Como identificar o tipo de mancha na pele?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Como identificar o tipo de mancha na pele?

Foto: gettyimages

No Brasil, o número de pessoas que não aplica protetor solar diariamente é de 72, 5%, o que corresponde a quase 3/4 da população, segundo pesquisa cientifica do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele. De acordo com a pesquisa, em 2016, o percentual era de 65%, em 2015 foi de 53% e em 2014 de 57%.  Mesmo com a comprovação de que o sol pode ser um dos principais implicadores no surgimento e desenvolvimento de manchas na pele, o costume de se proteger contra os raios solares ainda não atingiu níveis satisfatórios dentre os brasileiros.

Assim como o sol, outros fatores como o envelhecimento, alergias, predisposição genética, alterações hormonais, e hiperpigmentação após inflamações são alguns dos principais fatores que podem influenciar na piora ou no aparecimento de manchas na pele. Algumas manchas podem afetar somente a estética dos pacientes, outras podem ser sinais de doenças subjacentes. De acordo com a dermatologista Monalisy Rodrigues, os principais tipos de manchas na pele se dividem entre as cores marrom, preta, branca, roxa e vermelha. 
As manchas marrons abrangem condições como a melanose ou mancha senil (possui ligação direta com o excesso da luz solar e aparece com maior frequência no dorso das mãos, colo e costas), fitofotodermatose (queimadura resultante da reação de um componente químico presente em frutas cítricas com o sol), e o melasma (com maior incidência durante a gravidez ou em mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional, este tipo de mancha pode estar relacionado a fatores genéticos, hormonais e ao sol).

Dentre as manchas pretas podemos identificar o nevo, nevo melanocítico congênito e a queratose seborreica escura. Os nevos se traduzem em pequenas pintas ou manchas de formato arredondado e regular, que podem ser planas ou elevadas, aparecendo nas primeiras décadas de vida de quase todas as pessoas.  As queratoses ou ceratoses seborreicas são lesões de bordas irregulares, sobrelevadas e altas, com um aspecto verrucoso e superfície áspera, que pode se destacar ou descolar em decorrência de pequenos traumas.  Estes três primeiros tipos de manchas pretas não possuem caráter maligno, por isso, a retirada das mesmas depende dos anseios dos pacientes.

+ 4 problemas que o celular pode causar a sua pele
+ Descubra quais alimentos deixam sua pele mais jovem ou mais velha
+ Oito erros que podem detonar sua pele nos dias frios do inverno

As manchas brancas abrangem a leucodermia solar ou sardas brancas, pitiríase versicolor ou pano branco (micose de praia) e o vitiligo.  A leucodermia solar ou gutata, são pequenas manchas esbranquiçadas na pele, com tamanho entre 1 a 10 mm, sendo causadas pela exposição excessiva aos raios ultravioleta. Já a pitiríase versicolor ou micose de praia é uma infecção de origem fúngica, que interfere na pigmentação normal da pele e acaba por gerar pequenas manchas espalhadas pelo corpo. Por último, o vitiligo é uma doença com uma possível origem genética, mas que ainda não tem suas causas definidas. A doença leva ao aparecimento de manchas brancas na pele, principalmente, em locais como os órgãos genitais, cotovelos, joelhos, rosto, pés e mãos.

No grupo das manchas roxas se encontram os hematomas (causados por pequenos traumas, batidas ou topadas em objetos, que provocam o rompimento de vasos sanguíneos da pele) e a purpura senil, que são petéquias, equimoses, ou hematomas, que aparecem no dorso, punhos, antebraços ou das mãos, em decorrência do afinamento da pele, sendo comum em pessoas idosas.

Ainda existem os nevos rubi ou pintas de sangue que se enquadram no grupo de manchas vermelhas.  De origem genética, essas pintas são um agrupamento de pequenos vasos sanguíneos dilatados na superfície da pele. Este tipo de mancha não é maligno, porém o paciente pode optar pela retirada por motivos estéticos.

Por fim, a dermatologista aconselha que todas as manchas sejam examinadas por um dermatologista regularmente para assegurar a saúde da pele ou o diagnóstico e tratamento precoce de alguma patologia.

As manchas na pele são sempre muito incômodas. Elas podem ter a coloração mais escura, amarronzada, vermelha, branca ou até vir a mudar de cor com o tempo. Dependendo de suas características, essas marcas acabam recebendo vários nomes - melasma, efélides, rosácea, etc - e para cada um desses casos existe um tratamento e uma rotina de cuidados bastante específica. Pensando nisso, o DermaClub fez um apanhado sobre o assunto, esclarecendo os tipos, tonalidades, como clarear e prevenir manchas na pele do rosto e do corpo. Confira e tire suas dúvidas!

1. O que são manchas? Como surgem?

Manchas na pele são aquelas marcas pigmentadas, sem formato específico, que podem ser escuras, claras ou apresentar colorações diferentes. A principal causa das manchas escuras na pele, amarronzadas, por exemplo, é a alta produção de melanina, que ocorre através da exposição solar demasiada, alteração hormonal ou alguma inflamação local, como a foliculite, por exemplo. Já aquelas que são vermelhas, esbranquiçadas ou mudam de coloração ao longo da vida, possuem causas e motivos diferentes.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2. Quais são os tipos de manchas?

2. 1. Melanoses ou manchas senis

As melanoses são manchas escuras na pele, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol. Elas mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), este tipo de mancha costuma surgir no colo, nas costas e no dorso das mãos. 

2. 2. Sardas 

As efélides, conhecidas como sardas, manifestam-se na face de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara após exposição excessiva ao sol.

2. 3. Melasma

O melasma normalmente surge após a gravidez, uso de pílula ou exposição ao sol e acontece nas regiões mais expostas da pele: nas maçãs do rosto, buço e testa.

Produtos relacionados

2. 4. Manchas de acne

Aparecem depois do processo inflamatório da acne. No início, elas se caracterizam como manchas vermelhas na pele que podem se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar.

Produtos relacionados

2. 5. Leucodermias ou acromias

É uma mancha branca na pele causada pela diminuição e ausência de melanina. É muito comum em casos de albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor - conhecida como pano branco.

2. 6. Dermatite (seborreica, atópica, de contato)

São manchas vermelhas, escamosas e que causam muita coceira. Elas podem surgir no corpo inteiro, dependendo do seu tipo.

Produtos relacionados

2. 7. Psoríase

São placas vermelhas com descamação na pele que podem surgir no joelho, cotovelo, unhas e em locais que sofrem muito atrito, como axila e virilha.

2. 8. Rosácea

Também formada por manchas vermelhas no rosto - na região da bochecha, nariz, testa e queixo - e, geralmente, se manifesta em pessoas de pele mais clara, com tendência à oleosidade e sensibilidade.

Produtos relacionados

2. 9. Câncer de pele

São lesões cancerígenas na pele podem se desenvolver de várias formas, tamanhos e tonalidades, inclusive avermelhadas. São formadas manchas pequenas principalmente em áreas mais expostas ao sol e também podem ser caracterizadas com o aumento lento do tamanho e sangramentos ocasionais.

3. Quais cores as manchas na pele podem ter?

3. 1. Escuras e amarronzadas:

- Melasma;
- Manchas de acne;
- Sardas;
- Melanoses ou manchas senis.

3. 2. Vermelhas e rosadas:

- Dermatite seborreica, atópica e de contato;
- Psoríase;
- Câncer de pele - no estágio inicial;
- Rosácea.

3. 3. Brancas e amareladas:

- Micose;
- Pano branco;
- Vitiligo.

3. 4. Pode mudar de cor:

- Câncer de pele - melanoma.

4. Mapa das manchas: onde cada uma pode aparecer

4. 1. No rosto, pescoço e colo:

- Melasma;
- Manchas de acne;
- Sardas.
- Câncer de pele
- Rosácea.

4. 2. Nos braços e mãos:

- Melanoses ou manchas senis;
- Câncer de pele;
- Micose;
- Psoríase;
- Dermatite.

4. 3. No tronco e nas costas:

- Dermatite seborreica, atópica e de contato;
- Psoríase.

4. 4. Nas penas e nos pés:

- Melasma;
- Dermatite.

4.5. Pode ocorrer em várias partes do corpo

- Vitiligo;
- Psoríase;
- Dermatite.

5. Qual o melhor tratamento para manchas escuras?

5.1. Produtos e ativos despigmentantes

  • - Creme com ativos despigmentantes
  • - Esfoliante (usar semanalmente)
  • - Protetor solar solar
  • - Ácido ferúlico
  • - Niacinamida
  • - Vitamina C
  • - Phe-resorcinol
  • - Ácido tranexâmico

5.2. Procedimentos clínicos

- Peeling químico e físico;
- Laser;
- Luz pulsada;
- Microagulhamento;

6. Rotina de cuidados simples para quem tem manchas escuras na pele

De manhã:

  1. 1º passo) Lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele ;
  2. 2º passo) Use um creme com ativos clareadores e antioxidantes, como a vitamina C;
  3. 3º passo) Aplique uma camada de filtro solar com cor para uniformizar o tom de pele e proteger a região do escurecimento das manchas e formação de novas marcas.

À noite:

  1. 1º passo) Remova a maquiagem e todos os resíduos com solução micelar;
  2. 2º passo) Mais uma vez, lave o seu rosto com o seu sabonete de preferência;
  3. 3º passo) Antes de dormir, use um tratamento com ativos clareadores.

7. Como prevenir o aparecimento de manchas na pele?

  • 7. 1. Uso diário do filtro solar e do antioxidante

No caso de manchas mais escuras e amarronzadas que surgem com a alta exposição solar.

  • 7. 2. Uso de um hidratante para a pele sensível e seca + água termal

Para quem possui dermatite, psoríase e rosácea.

  • 7. 3. Antifúngicos

Para as manchas brancas de micose.

No caso do vitiligo: não é possível evitar, já que se trata de uma doença de predisposição genética. Por outro lado, o problema possui métodos de controle e existem diversos tratamentos que minimizam os traumas e machucados, reduzindo o surgimento de novas manchas, como o uso de corticoides orais e tópicos, imunomoduladores, fototerapia e até alguns lasers, para estimular a repigmentação

8. Mitos e verdades sobre manchas

8.1. A pele negra e morena mancha com mais facilidade.

Verdade! Isso acontece por que a pele mais escura possui uma maior quantidade de melanina comparada aos caucasianos, a proteína que dá cor à pele negra é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. Sendo assim, qualquer processo inflamatório ou irritação na pele pode promover seu escurecimento.

8.2. O melasma tem cura.

Mito. Na verdade, ainda não encontraram uma cura certa para as manchas escuras de melasma, porém, existe uma variedade de ativos, tratamentos e medicamentos capazes de clarear essas marcas o máximo possível, como cremes à base de ácido retinóico, glicólico ou tranexâmico, além de procedimentos clínicos com peelings clareadores, lasers e indução percutânea de colágeno com agulhas (IPCA).

8.3. A depilação a laser pode manchar a pele.

Verdade. Quando o paciente com a pele mais morena, escura ou bronzeada vai fazer esse tipo de depilação, o laser acaba confundindo o pelo com a camada cutânea, podendo atingir o pigmento da pele, causando uma queimadura. Essa lesão gera uma inflamação que estimula a produção de melanina, o que causa o aparecimento manchas.

Quais tipos de manchas na pele que devo me preocupar?

Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...

Como identificar manchas na pele?

Essas manchas são classificadas de duas formas: > Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.

O que é uma mancha marrom na pele?

Manchas marrons Melanose – ela está diretamente ligada ao sol e aparece mais no dorso das mãos, colo e costas, que são áreas de muita exposição solar. Muitas pessoas acham que é mancha de idade, mas é o acúmulo do sol. Um dos tratamentos é o laser de luz pulsada. E atenção: Não vira câncer!

Quais os tipos de doenças que causam manchas na pele?

Veja abaixo:.
7 Doenças de pele que causam manchas..
1 – Melasma. ... .
2 – Dermatite. ... .
3 – Psoríase. ... .
4 – Melanoma. ... .
5 – Acne. ... .
6 – Vitiligo. ... .
7 – Micose..