Devem ser usadas as letras iniciais maiúsculas nos seguintes casos?

Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.

Quais são as letras maiúsculas?

A letra maiúscula é um recurso gráfico utilizado para dois propósitos: assinalar o início do período (em oposição ao ponto final, que o encerra) e dar destaque a uma palavra, seja ela um substantivo próprio ou não.

Pode escrever nome próprio com letra minúscula?

7 Nomes próprios, quando muito difundidos, tornam-se comuns: as evas, um judas, um mecenas etc. Exemplos: “O tesoureiro parece ser o judas daquele partido político.” ... 8 Nomes compostos, quando se tornam comuns, devem também usar a inicial minúscula: ave-maria, um deus-nos-acuda, um joão-ninguém etc.

Como fazer a letra a maiúscula?

Para alternar maiúscula para minúscula no Word, pressione simultaneamente o atalho do teclado Shift + F3. Se o texto selecionado estiver com letras minúsculas, ao pressionar o atalho do teclado descrito acima, uma vez, a primeira letra do texto ficará em maiúscula.

Quando se usa letra minúscula?

Para escrever nomes de coisas ou objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso são escritos com letras minúsculas. Exemplo: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois passamos na banca e compramos gibis.

O que é uma letra maiúscula?

Significado de Maiúscula substantivo feminino Letra maior, entre os caracteres da escrita, e de aspecto em geral diferente. (Contr.: minúscula.).

Os pesquisadores afirmam: “Os pequenos produtores na Amazônia vêm evoluindo com as mudanças de mercado, as políticas públicas e as inovações locais e externas à região.”

Observação: Se for feita citação direta de uma parte da frase original, inicia-se com minúscula. Nesse caso, a omissão de texto ficará indicada por três pontos entre colchetes.

Exemplo:

Afirmam os autores que os pequenos produtores “[...] vêm evoluindo com as mudanças de mercado, as políticas públicas e as inovações locais e externas à região”.

3) Nos títulos de obra

Quando citados no corpo do texto, use maiúscula apenas na primeira palavra de títulos de obras (livros, CDs, filmes, pinturas, esculturas, peças de teatro, óperas, etc.), salvo nos nomes próprios neles contidos.

Exemplos:
Assistimos à apresentação de O lago dos cisnes.
Foi lançada nova edição de Casablanca.
Ler Memórias póstumas de Brás Cubas é obrigatório para universitários.
Todos leram Árvores de São Mateus.

Exceção: Em títulos de periódicos, todas as palavras (exceto as seguintes partículas quando não iniciem título: artigo, preposição, conjunção e advérbio) devem ser escritas com inicial maiúscula.

Exemplos:

Li o artigo publicado em O Estado de São Paulo.
Fui à banca comprar a edição de hoje do Correio Braziliense.
A revista O Cruzeiro ficou famosa no século 20.

Observação 1: Essas instruções se aplicam apenas aos títulos de publicações citados no corpo do texto. Nada têm a ver, portanto, com as orientações sobre como formatar o título durante o processo de preparação de uma obra para publicação (para isso, consulte a aba Titulação).

Observação 2: Às vezes, as palavras revista e jornal compõem o nome do periódico, devendo ser, então, grafadas com inicial maiúscula. Nesse caso, deve-se consultar a fonte oficial para verificação.

Exemplo:

A Revista de Política Agrícola publica conteúdos de interesse do setor produtivo agropecuário.

Para uso do itálico nesse e nos outros casos, ver aba Itálico.

4) Nos títulos de partes internas de uma publicação (capítulo, seção de um capítulo, artigo de um periódico, etc.).

Quando citados no corpo do texto, use iniciais maiúsculas em todas as palavras, a fim de facilitar a identificação de seus limites em relação ao restante do texto.

Exemplo:

O capítulo Histórico e Perspectivas foi escrito por João da Silva.

Observação 1: No corpo do texto, usa-se inicial maiúscula na palavra capítulo (no singular ou no plural) apenas quando estiver acompanhada do respectivo número. Nas demais situações, usa-se inicial minúscula.

Exemplos:

O Capítulo 9 apresenta informações detalhadas sobre as principais espécies de adubos verdes.

Os três capítulos que completam essa parte do livro tratam do tema sob óticas bem específicas. O Capítulo 15 analisa o papel das cooperativas na recente expansão da agropecuária brasileira. Já os Capítulos 16 e 17 ousam discutir a interpretação das antinomias entre o presente e o passado e entre o campo e a cidade.

Observação 2: Essas instruções se aplicam apenas aos títulos de partes internas citados no corpo do texto. Nada têm a ver, portanto, com as orientações sobre como formatar o título de partes internas durante o processo de preparação de uma obra para publicação (para isso, consulte a aba Titulação).

5) Nos nomes de séries e coleções de publicações

Nesses casos, todas as palavras são grafadas com iniciais maiúsculas, inclusive as palavras série e coleção, a fim de facilitar a identificação de seus limites em relação ao restante do texto. Quando as palavras série e coleção estiverem desacompanhadas do nome próprio, devem estar em minúsculas.

Exemplos:

Foi lançado o novo título da Série Educação Ambiental.
Está sendo preparado o novo projeto editorial da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas.
Os livros publicados nessa série são dirigidos ao público infantil.
A coleção foi publicada 2 anos atrás.

6) Nos nomes de programas de rádio e televisão

No nome do programa, use maiúscula na inicial de todas as palavras.

Exemplos:

Ouvi ontem o programa Prosa Rural.
O destaque do último episódio do programa Dia de Campo na TV foi a produção de milho.

Se for citado em destaque, o tema do episódio deve constar em itálico e com apenas a inicial da primeira palavra em maiúscula, salvo os nomes próprios nele contidos.

Exemplos:

O episódio Uso racional de água na agricultura brasileira do programa Prosa Rural foi ao ar ontem.


Minha entrevista foi ao ar no programa Dia de Campo na TV – Tecnologias para o cultivo da bananeira na Amazônia Ocidental.

Se o tema do episódio for mencionado no fluxo do texto, não é necessário nenhum destaque especial.

Exemplos:

Ouvi ontem o programa Prosa Rural sobre o uso racional de água na agricultura brasileira.
O programa Dia de Campo na TV desta semana será sobre agricultura familiar.

7) Nos nomes de eventos (congresso, simpósio, encontro, reunião, cúpula, dia de campo, seminário, workshop, conferência, feira, bienal, assembleia, palestra, show/concerto musical, etc.).

Nesses casos, todas as palavras (inclusive as palavras congresso, simpósio, etc., quando fizerem parte do nome oficial) devem ser grafadas com iniciais maiúsculas. Quando as palavras congresso, simpósio, encontro, etc. estiverem desacompanhadas do nome próprio, devem estar em minúsculas.

Exemplos:

Cerca de 200 pesquisadores já fizeram sua inscrição na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Começou ontem o Seminário Estadual sobre o Projeto Produtores do Futuro.

Começou ontem o seminário em Brasília.

Para uso do itálico neste e nos outros casos, ver aba Itálico.

8) Nos nomes de projetos, planos, programas, macroprogramas, portfólios, etc.

Nesses casos, todas as palavras (inclusive as palavras projeto, plano, programa, etc., quando fizerem parte do nome oficial) são grafadas com iniciais maiúsculas, a fim de facilitar a identificação de seus limites em relação ao restante do texto. Quando estiverem desacompanhadas do nome próprio, as palavras projeto, plano, programa, etc., devem estar em minúscula.

Exemplos:

O Plano de Aceleração do Crescimento foi criado em 2007.


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal em 2011. O programa tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Observação 1: Para averiguar se a palavra projeto, programa, etc. consta do nome oficial, recomenda-se sempre conferir seu nome correto no documento de constituição ou lei de criação.

9) Nos nomes de sites e portais da internet

Nesses casos, todas as palavras são grafadas com iniciais maiúsculas (inclusive as palavras site, portal quando fizerem parte do nome oficial), a fim de facilitar a identificação de seus limites em relação ao restante do texto. Quando estiverem desacompanhadas do nome próprio, as palavras site, portal, etc., devem estar em minúscula.

Exemplos:

Segundo o Portal da Cidadania (2010), essa região do estado tem 1.057 agricultores familiares e 2.176 famílias assentadas.


O portal do ministério é atualizado semanalmente.

Observações sobre os itens 4, 5, 6, 7, 8 e 9:

  • Nos casos descritos nesses itens, todas as palavras são grafadas com iniciais maiúsculas, exceto os artigos, as preposições, as conjunções e os advérbios, a não ser que iniciem os títulos ou nomes.

Exemplos:

O capítulo Histórico e Perspectivas foi escrito por João da Silva.

Começou ontem o Seminário Estadual sobre o Projeto Produtores do Futuro.

O Plano de Aceleração do Crescimento foi criado em 2007.

Segundo o Portal da Cidadania (2010), essa região do estado tem 1.057 agricultores familiares e 2.176 famílias assentadas.

  • Excepcionalmente, essas partículas podem ser escritas em maiúscula quando o nome próprio for assim registrado. Em caso de dúvida, consulte fonte oficial.

Exemplos:

Em 2011, foi lançado o Plano Brasil Sem Miséria.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas é a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste.

10) Nas iniciais das palavras Tabela, Figura e Equação (no singular ou no plural), quando acompanhadas, no corpo do texto, da respectiva numeração. Quando as palavras tabela, figura e equação estiverem desacompanhadas de sua numeração, devem estar em minúsculas.

Exemplos:

Conforme a Tabela 5, os resultados de 2013 foram melhores do que os de 2010.
As tabelas e as figuras estão ao final do artigo.

Para informações completas sobre tabelas e figuras, ver abas Tabela e Figura.

11) Nos conceitos políticos e filosóficos relevantes

  • País e Nação: Quando designarem Brasil (salvo quando vierem precedidos de artigo indefinido, pronome possessivo ou demonstrativo).

Exemplos:

O País [= o Brasil] é um grande produtor de soja.
A instituição repassa informações técnicas e econômicas a produtores rurais de toda a Nação [= o Brasil].

Nosso país [= o Brasil] é o maior produtor mundial de café.
Somos um país tropical.       

Observação: Quando designarem outros países, as palavras país e nação devem ser sempre usadas em minúscula:

Exemplo:

O cultivo de vinhas na França é altamente controlado. A legislação referente à vitivinicultura no país [= França] é rigorosa.

  • Federação: Quando designar união política entre unidades federativas.

Exemplo:

As unidades da Federação estão representadas no Congresso.

  • Monarquia, Império, República e demais conceitos relacionados: Quando designarem regimes políticos ou períodos históricos ou quando forem sinônimos de Brasil.

Exemplo:

No Império, houve muitas insurreições.

  • Constituição e sinônimos: Quando designarem a lei fundamental e suprema de um país.

Exemplos:

A Constituição de 1988 foi um marco na história do Brasil.
Foi com a Carta Magna, ou a Grande Carta, que a Grã-Bretanha assentou as bases da democracia parlamentar no Ocidente.
A Lei Fundamental tem apenas 3.500 palavras.

  • Nomes designativos dos Três Poderes e seus ramos.

Exemplos:

O Legislativo começa a se modernizar.
Este assunto é da competência da Justiça Eleitoral.

O Poder Judiciário cumpre um papel determinante na proteção dos direitos do cidadão.

  • Nas palavras Estado e União, quando designarem o poder oficial ou o conjunto de poderes políticos de uma nação.

Exemplos:

O Estado [= Brasil] não pedirá moratória ao FMI.
As obrigações do Estado para com a população não estão sendo cumpridas.
A União repassou os recursos para os estados do Sudeste.

Observação 1: Nessa acepção, emprega-se inicial maiúscula na palavra Estado mesmo quando estiver no plural.

Exemplo:

As obrigações dos Estados da América do Sul foram estabelecidas no acordo assinado ontem.

Para a acepção de estado como unidade federativa e para usos de governo federal, poder público e administração pública, consulte a aba Minúscula.


12) Nas palavras Empresa e Unidade(s) escritas isoladamente, quando se referirem apenas à Embrapa e às Unidades da Embrapa (mesmo quando for citada mais de uma).

Exemplos:

A Empresa [= Embrapa] inaugurou a exposição Ciência para a Vida.
Muitos funcionários das Unidades Descentralizadas participaram do evento.
A Embrapa Cerrados é uma Unidade que faz pesquisa sobre frutas do Cerrado.
Não sei em qual Unidade da Embrapa ele trabalha.

As Unidades Centrais foram mencionadas no relatório.     

13) Nos nomes comerciais de softwares.

Exemplos:

InDesign

Corel Draw

Photoshop

Ilustrator

14) Nos nomes de raças de animais, precedidos ou não da palavra raça.

Exemplos:

Os cavalos da raça Manga-Larga podem participar das provas de enduro.
O fazendeiro era criador de gado Gir.
A raça Charolesa é originária da França.
O ovino (da raça) Corriedale produz lã de boa qualidade.
A [raça] Santa Inês foi desenvolvida no Nordeste do Brasil.   

15) Nos nomes de pontos cardeais e colaterais, quando designam as grandes regiões do Brasil e do mundo.

Exemplos:

A frente fria chegou ao Sul do Brasil.
A seca do Nordeste preocupou os moradores.
As empresas estavam instaladas no Leste Europeu.
O clima do Sudeste Asiático é quente e úmido.

Para verificar o emprego de pontos cardeais em outros sentidos, ver aba Minúscula.

Para verificar o uso da palavra região, ver aba Minúscula.

16) Nos topônimos, isto é, em nomes próprios (reais ou fictícios) de lugares. Veja as especificações a seguir.

  • Em nomes de lugares ou regiões, continentes, países, cidades, vilas e povoações.  

Exemplos:

Os maiores continentes do mundo são a Ásia e a América.
Atualmente, o Brasil é o segundo maior exportador mundial de soja.
O Recôncavo Baiano localiza-se em torno da Baía de Todos-os-Santos.
Istambul é a única cidade que se localiza em dois continentes.
Os dados foram coletados em Uchoa e Urupês.
Uma das primeiras vilas brasileiras foi São Vicente.

  • Em nomes de Territórios da Cidadania. Verificar a listagem oficial do Portal da Cidadania (Programa Territórios da Cidadania, 2008).

Exemplo:

O Território Seridó é composto por 25 municípios.

  • Em nomes de acidentes geográficos e suas denominações.

Exemplos:

Navegamos no Rio São Francisco.
O Córrego Currais está poluído.
A Baía de Guanabara será palco de competições náuticas.
O mapa indica os detalhes da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas.
O naufrágio ocorreu no Oceano Atlântico.
Eles fizeram a travessia pelo Mar Mediterrâneo.
Este morro faz parte da Serra do Mar.
O Morro da Urca ficou famoso entre os turistas.
As trilhas levam ao Pico da Neblina.
A cidade foi fundada no Vale do Rio dos Sinos.
Os búfalos da Ilha de Marajó estão saudáveis.
No Arquipélago de Fernando de Noronha, foram avistados tubarões.
Cruzamos o Cabo da Boa Esperança.

Observação: Se o nome do acidente geográfico estiver no plural, use minúscula.

Exemplos:

O estudo inclui a análise das vegetações dos rios São Francisco e Amazonas.
As serras do Mar e do Caparaó são importantes acidentes geográficos brasileiros.

  • Em nomes de logradouros e endereços.

Exemplos:

A sede da instituição localiza-se na Avenida W3 Sul.
A Praça da República localiza-se no centro da cidade.
O endereço do escritório é Rua João da Silva, 742.
A frota passa pela Rodovia Rio-Bahia.

  • Em nomes de edifícios, monumentos, estabelecimentos públicos ou particulares, estádios, ginásios, autódromos, aeroportos, ferrovias, rodovias, cemitérios, igrejas.

Exemplos:

O escritório fica no Edifício Itália.
Os turistas foram visitar o Memorial JK.
A Biblioteca Nacional tem sede no Rio de Janeiro.
Fizemos as compras no Shopping Center Coqueiros.
Foram vendidos todos os ingressos para o jogo no Estádio do Pacaembu.
A final do campeonato foi no Ginásio do Ibirapuera.
O Autódromo Nelson Piquet fica em Brasília.
O avião destina-se ao Aeroporto de Cumbica.
O trem trafega na Ferrovia Norte-Sul.
Foram interditadas duas pistas da Rodovia dos Imigrantes.
Estive no Cemitério do Araçá.
Ela admirou a beleza da Igreja da Candelária.
O experimento foi feito na Fazenda Sucupira.
Comprei o Sítio da Alegria.

  • Em nomes das divisões geográficas da esfera terrestre.

Exemplos:

O Trópico de Capricórnio passa pelo estado de São Paulo.
As pesquisas foram feitas na região do Círculo Polar Antártico.
Os pesquisadores mediram a incidência solar sobre o Equador.
Foram registradas temperaturas abaixo de 1 ºC no Hemisfério Norte.

17) Nos nomes de corporações, repartições públicas, escolas, instituições e órgãos

Exemplos:

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal coordenou a operação de combate a incêndios.
Este é o prédio do Ministério da Fazenda.
O Colégio Dom Pedro II organizou a gincana entre os alunos.
A pesquisa foi apresentada por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

18) Nos nomes próprios em que haja palavras compostas unidas por hífen: todos os elementos (exceto artigo, preposição, conjunção e advérbio) deverão ser grafados em maiúsculas.

Exemplos:

Foi assinado o Acordo Luso-Franco-Brasileiro.
O Projeto Pró-Álcool foi um marco nos anos 1970.
Foi estruturada a Rede Amazônica de Pesquisa sobre Moscas-das-Frutas, projeto financiado pela Embrapa desde 2007.

Observação: De modo geral, nas palavras compostas e nos encadeamentos vocabulares hifenizados, o emprego das letras maiúsculas deve seguir estas recomendações:

  • Quando a palavra composta for nome comum em início de frase, só o primeiro elemento é escrito com inicial maiúscula.

Exemplos:

Sul-americanos são favoritos na Copa.
Couve-flor faz bem à saúde.
Pós-colheita de frutas e hortaliças é o tema dos livros desta coleção.
Sexta-feira é o dia mais esperado da semana.
Ensino-aprendizagem é um processo mediante o qual o educador é um mediador de conhecimentos.

  • Quando a palavra composta for nome próprio ou dele fizer parte (topônimo, repartição, instituição, evento, datas ou fatos históricos, etc.), todos os elementos são escritos com iniciais maiúsculas, independentemente de estarem no início ou no interior da frase.

Exemplos:

Grã-Bretanha e Irlanda localizam-se no Atlântico Norte.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é o órgão responsável pela coordenação e supervisão das atividades de pesquisa da universidade.
A Vice-Presidência da República anunciou a data da cerimônia.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), fundada em 1902, é a organização de saúde pública mais antiga do mundo.
A Quinta-Feira Negra ocorreu em 24 de outubro de 1929.
O Decreto-Lei nº 704, de 24 de julho de 1969, ampliou o plano básico de Previdência Social Rural.
O Programa de Pré-Melhoramento do Feijão-Comum iniciou-se em 2004.      

19) Nos nomes de zonas geoeconômicas e em designações de ordem geográfica ou político-administrativa do Brasil e do mundo -- sobre o Brasil, em caso de dúvida, pode-se consultar a classificação do IBGE (IBGE, 2017).

Exemplos:

O estudo foi feito no Agreste [região do Nordeste].
A Zona da Mata abrange mais de 100 municípios.
O projeto-piloto desenvolvido no Sertão teve muito êxito.
Visitamos o Triângulo Mineiro.
O congresso será realizado na Escandinávia.
Alguns países do Oriente Médio foram notícia no jornal.

20) Nos nomes de biomas

Exemplos:

A Amazônia é um dos biomas brasileiros.
Essas são espécies típicas do Pampa.

Observação: A palavra bioma é sempre escrita com inicial minúscula.

Exemplos:

Fizemos um estudo sobre os biomas do Brasil.
O bioma Cerrado é o segundo maior da América do Sul.

21) Na inicial de todos os termos que compõem os nomes das categorias da classificação da vegetação brasileira, conforme o Manual Técnico da Vegetação Brasileira (2012), do IBGE.

Exemplos:

A Floresta Ombrófila Densa caracteriza-se por ser uma formação densa e rica em espécies vegetais.
A Floresta Estacional Sempre-Verde existe apenas em Mato Grosso.
A Savana Estépica Florestada está bem conservada nesta região.

22) Nos nomes de documentos de caráter jurídico e legal (como leis, decretos-leis, projetos de lei, normas, portarias, medidas provisórias, etc.), quando especificados com o nome ou com o número. Deve-se proceder do mesmo modo em relação a nomes/títulos de outros documentos de caráter jurídico ou legal (acordos, tratados, cartas, protocolos, convenções, declarações).

Exemplos:

A Lei Afonso Arinos foi promulgada durante o governo Vargas.
O Decreto-Lei nº 5.452 aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
A Portaria nº 10/2015 entrou em vigor ontem.
Foi editada a Medida Provisória nº 26.
Redigi o texto da Resolução nº 243.
Ontem, foi aprovado o novo Código Florestal.

Observação: No caso da citação de tratados/convenções internacionais assinados pelo Brasil, a tradução do seu nome para português deve seguir aquela informada nas leis brasileiras que disciplinam a matéria do tratado/convenção.

Exemplo:
[nome original] Convention on Biological Diversity


Convenção sobre Diversidade Biológica (conforme a Lei nº 13.123/2015). (CERTO)
Convenção da Diversidade. (ERRADO)
Convenção da Diversidade da Biologia. (ERRADO)


23) Nos nomes e sobrenomes de pessoas, apelidos, pseudônimos e epítetos

Exemplos:

Ontem conheci José de Almeida, vulgo Barrigão. [apelido]
Stanislaw Ponte Preta é o pseudônimo de Sérgio Porto.
Fotografei o busto de Santos Dumont, o Pai da Aviação. [epíteto] 

24) Nos nomes de corpos celestes, constelações, galáxias quando designativos astronômicos

Exemplos:
A Terra gira em torno do Sol.
Há muitos projetos de pesquisa sobre a Via Láctea.
Ontem à noite, não foi possível observar a constelação de Órion.

Observação: Quando essas palavras são empregadas noutro sentido, usa-se minúscula.

Exemplo:

A pimenta deve ser plantada em terra bem adubada e, nos primeiros dias, deverá ser protegida do sol.

25) Nos nomes de eras históricas ou épocas notáveis

Exemplos:

Os alunos apresentaram uma pesquisa sobre a vida dos servos na Idade Média.
O museu tem, em seu acervo, diversas obras produzidas na Antiguidade.
Estamos no século 21 da Era Cristã.

26) Nos nomes de eventos geológicos (éons, eras, períodos e épocas)

Exemplos:

O Fanerozoico se iniciou há cerca de 542 milhões de anos.
O Cretáceo foi o terceiro período da era Mesozoica.
Durante o Jurássico, ocorreu a separação dos continentes.

27) Nos nomes de fatos históricos importantes e atos solenes

Exemplos:

O Descobrimento da América é celebrado no dia 12 de outubro.
Este local foi palco de importantes movimentos que culminaram na Revolução Francesa.
Naquele ano, foram realizadas diversas atividades em alusão ao Centenário da Independência do Brasil.

28) Nos nomes de festas, festividades e datas comemorativas

Exemplos:

Neste ano, eles celebrarão o Natal entre amigos.
As festividades de Páscoa movimentaram a comunidade.
Todos devem observar o período do Ramadã.
O Dia das Mães foi comemorado na repartição.


Use maiúscula ou minúscula:

  • Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas

Exemplos:

Os avanços tecnológicos impulsionaram a Medicina [ou medicina].
A UnB realiza amanhã provas de Português e Física [ou português e física].
A História [ou história] mostrará o acerto da aprovação do projeto.

Observação: Embora, nesses casos, se possa optar entre maiúscula ou minúscula, é preciso manter a consistência numa mesma publicação.

Observações gerais

  • Para o uso de maiúsculas/minúsculas em siglas, veja a aba Siglas.
  • Para a nomenclatura de solos, consulte as páginas 79 e 80 do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), que tem diretrizes específicas quanto aos usos de maiúsculas e minúsculas (Santos et al., 2013).

Agreste (região do Nordeste)

Amazônia (bioma)

Amazônia Legal

Atol das Rocas

Bacia Amazônica

Baía de Todos-os-Santos

Caatinga (bioma)

Cabo da Boa Esperança

Canal da Mancha

Casa da Moeda

Cerrado (bioma)

Deserto do Saara

Europa Ocidental

Europa Oriental

Floresta Amazônica

Hemisfério Norte

Hemisfério Sul

Ilha de Marajó

Ilha Solteira

Lagoa dos Patos

Leste Europeu

Mar Mediterrâneo

Mar Vermelho

Mata Atlântica (bioma)

Meio-Norte (região do Nordeste)

Morro da Urca

Médio São Francisco

Oceano Atlântico

Oriente Médio

Pampa (bioma)

Pantanal (bioma)

Pico da Neblina

Planalto Central

Planalto Sul-Brasileiro

Presidência da República

Recôncavo Baiano

Rio (seguido do nome próprio do rio)

Rodovia BR-116

Rodovia Rio-Bahia

Semiárido (região do Nordeste)

Serra do Mar

Sertão (região do Nordeste)

Sudeste Asiático

Triângulo das Bermudas

Triângulo Mineiro

Vale do Juruá

Vale do Parnaíba

Vale do Rio dos Sinos

Zona da Mata

O conteúdo desta página foi atualizado em 6/12/2018.

Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).

Em quais situações devemos usar a letra maiúscula?

Redação: quando devo usar letra maiúscula no meu texto?.
No início de um período..
Nomes próprios..
No começo de uma citação..
Datas Oficiais..
Nomes de épocas..
Títulos..
Nomes de disciplinas..
Nome de logradouros..

Quando se usa letra maiúscula e minúscula?

Uso das maiúsculas.
Início das frases. Este é o tema da pauta. ... .
Substantivos próprios. Maria José foi escolhida a funcionária do mês. ... .
Festas e datas comemorativas. A família se reúne sempre no Natal. ... .
Siglas, símbolos e abreviaturas. ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ... .
Nomes de instituições e repartições..

Quais nomes começam com letra maiúscula?

Os nomes próprios (de pessoas, de lugares, de instituições, de festas), sejam eles reais ou fictícios, obrigatoriamente começam com letra maiúscula.

O que as palavras escritas em letras maiúsculas no início de cada parágrafo indica?

As frases são iniciadas com letra maiúscula. Explicação: Ao iniciar frases ou parágrafos, sempre deve-se usar a letra inicial maiúscula. A inicial maiúscula também é utilizada em nomes próprios.