os motores trifásicos trabalham a partir do princípio de indução magnética.

Sabemos que todo condutor de energia elétrica, quando acionados, produzem um campo eletromagnético a sua volta. Os motores trifásicos são constituídos de bobinas de cobre em seu interior, divididos em parte estática e girante.

Essa divisão é popularmente conhecida como Estator e Rotor.

Geralmente a alimentação externa energiza as bobinas da parte estática, e com a interação magnética entre os polos do rotor e estator, transforma energia elétrica em mecânica, e o rotor começa a girar.

Motores trifásicos, são constituídos de 3 bobinas no estator. Estas bobinas, estão com um intervalo de 120º entre si. Quando energizadas, elas produzem um campo girante que atinge uma velocidade que está diretamente ligada a frequência da rede de alimentação.

Em certas ocasiões, a velocidade e torque padrão dos motores trifásicos não são compatíveis com as necessidades dos processos de que fazem parte. E como eles não têm comandos de variação dessas unidades na própria estrutura, os inversores de frequência são utilizados.

            Inversor de frequência

Existem diversos modelos no mercado, e são classificados de acordo com a tensão de entrada que trabalham e os tipos de parametrização que disponibilizam.

Como eles alteram a frequência da energia elétrica, a relação com a tensão também é modificada, isso pode causar uma alteração de torque no motor.

A partir desse conceito, os inversores de dividem em duas categorias:

  • Inversores escalares
  • Inversores vetoriais

O primeiro deles é responsável por manter o torque do motor constante no aumento da velocidade, equilibrando a relação entre tensão/frequência.

Já os inversores vetoriais, trabalham de uma forma mais complexa, pois desempenham a função de equilíbrio entre a tensão e frequência em baixas rotações, o que aumenta a dificuldade de manter a linearidade do torque, por conta da curva de rendimento do motor.

            Construção dos Inversores

Os inversores no geral acompanham a mesma base de componentes, alterando a sequência de interação e acrescentando outros componentes de acordo com suas funções:

  • Retificador
  • Inversor de potencia
  • Controle
  • Proteção contra surtos
  • Proteção interna
  • Driver
  • Auto-boost
  • Programação
  • Interface
  • Controle

No site da KMA Brasil, você encontra diversos modelos de inversores de uma das marcas mais conceituadas no mercado global, WEG. Confira alguns modelos:

  • Inversor CFW300 0.25CV 220V TRIFÁSICO
  • Inversor CFW300 0.5CV 127V TRIFÁSICO
  • Inversor CFW300 0.5CV 220V TRIFÁSICO
  • Inversor CFW300 1 CV 127V TRIFÁSICO
  • Inversor CFW300 2 CV 220V TRIFÁSICO
  • Inversor CFW300 3CV 220V TRIFÁSICO
  • Inversor CFW300 5 CV 220V TRIFÁSICO

Acompanhe nosso blog para estar sempre atualizado, entre em nosso site. Clique aqui

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede. 

Como funciona um motor trifásico?

Os motores de indução trifásicos possuem alta eficiência, baixo custo, robustez e um sistema de distribuição de energia feito em corrente alternada (CA). 

Por isso, o motor trifásico pode ser utilizado para diversas funções e pode ser facilmente encontrado na indústria. 

A velocidade do motor trifásico é constante, variando em função de cargas acopladas e na utilização do inversor de frequência. 

O aparelho funciona com base no campo magnético girante, que surge quando um sistema de alimentação de corrente alternada é aplicado em pólos defasados de 120° entre si.

A velocidade de rotação do motor trifásico é relacionada com a velocidade gerada pelo campo magnético girante. Essa velocidade é chamada de síncrona, devido ao número de pólos do motor e da frequência da rede a qual está ligado. 

Como funciona o inversor de frequência?

Como já mencionado, o inversor de frequência é um dispositivo eletrônico cuja função é variar a rotação de um motor trifásico por meio da mudança de frequência que ele proporciona em seus contatos de saída. Por isso, é possível alterar facilmente a velocidade que o motor irá trabalhar. 

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Fora de estoque

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Fora de estoque

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Fora de estoque

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

A frequência oferecida pela rede estipula a velocidade síncrona do campo elétrico onde o motor trabalha. Por sua vez, o inversor de frequência atua mudando a frequência na entrada do motor. Se a frequência for maior, consequentemente a velocidade do motor também será maior, mas se a frequência for menor, a velocidade também será menor. 

Usar um inversor de frequência pode causar diversos benefícios, como explorar o funcionamento do motor e condições não descritas nas suas características construtivas, por exemplo.

Além disso, você terá mais flexibilidade de velocidade com segurança e precisão. É possível controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, aceleração suave por meio de programação, frenagem direta no motor sem necessidade de freios mecânicos e diversas outras maneiras de programação de velocidade, dependendo das suas necessidades. 

Confira outras vantagens do inversor de frequência:

  • Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos
  • Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais 
  • Instalação simples 
  • Diminuição de choques mecânicos na partida do motor 
  • Precisão e processos 
  • Menos intervenção humana
  • Economia de energia elétrica e maior durabilidade de engrenagens, polias e outros componentes mecânicos

Na MP Automação você encontra motores elétricos trifásicos e invesores de frequência de qualidade e confiança. Solicite um orçamento com um de nossos especialistas!

Entrar

Como funciona um inversor de frequência trifásico?

Inversor de frequência é um aparelho eletrônico com a função de controlar a velocidade de um motor elétrico trifásico. Esse tipo de controlador aciona um motor elétrico e promove a variação da frequência e da tensão que é fornecida a esse motor, dominando a sua velocidade e a potência consumida.

Qual o funcionamento do inversor de frequência?

O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, por uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.

Qual é o tipo de corrente elétrica gerada na saída de um inversor de frequência?

É um dispositivo que transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável controlando a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede.

Onde se usa inversor de frequência?

Os inversores de frequência podem ser utilizados em diferentes aplicações. No ramo industrial, esses dispositivos são usados em maquinários como esteiras transportadoras e rotuladoras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.