Como saber se o cordao é de ouro

O ouro falso possui menos de 10 quilates. Leve sua jóia a um joalheiro para descobrir precisamente a veracidade de seu material. Se você quiser verificar por si mesmo, eis uma lista de testes para descobrir se o ouro é verdadeiro.

Como saber se o cordao é de ouro

Como saber se o cordao é de ouro

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliação. Contacte-nos!

Como saber se o cordao é de ouro

A New Greenfil está sedediada em Lisboa, Portugal, todas as análises a metais ou pedras preciosas têm de ser realizadas na nossa Sede em Lisboa.

Agende agora mesmo a sua visita!

Visite-nos em: Rua Arco Marquês do Alegrete 4, Escritório 3.2, 1100-034 Lisboa. Horário: Segunda a Sexta-Feira das 9h às 13h e das 14h às 18:30.

Inspeção visual

A primeira coisa a fazer para verificar se o ouro é "verdadeiro" é observá-lo. Procure por sinais particulares que possam indicar se o material é verdadeiro.

Como saber se o cordao é de ouro

Procure marcas oficiais na peça. Uma contrastaria indicará a pureza dele (10K, 14K, 18K, 22K ou 24K). Tudo menos de 10K não é considerado ouro verdadeiro. Uma lupa facilitará este processo.

Um pedaço mais velho pode não ter uma marca visível devido a desgastes. Muitas vezes, o ouro falso exibe uma marca que parece autêntica, nesta situação é necessária extrema atenção na análise e recurso a mais testes de despitagem..

Como saber se o cordao é de ouro

2. Procure por descolorações notáveis.

É importante procurar descoloração em áreas que demonstrem fricção constante (tipicamente ao redor de bordas).

Você provavelmente possui um artigo que é apenas folheado a ouro caso o material esteja se desgastando e demonstre um metal diferente abaixo dele.

Teste da mordida

Como saber se o cordao é de ouro

Nós todos já vimos um filme em que um prospector morde um pedaço de ouro para testá-lo. Também vimos atletas olímpicos morderem a medalha de “ouro” ao recebê-la. A utilidade dessa última atitude, porém, é desconhecida.

1. Morda o ouro com pressão moderada.

Como saber se o cordao é de ouro

2. Examine as marcas deixadas no material. Na teoria, ouro real exibirá as marcas de seus dentes; marcas mais profundas indicam ouro mais puro.

Este teste normalmente não é recomendável, visto que você pode danificar os dentes. Sem mencionar que o chumbo é mais macio do que ouro e peças folheadas a ouro poderão parecer reais ao serem mordidas.

Teste do íman

Este é um teste fácil, mas não é algo garantido ou infalível. Algo fraco como um íman de frigorífico não será útil, mas ímans mais fortes encontrados em lojas especializadas e em objetos comuns como trancas de bolsas femininas, brinquedos infantis ou discos rígidos antigos serão fortes o suficiente para a realização do teste.

Como saber se o cordao é de ouro

1. Posicione o íman acima do objeto. O ouro não é um metal magnético, portanto ele é falso sempre que for atraído pelo íman. Entretanto, a falta de reações nem sempre indica a consistência do material, pois metais não-magnéticos são utilizados na falsificação de jóias.

Teste de densidade

Existem poucos metais mais densos que o ouro. A densidade do ouro puro de 24K é cerca de 19.3 g/ml, o valor mais alto entre a maioria dos outros metais. Medir a densidade de seus objetos pode ajudá-lo a determinar se o ouro é real. Em regra geral, quanto maior a densidade, mais puro é o ouro. Certifique-se ao realizar o teste em jóias que não possuam gemas. Veja os avisos abaixo para mais informações importantes acerca do teste de densidade.

Como saber se o cordao é de ouro

1. Pese o ouro. Um joalheiro normalmente pode fazer isso gratuitamente caso você não tenha uma balança.

Como saber se o cordao é de ouro

2. Encha um frasco com água.

Um frasco com marcações de mililitros no lado é útil, visto que isso pode facilitar as medidas para o teste.
Não importa quanta água você use desde que o frasco não se encha completamente. O nível da água subirá assim que o ouro for imerso nela.
Também é importante anotar a exata quantidade do nível de água antes e depois da imersão.

3. Coloque o ouro no frasco. Anote o novo nível de água e calcule a diferença entre esses dois números em mililitros.

4. Use a seguinte fórmula para calcular a densidade: Densidade = deslocamento entre massa/volume. Um resultado próximo de 19 g/ml indica ouro real ou um material com densidade semelhante. Eis um cálculo de exemplo:

Seu objeto de ouro pesa 38 g e desloca 2 mililitros de água. Usando a fórmula de [massa (38g)]/[deslocamento de volume (2 ml)], seu resultado seria de 19 g/ml, algo muito próximo à densidade do ouro. 

Mantenha em mente que diferentes níveis de pureza terão diferentes resultados por g/ml:
14K – 12.9 a 14.6 g/ml
18K amarelo – 15.2 a 15.9 g/ml
18K branco – 14.7 a 16.9 g/ml
22K – 17,7 a 17,8 g/ml

Teste do prato cerâmico

Este é um método fácil para descobrir a autenticidade do ouro. Mantenha em mente que a sua peça poderá ficar arranhada.

Como saber se o cordao é de ouro

1. Encontre um prato cerâmico não vidrado. É possível comprar uma peça deste género em quase todas as lojas de artigos domésticos.

Como saber se o cordao é de ouro

2. Arraste o objeto pela superfície do prato. Uma mancha preta indica que o ouro não é real, enquanto que uma mancha dourada indica a genuinidade do objeto.

Teste do ácido nítrico

É daqui que nasceu o termo “teste ácido”, e é um método espetacular de testagem. Porém, devido às dificuldades relativas à aquisição do ácido e aos riscos de segurança inerentes à prática, é melhor deixar este teste para o joalheiro profissional .

Como saber se o cordao é de ouro

1. Posicione o pedaço de ouro sobre um pequeno recipiente de aço inoxidável.

Como saber se o cordao é de ouro

2. Coloque uma gota de ácido nítrico sobre o ouro e observe qualquer reação.

Uma reação verde indica que seu objeto é um metal base ou folheado a ouro.

Como saber se o cordao é de ouro

Uma reação da "cor do leite" indicaria um material de prata folheado a ouro.

Como saber se o cordao é de ouro

Se não houver reação, então é provável que você esteja lidando com ouro real.

Como saber se o cordao é de ouro

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Como saber se cordão é ouro ou não?

então, vamos lá ao passo à passo:.
Limpe bem a joia com uma flanela..
Aplique duas ou três gotas de vinagre..
Observe a cor da peça..
Se a joia não mudar de cor significa que é de ouro, pois o metal nobre não oxida..
Se tiver uma reação e sua peça começar a mudar de cor, então provavelmente ela não é de ouro..

Como identificar um cordão de ouro 18K?

Você pode testar a pureza fazendo o teste de ácido nítrico, também conhecido como toque ácido ou teste de toque. Este método é usado porque o ouro 750 (18K) não reage a esta substância. Dessa forma, basta raspar a joia em algo, como uma pedra, e depois colocar o ácido nítrico nela.

Qual o produto para testar ouro?

Teste seu objeto de ouro usando base de maquiagem líquida. Pressione seu item de metal nessa base e esfregue. Ouro puro de verdade vai deixar uma linha na maquiagem. Caso a linha não apareça, o objeto é banhado a ouro, ou feito de outro metal.

Como saber se o anel é de ouro com gelo?

Mergulhe o anel numa bacia com água Um anel de ouro possui uma boa densidade. Isso quer dizer que a peça afundará se colocada em um recipiente com água. Se boiar, fique certa de que se trata de um anel fajuto.