Como se chama o processo de decomposição?

Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar.

Os decompositores são representados pelos fungos, bactérias e alguns protozoários.

A decomposição é o resultado da ação dos decompositores.

O processo de decomposição consiste na desintegração da matéria orgânica morta (corpos mortos, partes removidas do corpo e fezes), realizada por agentes físicos e biológicos. Durante a decomposição, as moléculas orgânicas complexas são degradadas e transformadas em dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos.

Os decompositores na Cadeia Alimentar

Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar.

Os decompositores entram em ação após a morte dos produtores e dos diversos tipos de consumidores. A biomassa, fezes e excretas (matéria orgânica) desses seres servem de alimento aos fungos e bactérias, de onde eles obtêm nutrientes e energia.

Os seres decompositores e detritívoros alimentam-se da matéria orgânica.

Seres Decompositores x Seres Detritívoros

Muitas vezes os seres detritívoros são considerados decompositores porque também degradam a matéria orgânica.

Porém, os seres detritívoros são um tipo específico de consumidores, representados por minhocas, urubus e larvas de insetos, que transformam a complexa molécula orgânica em uma molécula orgânica mais simples. Eles facilitam a ação dos decompositores.

Assim, os decompositores ao realizar a decomposição promovem a total degradação da molécula orgânica, transformado-as em moléculas mais simples, em geral inorgânicas.

Para exemplificar, podemos usar o Ciclo do Carbono. O carbono da biomassa dos produtores pode ser reaproveitado de duas formas:

(1) sofre a ação dos decompositores e é transformado em dióxido de carbono, sendo devolvido ao ambiente, onde posteriormente será absorvido pelos seres autótrofos;

(2) é transferido aos herbívoros quando se alimentam dos produtores.

Dessa forma, vimos que os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, em uma forma mais simples e que pode ser novamente aproveitada por outros organismos.

Importância dos Decompositores

Os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, assim podem ser reaproveitados por outros organismos para a produção de novas moléculas orgânicas.

Ao transformar a matéria orgânica em inorgânica, que será utilizada pelos produtores, os decompositores recomeçam o ciclo. Por essa ação na ciclagem de nutrientes, os decompositores são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas.

Saiba mais, leia também:

  • Teia Alimentar
  • Ciclos Biogeoquímicos
  • Exercícios sobre Cadeia Alimentar

Como se chama o processo de decomposição?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Decomposição

Decomposição é o processo de apodrecimento de seres orgânicos.


Como se chama o processo de decomposição?

Vermes: função importante na decomposição

Definição (o que é)



A decomposição é um processo natural pelo qual passa os vegetais e animais após a morte. Este processo é realizado com a ajuda de fungos e bactérias (decompositores).

Importância da decomposição



Através da decomposição, os nutrientes que fazem parte de um ecossistema são continuamente reciclados.

Alguns insetos, como por exemplo o escaravelho, participam da decomposição. Invertebrados (minhocas, vermes e lesmas) também auxiliam neste processo. Após a decomposição realizada por estes animais, os microrganismo podem efetuar sua parte no processo.

A decomposição é extremamente importante para o perfeito funcionamento da natureza e manutenção do equilíbrio ecológico. Através da decomposição, os nutrientes que estavam presentes no organismo morto são liberados na natureza, servindo para outros seres.

Curiosidade:

- O humo (fertilizante natural) é produzido através da decomposição de material orgânico (restos animais e vegetais) e servem para deixar a terra boa para o plantio. As minhocas participam da formação do humo.

Como se chama o processo de decomposição?

Animal em estágio avançado de decomposição.

Você sabia?

- O processo de decomposição também é conhecido como putrefação e biólise.

- Seres humanos podem contrair doenças caso tenha contato direto com cadáveres de animais em decomposição.


atualizado em 05/05/2021




Você também pode gostar de:

Decomposição Temas Relacionados
  • • Adubo
  • • Lixo Orgânico
  • • Tempo de decomposição dos materiais na natureza
Bibliografia Indicada

Fontes de referência do texto:

- BIZZO, Nélio. Biologia Novas Bases. São Paulo: Editora Ibep, 2016.

- FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia – Unidade e Diversidade. São Paulo: Editora FTD, 2016.


Como é chamado o processo de decomposição?

Em biologia e ecologia, decomposição, mineralização e em alguns casos, apodrecimento, é o processo de transformação da matéria orgânica em minerais, que podem ser assimilados pelas plantas para a produção de matéria viva, fechando assim os ciclos biogeoquímicos.

Quais os processos envolvidos na decomposição?

O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo.

Qual o processo que representa a decomposição da matéria orgânica?

A decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias que degradam a matéria orgânica liberando compostos no meio.

Como são chamados os organismos que tem a capacidade de decompor a matéria orgânica?

Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar. Os decompositores são representados pelos fungos, bactérias e alguns protozoários.