Como saber se uma oração é subordinada adjetiva restritiva?

As subordinadas adjetivas restritivas e explicativas se distinguem através de alguns aspectos. Seja esperto (a) e conheça-os em apenas um clique!

Como saber se uma oração é subordinada adjetiva restritiva?

As orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas se caracterizam por aspectos distintos

Falar sobre as orações subordinadas adjetivas já não mais representa para nós algo inédito, visto que, por meio do texto “Orações subordinadas adjetivas”,  tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais das características que a elas podemos atribuir.

Pois bem, convidamos você a ampliar seu conhecimento ainda mais sobre aqueles assuntos que a gramática nos traz, sabe? Claro que você sabe, pois todos eles são de fundamental importância para nós. Então, mãos à obra! A partir de agora conheceremos as duas classificações das orações subordinadas adjetivas: as restritivas e asexplicativas.

Como saber se uma oração é subordinada adjetiva restritiva?

Perceba este exemplo a seguir:

Os alunos que falavam alto estavam perturbando a professora.

Como você pôde perceber, o termo que se encontra em destaque, “que falavam alto”, faz referência

a somente um grupo de alunos, não a todos eles.

Dessa forma, todo esse termo restringe, individualiza, o sentido do termo anterior, que no caso é representado por “alunos”.
Diante dessa razão podemos afirmar que se trata de uma oração adjetiva restritiva, que especifica, restringe, o termo ao qual se refere.

Agora, vamos analisar outro exemplo?

Os alunos, que são esforçados, conseguem obter um bom resultado nas avaliações.

Obviamente que aqui não se trata mais de um grupo específico, mas sim de todos os alunos esforçados, ou seja, todos os alunos possuem essa característica. Nesse sentido, devemos estar atentos a dois aspectos fundamentais: um deles é que o termo que aparece grifado se encontra entre vírgulas, e o outro é que o sentido se refere a um conjunto como um todo.

Por essas razões podemos afirmar que estamos diante de uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Como saber se uma oração é subordinada adjetiva restritiva?

Como saber se a oração é subordinada adjetiva ou substantiva?

Orações Subordinadas

  1. As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. ...
  2. As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. ...
  3. Leia também: Exercícios de orações subordinadas adjetivas.
  4. As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio.

Como classificar as orações subordinadas?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

O que é oração subordinada adjetiva?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.

Qual a oração que tem a função de caracterizar a oração principal *?

Orações subordinadas adjetivas são as orações que têm a função de caracterizar um termo da oração principal, ou seja, funcionam como adjunto adnominal, exercendo a mesma função de um adjetivo.

Quais os tipos de orações subordinadas adjetivas?

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

Quais são as orações subordinadas?

  • Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas. As orações Reduzidas apresentam as seguintes características: Não se iniciam com um pronome relativo. Contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio. De acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio. Exemplos:

Qual a função da oração adjetiva?

  • Os gramáticos destacam também que a oração adjetiva pode, como adjunto adnominal, ligar-se a qualquer termo da oração, cujo núcleo seja um substantivo ou um pronome. Isso abrange: sujeito, complemento nominal, objeto direto e indireto, agente da passiva, adjunto adverbial, aposto e vocativo.

Qual a diferença entre orações restritivas e adjetivas?

  • Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas. Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas.

Como é classificada esta oração?

  • Esta oração é classificada como Oração subordinada ajetiva restritiva, porque restringe o time, ou seja, não se trata de qualquer time, mas sim o time que ganha. 2. (PUC-SP) Considere a palavra destacada neste período: “E há poetas míopes que pensam que é o arrebol”.

Como identificar uma oracao subordinada adjetiva restritiva?

Podem ser classificadas como restritiva ou explicativa, dependendo do tipo de informação que agregam ao enunciado. As restritivas não vêm entre vírgulas e são termos essenciais. As explicativas aparecem entre vírgulas e acrescentam informações e qualidades ao termo anterior.

Como identificar uma oração subordinada adjetiva?

Orações subordinadas adjetivas são as orações que têm a função de caracterizar um termo da oração principal, ou seja, funcionam como adjunto adnominal, exercendo a mesma função de um adjetivo. As orações subordinadas adjetivas são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.).

O que é oração subordinada adjetiva explicativa?

Resumo sobre orações subordinadas adjetivas As orações subordinadas adjetivas atuam como adjunto adnominal de algum termo da oração principal. Elas podem ser explicativas ou restritivas. Dentro dessa classificação, elas podem ser desenvolvidas (verbo conjugado) ou reduzidas (de infinitivo, gerúndio ou particípio).