Deus me deu e ele mesmo tirou

Na Bíblia há um relato bastante dramático sobre um homem chamado Jó que vivia em Ur dos Caldeus. Tinha esposa, muitos filhos e filhas.  Jó era proprietário de fazendas e animais como bois, jumentos, ovelhas, camelos. Era muito rico e possivelmente, realizado e feliz.

Porém, num só dia, toda a sua vida muda: Jó perdeu quase tudo.

13 E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

14 Veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

E como se todo aquele infortúnio não fosse suficiente, Jó recebe outra notícia ainda mais arrasadora:

18 Estando ainda este (empregado) falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

Diante de tamanha tragédia, Jó rasga suas vestes em sinal de tristeza e dor e raspa seus cabelos num ato de humilhação.  Entretanto,  Ele declara:

21 Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

É possível imaginar o imenso desespero deste homem e desta mulher.

Muitos de nós pensaríamos não suportar tamanha desolação: ter os bens roubados, ter os empregados/as assassinados/as e especialmente saber que durante uma festa de família, morreram seus filhos e filhas.

Mas ao contrário do que qualquer um/a de nós, pudéssemos imaginar, a afirmação de Jó nos apresenta uma pessoa que soube agradecer tudo o que teve, muito embora, sua perda.

Diante do luto, é comum que façamos uma série de indagações (também de revolta, de negação). Tudo na tentativa de compreender o porquê daquela morte ou mortes.  

Mas Jó nos mostra uma possibilidade: agradecer pelo que tivemos e reconhecer que toda a vida vem de Deus. E volta para Deus.

Dia 2 de novembro foi o dia de Finados e (entre outros) é mais um dia que recordamos de nossos mortos. Que choramos a ausência. Que sintamos saudades. O luto é uma experiência da qual ninguém escapa. Não importa a idade nem circunstância.

Mas qual de nós consegue reconhecer o privilégio de viver/conviver com aquela pessoa que morreu e agradecer a oportunidade da vida (curta ou longa), ao mesmo tempo, que chora a sua morte? Tenha sido essa morte do modo como for.

A bíblia testemunha que Jó não imputou a Deus culpa alguma. Não cobrou dele explicações. Ao contrário, Jó bendisse o nome do Senhor e reconheceu sua presença.  

É um desafio, porém, também é um consolo. A medida que somos gratos/as por aquele/a que amamos profundamente, somos capazes de perceber todas as coisas boas que ele/a gerava em nós e então reconhecer o seu valor, sua importância. Parte desta pessoa está em nós, no que somos. E parte dela portanto, viverá em nós.

No início do texto, escrevo: ‘Jó perdeu quase tudo’, e agora complemento: exceto, a sua fé.

O luto deve ser vivido com paciência, compreensão e apoios necessários. Mas é somente a fé em Deus que nos auxilia diante da lembrança do ente querido, a um possível sorriso de esperança; ou diante da separação no seu sepultamento, sentir paz e consolo. Somente a fé nos faz agradecer o dom da vida.

Que tenhamos de Deus sua graça e paz em todos os momentos.

Amanda de Lima Baptista
Assistente Administrativa
Pastoral Escolar e Universitária IMS

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

Porque Jó disse Deus me deu Deus tomou?

Diante de tamanha tragédia, rasga suas vestes em sinal de tristeza e dor e raspa seus cabelos num ato de humilhação. Entretanto, Ele declara: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

Qual versículo fala da fé de Jó?

”Mudou o Senhor a sorte de , quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo quanto antes possuíra” ( 42:10). Bibliografia: A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo.

O que Jó disse a Deus?

Não murmurou, não pecou, pois em seu coração sabia, Deus era senhor sobre tua vida, queria de Deus não somente bens e família, mas queria sua presença não importando se na saúde, na dor ou na bonança. Bastaria que Deus estivesse com ele para que o pudesse louvar.

Quando Jó questiona Deus?

38. Deus pergunta a onde ele estava quando foram estabelecidos os fundamentos da Terra, quando as estrelas da manhã cantavam juntas e quando todos os filhos de Deus bradavam de alegria — Os fenômenos da natureza mostram a grandiosidade de Deus e a fraqueza do homem.

Tem tempo para tudo debaixo do céu?

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

O que é que Deus é?

Significado de Deus substantivo masculino O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito. [Religião] Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem.

Quem é Deus versículos?

O próprio Cristo afirmou que “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:24).

O que aprendemos com a fé de Jó?

O livro de contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Qual a frase de Jó?

Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água. Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz? Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra. Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos Teus propósitos pode ser impedido.

O que nos ensina a história de Jó?

O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Qual o propósito do sofrimento de Jó?

O propósito do sofrimento de Jó sempre foi a instrução de milhares de gerações que vieram após ele. Deus permitiu o sofrimento de Jó para que as bilhões de pessoas que viriam após ele pudessem receber todas estas lições que são retiradas do texto. É neste sentido que o livro nos chama para fazer parte da história.

Qual doença Satanás colocou sobre Jó?

passou a ser afligido com feridas terríveis que iam da sola dos pés até o alto da cabeça, então ele lançava mão de um caco de cerâmica e com ele se coçava, raspando suas feridas, sentado sobre cinzas.”( 2, 7).

Porque Habacuque orou ao Senhor?

Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles. Ao estudar o livro de Habacuque, os alunos vão aprender o valor de levarem suas preocupações e dúvidas ao Pai Celestial em sincera oração.