Como melhorar o treinamento na empresa

6 minutos para ler

O treinamento e capacitação de funcionários se tornou fundamental para que a transformação digital de uma empresa aconteça na prática e leve a resultados efetivos. As organizações sentem maior necessidade de adotar estratégias de qualificação que dialoguem com o ambiente de cultura digital em que vivemos, a fim de que a empresa se torne inovadora e avance em meio a um cenário cada dia mais transformador e disruptivo.

Nesse contexto, promover o treinamento dos colaboradores demanda conhecimento da equipe, alinhamento da capacitação à estratégia digital do negócio, engajamento dos gestores e altas lideranças, além do compartilhamento dos conhecimentos adquiridos e constante atualização.

Preparamos este conteúdo com 7 dicas para você implementar um projeto de qualificação na empresa. Confira os benefícios e nossas sugestões.

Os colaboradores capacitados tendem a melhorar a produtividade, tanto individualmente (com o estímulo direto aos seus talentos) quanto coletivamente (fortalecimento da equipe). O treinamento permite que os profissionais minimizem erros, reduzindo também os custos para a organização.

Além disso, ao se levar em conta o cenário de digitalização do mercado, a qualificação renova as habilidades técnicas dos profissionais para atuarem com novas tecnologias e incorporarem a inovação a um mindset digital. Isso naturalmente se reflete na cultura da empresa, que também tende a ficar mais inovadora.

Ademais, outro benefício direto do treinamento e capacitação de funcionários é o sentimento de valorização que o colaborador passa a ter. Ele entende que a empresa o valoriza e continua engajado na produtividade de seu trabalho e nas metas e objetivos do negócio. Esse fator também auxilia na retenção de talentos, fortalecendo os times com equipes multidisciplinares e reduzindo custos com novas contratações.

Dicas para realizar treinamento e capacitação de funcionários

Agora, veja 7 dicas para realizar um treinamento adequado dentro da companhia.

1. Conheça a equipe

Antes de criar um formato de treinamento ou escolher o especialista responsável por transmitir determinado conhecimento, o gestor deve conhecer a fundo sua equipe. Quais são as principais dificuldades? Que tipo de desafios relacionados à transformação digital da empresa são percebidos no dia a dia? Que pontos fortes podem ser potencializados dentro daquele time?

É fundamental que essas perguntas guiem a decisão do coordenador de área ou diretor para que as demandas da equipe sejam contempladas no treinamento. Do contrário, uma capacitação inadequada pode gerar tédio, sensação de desvalorização e até mesmo insatisfação com a companhia.

2. Alinhe o treinamento à estratégia digital da empresa

Uma vez que você determinou quais os principais desafios, é hora de alinhá-los à estratégia digital. Se ainda não há uma estratégia definitiva — há empresas que ainda enfrentam algumas barreiras na hora de implementar sua transformação digital — escolha habilidades que você considera necessárias para o futuro da companhia.

O principal desafio nesta etapa de preparação do treinamento é relacionar os gaps dos funcionários com os resultados pretendidos pela empresa. O gestor deve se perguntar: qual nossa meta principal, como time, e o que devemos fazer para alcançá-la? Em seguida, observar se as aptidões da equipe correspondem a essa produção de rendimentos e escolher o melhor treinamento a partir disso.

3. Ofereça oportunidades, não ferramentas

Os colaboradores se sentem mais motivados quando percebem que têm a chance de crescer em suas carreiras a partir do treinamento oferecido. Eles não querem apenas entender uma nova ferramenta, que, inclusive, pode mudar a qualquer momento.

O que está sendo oferecido é uma janela de possibilidades de aprendizado, que pode levar a novas ideias de produtos e serviços, jeitos inovadores de aplicar determinado processo, etc. É desse ponto de vista que se deve partir ao oferecer um treinamento: encarar a criatividade como uma oportunidade de crescimento daquele profissional.

4. Potencialize as habilidades de cada colaborador

Muitos gestores cometem o erro de destinar o mesmo treinamento a todos os colaboradores, ignorando os talentos e habilidades individuais.

Claro que, em algumas circunstâncias, é importante que todos os colaboradores tenham o mesmo conhecimento sobre determinado tema. Em indústrias, por exemplo, treinamentos em segurança do trabalho se aplicam a todos os profissionais.

Aqui, estamos falando daqueles casos em que o funcionário não tem suas potencialidades individuais desenvolvidas e acaba tendo dificuldades, sem ânimo para testar novas ideias ou até mesmo desmotivado com a empresa. O ideal é que o gestor conheça sua equipe a fundo para, junto com a equipe de RH, elevar o potencial de todos os colaboradores ao máximo.

5. Engaje as lideranças

Líderes precisam se conscientizar da importância do exemplo quando se trata de treinamento e capacitação de funcionários. Um líder que participa do treinamento mostra para os subordinados que ele considera aquela qualificação importante, que ele também quer aprender, gerando motivação, e que ele está presente no dia a dia da empresa.

Isso cria uma relação de confiança e de comunicação mais aberta entre lideranças e colaboradores, melhorando inclusive o ambiente corporativo.

6. Escolha o melhor formato de treinamento

Você pode optar por treinamentos presenciais, com especialistas, profissionais de outras áreas, mentores (nesse caso, um profissional da empresa se torna mentor de outro, geralmente mais novo).

Também pode escolher formatos híbridos, nos quais o conhecimento é transmitido por meio de uma plataforma online, por exemplo, e depois são criados grupos de estudo para discussão dos temas abordados.

Outro formato interessante, aplicado em algumas empresas, e o job rotation, isto é, “rodízio de trabalhos”. Um funcionário passa alguns dias exercendo ou acompanhando a função de outro para compreender melhor como funciona aquele departamento.

7. Compartilhe conhecimento

Em segmentos de mercado mais tradicionais, é natural que ainda exista uma mentalidade de competição, e não de cooperação, até mesmo entre colaboradores da mesma empresa. A mentalidade de cooperação deriva desse novo mundo digital em que estamos vivendo, onde as parcerias e os modelos de trabalho ganha-ganha são muito mais valorizados do que a competição predatória.

Nesse sentido, os treinamentos também devem incorporar esse mindset de cooperação. Gestores e profissionais de RH devem estimular as equipes e lideranças a compartilharem seus conhecimentos. Funcionários mais antigos podem treinar novatos, diretores de certos departamentos podem falar sobre suas experiências. O importante é fazer do compartilhamento de informações algo parte da cultura organizacional.

O treinamento e capacitação de funcionários passa a ser encarado como um investimento à medida em que as empresas se tornam cada vez mais conscientes da importância da qualificação digital para seus resultados de venda, relacionamentos com clientes e constante inovação.

Você também pensa assim? Conheça 6 razões para fazer investimento em inovação na sua empresa!

Como podemos melhorar o treinamento?

7 dicas para melhorar o treinamento e desenvolvimento de pessoas. ... .
Identifique as necessidades de sua empresa. ... .
Defina os treinamentos que serão oferecidos. ... .
Trabalhe com um planejamento. ... .
Considere parcerias. ... .
Práticas que podem ser adotadas. ... .
Tenha atenção especial à avaliação dos resultados. ... .
Promova a cultura da inovação..

Como podemos inovar nos treinamentos?

Como inovar na gestão de treinamentos?.
Mapeie as competências..
Otimize a comunicação..
Coloque o colaborador no centro..
Adote estratégias de personalização..
Aposte na gamificação..
Utilize um software de RH..

Que aspectos do treinamento podem ser melhorados?

Muitas vezes, uma das principais razões é o baixo nível de engajamento e performance, aspectos que podem ser melhorados, facilmente, com a oferta de capacitações e treinamentos. Além disso, é possível buscar outras maneiras de envolver ainda mais o time.

Qual a melhor forma de treinar e desenvolver?

Uma forma muito eficaz de desenvolver pessoas de forma eficiente é através do Coaching. Este, tem como objetivo principal o autodesenvolvimento e o autoconhecimento, além de aumentar a performance e produtividade, entre muitos outros benefícios.