Como que fica a barriga de quem tem mioma?

O mioma uterino é um crescimento anormal que surge na parte externa e/ou interna do útero. Em alguns casos, os miomas causam sintomas como dor, inchaço do abdômen e menstruação irregular. 

Você suspeita de mioma uterino? Tudo o que você precisa saber está nas próximas linhas do blog da Clínica Lucídio Portella!

Mioma uterino é grave? 

Miomas uterinos são nódulos benignos (não cancerosos) que geralmente aparecem durante a idade fértil da mulher. 

Os miomas são crescimentos compostos predominantemente por fibras musculares e podem variar de tamanho, aparecendo em qualquer região do útero.

Os tipos de miomas uterinos são:

  • Miomas intramurais: se desenvolvem na região externa do útero.
  • Miomas subserosos: se desenvolvem na parede do útero.
  • Miomas submucosos: se desenvolvem na parte central do útero, próximo ao endométrio. 

Os miomas uterinos não estão associados a um risco aumentado de câncer uterino e quase nunca evoluem para um tumor. 

O que causa o mioma uterino?

Os miomas uterinos não surgem devido a uma única causa específica. Acredita-se que o aparecimento dos miomas está relacionado à exposição aos hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio.

O estrogênio e a progesterona são os hormônios produzidos pelos ovários . Eles fazem com que o revestimento uterino se regenere durante cada ciclo menstrual e podem estimular o crescimento dos miomas.

Além disso, o histórico familiar também aumenta o risco de desenvolvimento dos miomas. Se uma parente próxima como mãe ou irmã tem histórico da condição, é possível desenvolvê-la também. 

A gravidez também é um período em que a produção de estrogênio e progesterona estão mais altos, podendo assim, ser um fator de risco para o desenvolvimento dos miomas uterinos.  

Quais são os sintomas dos miomas?

Os sintomas do mioma uterino variam conforme o número de miomas, sua localização e tamanho. Por exemplo, os miomas próximos ao endométrio podem causar menstruações irregulares, fluxos intensos, dor pélvica e dificuldade para engravidar.

Miomas uterinos menores podem ser assintomáticos. Em geral, os sintomas dos miomas incluem:  

  • Menstruação irregular;
  • Menstruação prolongada;
  • Fluxo menstrual intenso;
  • Dor pélvica;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Cólicas intensas;
  • Inchaço ou aumento do volume abdominal;
  • Aumento da micção;
  • Prisão de ventre;
  • Dificuldade para engravidar. 

Durante a gestação, os miomas também podem provocar complicações como aborto espontâneo, parto prematuro e até mesmo problemas durante o parto normal. 

Quando é preciso tirar o mioma uterino?

Em alguns casos, conforme avaliação médica, é necessário realizar a retirada dos miomas através de cirurgia, especialmente se a paciente apresenta complicações decorrentes do problema, como dor ou ciclos menstruais irregulares.

No entanto, a cirurgia para remoção dos miomas pode causar complicações futuras caso a mulher deseje engravidar. Por isso, é muito importante discutir as opções de tratamento com seu médico. 

Em outros casos o tratamento dos miomas pode ser feito apenas com acompanhamento clínico e medicamentos.

Como os miomas são diagnosticados?

O diagnóstico do mioma uterino é feito com base nos sintomas relatados pela paciente, no exame ginecológico e exames de imagem complementares de ultrassonografia ou ressonância magnética. 

  • Ultrassonografia transvaginal. O aparelho usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens de alta qualidade do útero em uma tela, em tempo real. Isso permite a análise das estruturas externas e internas do útero, facilitando a detecção dos miomas, seu tamanho e localização. 
  • Ressonância Magnética. O exame produz imagens detalhadas do útero e é usado para complementar o diagnóstico da ultrassonografia, quando necessário.

Onde fazer exames de imagem em Teresina?

Na Clínica Lucídio Portella você conta com uma equipe médica experiente e equipamentos de última geração para realizar seus exames de imagem.

Você também dispõe de médicos em diversas especialidades e exames laboratoriais para cuidar da sua saúde, tudo em um só lugar.

Entre em contato e agende sua consulta clicando aqui. Se preferir, marque pelo fixo e whatsapp: (86) 3221-3062.

 

Dr. Gerson Luis Medina Prado

CRM/PI 2.687 RQE 738

Dr Gerson Luis Medina Prado é membro da equipe da Clínica Lucídio Portella. Conclui sua graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, UFPI. Possui especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e doutorado em Radiologia pela Hirosaki University School of Medicine. É membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia. Realizou curso de Atualização em Procedimentos em Mama pelo Hospital do Câncer – AC Camargo “Corresponding Member” da RSNA/ Radiological Society of North America “Corresponding Member” da JRS/ Japan Radiological Society Médico

Como fica a barriga de uma mulher que tem mioma?

O mioma pode aumentar o volume do seu abdômen e deixar a sua barriga dura. Ter miomas não é igual a cirurgia e não se opera miomas apenas pelo tamanho. Os miomas podem ser classificados em submucoso ou dentro da cavidade uterina, intramural ou dentro do muculo do útero ou subseroso ou para fora do útero.

Quem tem mioma senti o quê?

Como já dito, algumas mulheres não apresentam os sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade de miomas e da localização, é possível apresentar sintomas como sangramento uterino anormal, pressão na bexiga, dor no abdômen, dor lombar, dificuldade para engravidar e dor pélvica com hemorragia.

Quem tem mioma sente peso na barriga?

Sensação de pressão na barriga A presença de miomas na cavidade abdominal pode causar a sensação de pressão na parte de baixo do abdômen devido ao tamanho que podem alcançar, podendo causar compressão da bexiga, reto e/ ou nervos da região.

Quem tem mioma pode inchar a barriga?

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.