Considerando o conceito de risco em epidemiologia assinale a alternativa correta

Assinale a alternativa que apresenta o conceito em epidemiologia corretamente definido.

A

Mortalidade refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A mortalidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

B

Morbidade refere-se ao conjunto dos indivíduos que morreram num dado intervalo do tempo e representa o risco ou probabilidade que qualquer pessoa na população apresenta de poder vir a morrer ou de morrer em decorrência de uma determinada doença.

C

Endemia é a ocorrência de determinada doença que acomete sistematicamente populações em espaços característicos e determinados, no decorrer de um longo período, (temporalmente ilimitada), e que mantém uma incidência relativamente constante, permitindo variações cíclicas e sazonais.

D

Prevalência de uma doença é o número de casos novos da doença que iniciaram no mesmo local e período. Traz a ideia de intensidade com que acontece uma doença numa população, mede a frequência ou probabilidade de ocorrência de casos novos de doença na população.

E

Incidência é o número total de casos de uma doença existentes num determinado local e período.

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde” (ROUQUAYROL e GOLDBAUM, 2003).

Pelo significado da palavra, podemos entender melhor do que se trata:

Considerando o conceito de risco em epidemiologia assinale a alternativa correta

A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais. Sua área de atuação compreende ensino e pesquisa em saúde, avaliação de procedimentos e serviços de saúde, vigilância epidemiológica e diagnóstico e acompanhamento da situação de saúde das populações.

Você sabe que quem faz os estudos epidemiológicos são os epidemiologistas, mas você sabe de que área são estes profissionais? Vamos conhecer melhor?

Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais. Os epidemiologistas trabalham em salas de aula, serviços de saúde, laboratórios, escritórios, bibliotecas, arquivos, enfermarias, ambulatórios, indústrias e também nos mais variados locais de realização de trabalhos de campo.

Considerando o conceito de risco em epidemiologia assinale a alternativa correta

A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde, como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde não se distribuem ao acaso entre as pessoas. Há grupos populacionais que apresentam mais casos de certo agravo, por exemplo, e outros que morrem mais por determinada doença. Tais diferenças ocorrem porque os fatores que influenciam o estado de saúde das pessoas se distribuem desigualmente na população, acometendo mais alguns grupos do que outros (PEREIRA, 1995).

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 1 - página:

Considerando o conceito de risco em epidemiologia assinale a alternativa correta

Considerando o conceito de risco em epidemiologia assinale a alternativa correta

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.

Questões de Epidemiologia em Concursos de Enfermagem


Tribunal Regional do Trabalho / 11ª Região - Analista Judiciário - Área Enfermagem - FCC - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Doenças - Assunto Secundario: Doenças


Há um caso suspeito de febre amarela. O médico orienta o técnico de enfermagem para registrar o evento no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), somente após confirmação do caso; porém, a enfermeira orienta que esse evento é de notificação compulsória imediata. Ao analisar essa situação hipotética, sob o ponto de vista epidemiológico e gerencial, pode-se afirmar que

A

o médico orientou corretamente o técnico de enfermagem, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.

B

o médico errou na orientação do técnico de enfermagem pois esse evento é de notificação nas Unidades Sentinelas, e não no SINAN, de acordo com a Portaria no 104/2011 do Ministério da Saúde.

C

ambos profissionais erraram na conduta técnica porque a febre amarela é de notificação compulsória após nota informativa da Central de Imunização.

D

a divergência de opiniões do médico e da enfermeira é saudável ao desenvolvimento organizacional, de acordo com os preceitos do planejamento estratégico situacional.

E a dualidade de comando, ferindo o princípio da unidade de comando, pode gerar insegurança no técnico de enfermagem, por não saber a quem se reportar.

Tribunal Regional Federal / 2ª Região - Analista Judiciário - Área Enfermagem do Trabalho - FCC - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Doenças - Assunto Secundario: Doenças


A notificação compulsória de caráter nacional é necessária em casos de

A

influenza, cólera, tuberculose e infecção pelo vírus HPV.

B

febre purpúrica brasileira, surtos de parotidite infecciosa, botulismo e peste.

C

febre tifóide, síndrome da rubéola congênita, hepatite A e infecção pelo vírus HPV.

D

hepatite B, criptococose, tétano e mononucleose.

E

linfogranuloma venéreo, meningite, raiva e tuberculose.

Prefeitura Poço de José de Moura - Enfermeiro - EDUCA Assessoria Educacional - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Epidemiologia - Assunto Secundario: Epidemiologia


No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados 222.356 casos de Aids entre 1980 e 2001. A estimativa de soropositividade para o HIV (vírus da imunodeficiência humana) na população de 15 a 49 anos na região Sul é de 0,72%. Portanto, considerando as diferenças de sexo, estima-se para Curitiba a soropositividade de 4.289 homens e 2.607 mulheres nessa faixa etária (SMS, 2002). Assim sendo, o enfermeiro que desenvolver seu processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde necessariamente irá deparar-se com essa realidade.

Com base no assunto, assinale a alternativa CORRETA.

A

Portadores com contagem de CD4 menor que 350 células e carga viral próxima de 100.000 cópias são considerados imunologicamente estáveis.

B

A infecção pelo HIV apresenta duas fases: infecção aguda e Aids.

C

A infecção pelo HIV é uma doença de caráter evolutivo crônico e potencialmente controlável.

D

Todos os cuidados devem ser tomados no sentido de garantir sigilo das informações, inclusive a não notificação de casos novos.

E

A detecção precoce do HIV é de fundamental importância como ação de controle da epidemia, porém o teste anti-HIV não possibilita avaliar a progressão dos novos casos.

Qual é o conceito de epidemiologia?

EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol.

Quanto aos objetivos da epidemiologia assinale a alternativa incorreta?

Sobre a epidemiologia, assinale a alternativa INCORRETA. É uma ciência fundamental para a saúde pública. É essencial no processo de identificação e mapeamento de doenças emergentes. É uma disciplina relativamente nova e não utiliza métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações humanas.

Quais são os três principais objetivos da epidemiologia?

Epidemiologia.
Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas..
Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades..
Identificar a causa e origem da doença..

Quais são os determinantes da epidemiologia?

Fatores determinantes da saúde Por exemplo, fatores biológicos, hereditários e socioeconômicos podem ser os determinantes distais da asma infantil, ou seja, são fatores a distância que, por meio de sua atuação em outros fatores, podem contribuir para o aparecimento da doença.