Quando o ser humano contrai a cisticercose ele se comporta como hospedeiro definitivo ou intermediário?

Índice:

  1. Qual é o significado da palavra cisticercose?
  2. Como é contraído a cisticercose?
  3. Como a cisticercose foi descoberta?
  4. O que são cisticercos e Cercárias?
  5. O que é teníase é a cisticercose?
  6. Qual é o agente causador da cisticercose?
  7. Como ocorre a transmissão da teníase e cisticercose?
  8. Quando o ser humano contrai a cisticercose ele se comporta como hospedeiro definitivo ou intermediário?
  9. Quais as sequelas da neurocisticercose?

Qual é o significado da palavra cisticercose?

Significado de Cisticercose substantivo feminino [Medicina] e Vet Infestação com cisticercos ou doença por eles causada; chaveira, chaveirose, lazaria.

Como é contraído a cisticercose?

Como mencionado, a cisticercose é transmitida com a ingestão de ovos da tênia. Isso ocorre quando ingerimos alimentos ou água contaminada pelas fezes de seres humanos que possuem teníase.

Como a cisticercose foi descoberta?

Na medicina moderna, o primeiro caso de cisticercose humana foi descrito no século XVI, sendo, no entanto, desconhecida a natureza da doença. Isso veio a ser sanado somente na segunda metade do século XIX, quando pesquisadores alemães demonstraram que a responsável pela doença era a forma larvária da Taenia solium12.

O que são cisticercos e Cercárias?

São duas parasitoses distintas, com sintomas diferentes causados pelo mesmo verme. A teníase é causada por duas espécies de tênias, a Taenia solium e T. saginata, também conhecidas como “solitárias”, e adquirida através do consumo de carne crua ou mal cozida contendo os cisticercos (larvas).

O que é teníase é a cisticercose?

A teníase é adquirida por meio da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas. Enquanto a cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita por meio, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.

Qual é o agente causador da cisticercose?

É uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com teniose.

Como ocorre a transmissão da teníase e cisticercose?

Modo de Transmissão A Teníase é adquirida pela ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contem as larvas. Quando o homem acidentalmente ingere os ovos de T. solium, adquire a Cisticercose.

Quando o ser humano contrai a cisticercose ele se comporta como hospedeiro definitivo ou intermediário?

O hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação).

Quais as sequelas da neurocisticercose?

Quando o sistema nervoso central é afetado, o paciente pode apresentar sintomas graves, como a meningite, e pode desenvolver epilepsia, o sintoma mais freqüente, distúrbios mentais e psíquicos, cefaléia e hipertensão intracraniana.

A teníase é uma verminose provocada pela forma adulta dos platelmintos Taenia solium e Taenia saginata (tênia).

As duas espécies de tênias possuem como hospedeiro definitivo o homem. A diferença entre elas é o seu hospedeiro intermediário. No caso da T. solium é o porco e para T. saginata é o boi.

As tênias também podem ser chamadas de solitárias, pois apenas uma parasita o hospedeiro. Isso evita a superpopulação de vermes que pode levar à morte do hospedeiro.

A teníase e a cisticercose são verminoses relacionadas e formam o complexo teníase-cisticercose. As duas doenças são provocadas pelos mesmos vermes, em diferentes fases da vida. A cisticercose é causada pelas larvas das tênias, chamadas de cisticercos.

No Brasil, o complexo teníase-cisticercose constitui um sério problema de saúde.

Ciclo da Vida

O ciclo de vida da tênia pode ser resumido nas seguintes etapas:

  1. Os ovos da tênia são eliminados pelas fezes de humanos contaminados. Desse modo, podem contaminar o solo, a água e os alimentos;
  2. Os ovos da tênia podem ser ingeridos pelos hospedeiros intermediários. No caso, o porco ou o boi;
  3. No organismo dos hospedeiros intermediários, os ovos transformam-se em larvas que se alojam nos tecidos;
  4. O homem pode se contaminar ao consumir a carne de porco ou boi contaminada pelas larvas;
  5. As larvas ao serem consumidas pelo homem, alojam-se no intestino delgado e evoluem para a forma adulta, causando a teníase;
  6. Um ser humano infectado pode eliminar milhões de ovos livres nas fezes, os quais podem sobreviver no ambiente por vários meses.

Saiba mais sobre Verminoses.

Transmissão

A transmissão da teníase ocorre através do consumo de carne crua ou mal cozida. A carne nessas condições pode conter os cisticercos.

No caso da cisticercose, a transmissão ocorre quando os animais comem diretamente as fezes contaminadas pelos ovos. Também pode ocorrer quando o homem ou animais comem alimentos ou bebem água contaminados com fezes de portadores da tênia.

Sintomas

Na maioria dos casos, a teníase é assintomática.

Os sintomas que surgem são: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréias, cólicas intestinais, perda de peso e indisposição.

Também podem surgir algumas alterações, tais como: insônia, irritabilidade e inquietação.

Tratamento e Prevenção

O tratamento consiste na utilização de medicamentos antiparasitários, conforme prescrição médica.

Entre as medidas de prevenção, destacam-se:

  • Não ingerir carne crua ou insuficientemente cozida.
  • Consumir apenas água tratada.
  • Lavar bem as mãos, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições.
  • Lavar bem os alimentos como verduras, frutas e hortaliças.
  • Não adubar plantações com fezes humanas.
  • Construir sanitários com fossa séptica.

Saiba mais sobre os Platelmintos

Quando o ser humano contrai a cisticercose ele se comporta como hospedeiro definitivo ou intermediário?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual hospedeiro definitivo da cisticercose?

O hospedeiro definitivo da T. solium e da T. saginata é o homem.

Como o ser humano adquire a cisticercose?

Como se pega a cisticercose? Através de alimentos ou água contaminada com fezes de humanos portadores da tênia. Quando uma pessoa com tênia defeca no chão ao ar livre, ou em casinhas (privadas), libera esses ovos, que são levados pelo vento, contaminando as águas dos rios e fontes, as verduras, o pasto, etc.

Quanto à transmissão da cisticercose para o hospedeiro humano?

A cisticercose é única e exclusivamente transmitida através da ingestão de alimentos que tenham tido contato com fezes humanas contaminadas. A utilização dos resíduos fecais humanos como adubo tem o potencial de provocar isso, assim como o consumo de água que possa ter contato com esses dejetos.

O que é cisticercose humana como o ser humano adquire essa doença?

A cisticercose é uma doença causada pelas larvas da Taenia solium, a mesma causadora da Teníase. A diferença em relação à essa doença é que na cisticercose o ser humano entra no lugar do porco durante o ciclo de vida do parasita.