Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?

Zagueiro regatiano, Wellington Carvalho começou o jogo com um cartão amarelo, que recebeu contra o Novorizontino, pela primeira rodada da Série B. Diante do Cruzeiro, o defensor tomou um amarelo, aos 27 minutos do primeiro tempo, e, na segunda etapa, aos 32', levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Foi expulso de campo.

Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?

Aos 32 min do 2º tempo, cartão vermelho para Wellington Carvalho, do CRB, contra o Cruzeiro

Com os dois amarelos e o vermelho aplicados no Mineirão, somados ao primeiro cartão da série, tomado contra o Novorizontino, ficou a pergunta: como funciona o critério de suspensão para a sequência do Brasileiro? O ge ouviu o assessor de arbitragem da CBF, George Alves Feitoza, que detalhou a situação:

- No caso do Wellington Carvalho, como o cartão vermelho foi aplicado de forma indireta, ou seja, houve a aplicação de um segundo amarelo naquele jogo para só então ele receber o cartão vermelho, esse vermelho, digamos assim, zera os dois amarelos aplicados naquele mesmo jogo e ele continua com um cartão que já tinha de uma partida anterior. Daí, ele cumpre apenas uma partida de suspensão pela expulsão - explicou George, acrescentando outra possibilidade:

- Agora, se ele tivesse recebido um cartão amarelo e, na sequência do jogo, o vermelho de forma direta, sem a aplicação de um segundo amarelo, esse amarelo da partida em disputa continua na contagem da série dele. Ele cumpriria suspensão pelo vermelho e já teria dois cartões amarelos contabilizados para sequência do campeonato.

George Alves Feitoza (em pé) é ex-árbitro e assessor de arbitragem da CBF — Foto: George Alves Feitoza/Arquivo Pessoal

Voltando

Wellington cumpriu suspensão contra o Vila Nova, sábado, e volta a ficar à disposição da comissão técnica do CRB na próxima sexta, contra o Ituano, às 21h30, no Rei Pelé.

Os pendurados do CRB com dois amarelos hoje são o atacante Emerson Negueba, o meio-campista Wallace, o volante Yago, o zagueiro Iago Mendonça e atacante Richard.

  • Tinha um amarelo antes do jogo e recebe vermelho direto > O amarelo acumula e o atleta cumpre um jogo de suspensão automática (por ter sido expulso, o caso também vai a julgamento).
  • É expulso ao receber o segundo amarelo > Ele vai cumprir suspensão automática pela expulsão e manter o número de amarelos que tinha antes de começar a partida.
  • Tinha dois amarelos antes do jogo, recebe amarelo e depois leva o vermelho direto > Ele vai cumprir dois jogos de suspensão automática.
  • Tinha dois amarelos antes da partida, recebe dois amarelos e é expulso > Cumpre uma partida de suspensão automática e continua "pendurado" com dois amarelos.
  • Depois de receber três amarelos na mesma competição, o atleta cumpre um jogo de suspensão automática e "zera" os cartões quando voltar da punição.
  • Todas as vezes que o atleta for expulso ele cumpre um jogo de suspensão automática e também vai ser julgado, podendo ter a punição ampliada.

A pedido do blogueiro ALEXANDRE PEREIRA que postou no dia 16.10.2011 as 9:25  o seguinte comentário:

“Gostaria de propor um post sobre a regra dos cartões amarelo e vermelho, é um pouco confuso saber quando um jogador é suspenso pelo terceiro amarelo e também pelo vermelho ou só por um deles.
Parabéns pelo blog.”

Resolvemos debater a respeito do assunto: Primeiro, um pouco de história…

Você sabe porque existe o cartão amarelo e o vermelho no futebol?

Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?

             Consta que na COPA DO MUNDO de 1966, na Inglaterra, numa partida válida pelas quartas-de-final do torneio, enfrentaram-se os anfitriões e os Argentinos. Para o jogo foi designado o árbitro Alemão Rudolf Kreitlein. As advertências e expulsões na época eram verbais. O árbitro avisava os atletas e anotava as advertências em sua caderneta. Logo no início da partida três jogadores Argentinos foram “advertidos” no estádio lotado de Wembley. Um deles, o capitão Rattín, pouco antes do final do primeiro tempo enloquecido com a atuação do árbitro começou a gesticular acintosamente solicitando um intérprete para comunicar-se com o árbitro, tanto o fez que o Alemão acabou “interpretando” os gestos do Argentino como xingamentos e acabou lhe expulsando da partida. Rattín, inconformado, negou-se a sair de campo (fazia que não entendia estar expulso) e após uma grande interrupção do jogo teve que ser “convidado” a se retirar do gramado da maneira mais desagradável possível (escoltado).

Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?

ken Aston

                  Mas, como utilizar um gesto ou sinal que o MUNDO podesse compreender facilmente? Aquela ideia lhe incomodou até que, quando estava dirigindo diminuiu a marcha em um semáforo que estava amarelo (atenção!) e parou seu carro assim que viu o vermelho (pare!). Resposta encontrada.

Na COPA DO MUNDO de 1970, no México, os cartões estreiaram em grande estilo. Logo no  jogo de abertura, entre os anfitriões Mexicanos e a União Soviética, com 1 minuto de partida, o árbitro alemão Kurt Tschenscher advertiu com cartão amarelo o Mexicano Gustavo Pena e os Russos Givili Nodia e Gennadi Logofet durante uma discussão.

Já o cartão vermelho só foi apresentado na COPA DO MUNDO de 1974, na Alemanha, pelo árbitro Turco Dogan Babacan  na partida entre a Alemanha Ocidental e Chile, ao jogador Chileno Carlos Caszely (o atleta já havia recebido um cartão amarelo no jogo anteriormente).

Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?
 

Bom, posteriormente os órgãos que organizam campeonatos de futebol perceberam que jogadores insistiam em receber advertências seguidamente durante as competições e nada lhes acontecia. Aí os infratores persistentes começaram a ser punidos pelo “conjunto da obra”.

Deixo claro que as suspensões automáticas por cartões não fazem parte da regra do jogo e sim dos regulamentos específicos das competições que estão sendo disputadas. Nas competições sob a batuta da FIFA,  normalmente 2 cartões amarelos em dois jogos diferentes, tiram o atleta da próxima partida.

Já na Inglaterra, os cartões amarelos são acumulados em todas competições da temporada (administradas pela FA – Football Association). Então soma-se os amarelos e uma série de 5 retira o atleta de um jogo; ao chegar a 10 amarelos, 2 jogos; a 15 cartões na temporada 3 jogos e assim sucessivamente.

Finalmente, respondendo a pergunta do Alexandre, no Brasil funciona da seguinte forma. Os cartões valem nas competições em que são aplicados. Uma série de 3 cartões amarelos em jogos diferentes dá a “suspensão automática” de uma partida. Um cartão vermelho tem a mesma pena (1 jogo automático) mas o atleta vai a julgamento podendo aumentar esta pena ou até mesmo ser absolvido (mas cumprirá a automática assim mesmo).

Aqui cabe uma explicação prática; por exemplo, um atleta entra “pendurado” com dois cartões amarelos em uma partida (recebidos anteriormente durante a competição). Durante o jogo ele recebe um cartão amarelo (o terceiro da série) então:

1. Caso a partida acabe assim, ele cumprirá a “suspensão automática” de 1 jogo e terá seus cartões “zerados” (começa a contar uma nova série);

Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?
2. Caso ele receba um segundo cartão amarelo na mesma partida (consequente cartão vermelho por duas advertências) ele sairá daquele jogo e cumprirá a suspensão automática pela expulsão de um jogo (vai a julgamento pela expulsão). Neste caso, o atleta segue “pendurado” com 2 amarelos já que o primeiro amarelo deste jogo “somou-se” ao segundo “transformando-se” em um vermelho.
Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?

3. Caso ele receba um cartão vermelho diretamente neste mesmo jogo em que recebeu um amarelo (por agredir a um adversário, por exemplo), ele cumprirá 2 jogos de “suspensão automática”, ou seja, um pelo terceiro amarelo da série e outro pelo vermelho. Este atleta, depois de cumprir dois jogos (e ser julgado) entra “zerado” em uma nova série de amarelos.

Acho que é isso, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade, escreve aí, teremos o maior prazer em debater com vocês. Se não estiver ao nosso alcance, buscaremos a resposta em alguém com maior conhecimento. Valeu?

Quantos cartões amarelos equivalem a um cartão vermelho?

Um jogador pode receber cartão amarelo por reclamar demais com o árbitro e ele julgar que é fora do tom ou ofensa. Bem como, faltas mais intensas e outras determinações durante a partida. Contudo, no caso desse atleta tomar dois deste cartão no mesmo jogo, tomará um vermelho como consequência e será expulso.

O que acontece quando um mesmo jogador recebe 2 cartões amarelos?

Um jogador está suspenso do próximo jogo em competições nacionais se receber dois cartões amarelos numa partida.

Quantos cartões amarelos suspende o jogador Brasileirão?

Ou seja, um jogador que receber o segundo amarelo nas quartas ficará suspenso na disputa dos quatro que vão apra a decisão.

Como funciona expulsão no futebol?

O Cartão Vermelho.
Para uma expulsão, após um segundo amarelo em um jogo, o período de suspensão é de um jogo..
Para uma chamada falta profissional, um jogador também receberá uma suspensão de uma partida..
Se a falta em questão for discordante, normalmente será uma suspensão de duas partidas..