Descreva de que forma a proximidade de uma localidade em relação aos oceanos influenciam o clima

Os fenômenos da maritimidade e continentalidade estão relacionados com a interferência da proximidade ou distância de um determinado local com relação às grandes quantidades de água, tais como os oceanos ou mares.

As grandes massas de água possuem a característica de reter o calor dos raios solares por mais tempo do que o solo. Assim como, também, possuem a característica de resfriar mais lentamente.

Isso acaba interferindo no clima das regiões próximas, tais como as regiões costeiras.

Como a água retém calor por mais tempo que o solo, a temperatura das regiões litorâneas se mantém praticamente constante, pois de dia enquanto ainda está quente, a água absorve o calor do sol e, à noite, quando deveria estar frio, a irradiação lenta do calor absorvido pela massa de água faz com que o ar em torno se aqueça, mantendo a temperatura.

Essa é a “maritimidade”. Regiões que estão expostas a este efeito, possuem baixa amplitude térmica anual e diurna (pouca variação da temperatura ao longo do ano, e entre a temperatura de dia e de noite) e invernos menos rigorosos.

Já a continentalidade é o contrário. Quanto mais distante do litoral (ou mais no interior dos continentes), maior é a amplitude térmica de determinada região. Ou seja, devido à rapidez com que o solo irradia calor e baixa capacidade de absorção, os invernos são mais rigorosos e a diferença de temperatura entre o dia e a noite também é grande.

A proximidade dos oceanos também acaba interferindo na quantidade de precipitações, fazendo com que as regiões litorâneas tenham taxas de precipitação maiores que as regiões interiores dos continentes, devido à grande evaporação e condensação.

São esses fatores climáticos (continentalidade e maritimidade, além de outros, é claro) que fazem com que os invernos sejam mais rigorosos no hemisfério norte do que no hemisfério sul, já que o hemisfério norte possui uma quantidade muito maior de terras emersas, fazendo com que boa parte dele sofra os efeitos da continentalidade.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/maritimidade-e-continentalidade/

Existem vários fatores que influenciam o clima de uma determinada região. Entre eles, dois de grande importância são a continentalidade e a maritimidade.



Definição de continentalidade e maritimidade


Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano.

 

Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos.

 

Influência sobre o clima:


Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura.

 

Influência da continentalidade no clima


Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.

 

Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior.

 

Influência da maritimidade no clima


Regiões próximas a grandes massas de água (oceanos e mares) são influenciadas pela maritimidade. Quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico e menor a variação de temperatura diária. Esta variação também é menor entre o verão e o inverno. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é menor, pois a água demora mais tempo para perder calor do que a terra. Assim, ela retém calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas não baixem tanto quanto ocorre em áreas do interior.

 

No Brasil


Nosso país possui um vasto território continental e também litorâneo. Portanto, o clima brasileiro é muito influenciado por estes dois fatores climáticos. O clima das áreas litorâneas do Brasil sofre grande influência da maritimidade. Massas de ar que se formam no oceano Atlântico, por exemplo, são carregadas de umidade e atingem estas regiões.

 

Já as áreas do interior do Brasil sofrem maior influência da continentalidade. Excluindo a região da Amazônia, que retém muita umidade em função da vegetação, as outras áreas do interior do Brasil possuem clima caracterizado por baixa umidade do ar. A cidade de Brasília, por exemplo, situada bem no interior do território brasileiro, sofre com os baixos índices de umidade do ar.

Porque a proximidade de uma localidade em relação aos oceanos influencia o clima?

Geralmente, as áreas litorâneas, mais próximas do mar, recebem mais umidade, já as áreas mais afastadas recebem menos umidade. Portanto: Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica.

Qual a influência dos oceanos no clima?

O grande volume e a alta capacidade térmica da água fazem do oceano o regulador do sistema climático, reduzindo as diferenças de temperatura e criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra.

Como os mares e oceanos influenciam o clima do interior de determinado país?

Os mais diversos fenômenos climáticos estão diretamente associados às variações de temperatura das águas dos oceanos. Além disso, eles são importantes na distribuição do calor, através das correntes marinhas e na circulação atmosférica, que ocorre, principalmente, com a umidade gerada pela evaporação da água do mar.

Como a maritimidade interfere no clima de uma localidade?

Nos climas em que a maritimidade é um fator atuante, a umidade do ar é maior, o que condiciona temperaturas mais amenas e menor amplitude térmica. Nos climas continentais, marcados pela atuação da continentalidade, há maior variação de temperaturas e menor umidade do ar.