Dor embaixo da mama esquerda quando respira

Última modificação: 4 de maio de 2017 às 09:01 por Pedro Muxfeldt .

A dor no lado esquerdo do peito, também chamada de dor torácica, pode ser causada por uma série de motivos, que vão desde gases até um infarto. Por isso, ela deve ser investigada caso seja persistente e/ou migre para outras partes do corpo como costas, pescoço e nuca.

Dor embaixo da mama esquerda quando respira

  • Causas da dor no lado esquerdo do peito
  • Dor no lado esquerdo do peito por problemas cardíacos
    • Dor no peito por angina
    • Dor no peito por isquemia cardíaca
    • Dor no peito por infarto
  • Diagnóstico da dor no lado esquerdo do peito
  • Dor no lado esquerdo do peito ao respirar fundo
  • Costocondrite e dor no lado esquerdo do peito
  • Dor na costela esquerda
  • Tratamento para dor no lado esquerdo do peito

Causas da dor no lado esquerdo do peito

Geralmente, a dor no lado esquerdo do peito é causada por problemas no coração, porém alterações no sistema digestivo também podem gerar esse desconforto. Doenças no esôfago, úlceras, gastrites, dores musculares, problemas pulmonares, ataques de pânico e herpes zóster também podem gerar dores no lado esquerdo do peito.

Dor no lado esquerdo do peito por problemas cardíacos

Quando há algum problema cardíaco, geralmente a dor no lado esquerdo do peito é forte, pode causar falta de ar, sudorese, náusea e tontura, bem como irradiação para regiões como costas, pescoço, nuca, ombros e braços.

Dor no peito por angina

Outro nome dado à dor torácica é angina. Este termo se refere às dores provocadas por alguma alteração no funcionamento do coração. Ela pode surgir, por exemplo, após um esforço físico excessivo e ser de certa forma previsível, quando recebe o nome de angina estável. Há também a angina instável, quando as dores surgem em repouso ou em atividade física moderada.

Dor no peito por isquemia cardíaca

A isquemia cardíaca é uma doença marcada pela redução do volume de sangue que passa pelas artérias do coração. Há dois tipos de isquemia cardíaca que provocam dores no peito. A isquemia crônica, que causa dores a partir do acúmulo de gordura nas artérias, e a isquemia transitória, que surge em momentos de forte estresse.

Dor no peito por infarto

O infarto tem como um dos principais sintomas as dores no peito. Elas costumam ser acompanhadas por dormência no lado esquerdo do corpo e vômitos. Ao identificar um infarto, é preciso procurar um pronto-socorro com urgência.

Diagnóstico da dor no lado esquerdo do peito

Você deve prestar atenção à frequência e intensidade da dor no lado esquerdo do peito e procurar ajuda médica se sentir pressão ou aperto no peito repetido e intenso, se a dor migrar para a mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas, e se houver dificuldade respiratória, tontura, taquicardia e suor.

Dor no lado esquerdo do peito ao respirar fundo

Quando o paciente sente dor no peito ao respirar fundo, recomenda-se que ele busque ajuda médica. Esse sintoma pode indicar diversas condições tais como doença cardíaca, pneumonia, fratura de costela, refluxo, problemas no revestimento do pulmão, embolia pulmonar e pericardite.

Costocondrite e dor no lado esquerdo do peito

A costocondrite é uma inflamação na cartilagem que conecta uma costela ao esterno e pode originar dores no peito semelhantes às de um ataque cardíaco. Quando apresenta inchaço, essa condição é denominada Síndrome de Tietze.

Dor na costela esquerda

Muitas vezes, uma dor do lado esquerdo do peito é, na verdade, uma dor em uma das costelas que pode estar fraturada ou ter sofrido alguma outra alteração. Ao sentir uma dor no peito é importante tentar se lembrar se houve algum trauma recente naquela região e buscar um médico, principalmente se a dor aumenta ao respirar.

Tratamento para dor no lado esquerdo do peito

Como pode ter diversas causas, a dor no lado esquerdo do peito tem diferentes tratamentos, que variam de acordo com o diagnóstico médico. Dores musculares, por exemplo, pedem repouso e, ocasionalmente, medicamentos. Já um problema cardíaco exige investigação prolongada e, no caso de suspeita de infarto, tratamento de urgência.

Foto: © Pop Paul-Catalin - Shutterstock.com

Inevitavelmente, a primeira ligação que fazemos é com infarto ou algum outro problema cardíaco. Por outro lado, existem diversas condições que podem causar dores no lado esquerdo do peito, como esofagite, gastrite, pneumonia, tromboembolismo pulmonar, ansiedade e até mesmo dor ósseo-muscular causada por um treino mais pesado, ou um mal jeito. Por isso, é de extrema importância buscar ajuda médica no momento em que estiver sentindo o incômodo.

No contato com o profissional da saúde, serão pedidos diversos exames, como eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x do tórax. Além disso, exames laboratoriais também devem ser realizados, como os de enzimas cardíacas para afastar infarto agudo do miocárdio e a realização de ultrassonografia de abdome e colonoscopia. Feito isto, o médico terá o diagnóstico e poderá indicar o melhor tratamento a fim de evitar que o sintoma volte a aparecer.

Relacionadas

É importante saber que, geralmente, a dor torácica que mais tem relação com o infarto não vem sozinha. Outros sintomas aparecem junto, como uma pressão no meio do peito que se irradia para o braço esquerdo, direito, ou os dois lados. A dor também pode atingir a região do pescoço e vem acompanhada de sudorese e mal-estar.

E dá para evitar que esse sintoma apareça quando está relacionado às dores ósseo-musculares ou cardíacas. O pronto principal está na prevenção. Com relação aos problemas na musculatura, o mais indicado é evitar o sedentarismo. Então, realizar atividades físicas regularmente e sem excessos e não esquecer de fazer alongamentos.

Já para as doenças cardiovasculares, além de também ser imprescindível a prática de exercícios físicos, não se pode deixar de lado a alimentação. Por isso, é preciso seguir uma dieta balanceada, ou seja, pobre em frituras, gorduras e refrigerantes, e mais rica em fibras, grãos, como amêndoas, castanha-do-pará, verduras e legumes. E, claro, consultar seu médico periodicamente.

Fontes: João Vicente da Silveira, doutor em cardiologia e médico do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP); Paulo Negreiros, cardiologista e coordenador médico do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR); Ricardo Pereira, cardiologista e professor da UFC (Universidade Federal do Ceará), com atuação no serviço de cardiologia do HUWC (Hospital Universitário Walter Cantídio), no Ceará, que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Dor embaixo da mama esquerda quando respira

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para . Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Quando respiro fundo dói embaixo do peito esquerdo?

Um dos sinais é o aumento da dor com a inspiração, pois isso pode denotar um problema da pleura, que é o tecido que recobre e protege o pulmão. Quando o paciente apresenta esse tipo de desconforto ao inspirar, os especialistas trabalham com hipóteses, como infecções (virais, bacterianas, como a tuberculose) ou tumores.

O que pode ser dor embaixo da mama esquerda?

Também conhecida como dor na mama, ela pode ser ocasionada, por exemplo, pelo inchaço dos seios e as demais alterações hormonais típicas do ciclo menstrual e da menopausa. Porém, há casos em que é preciso se preocupar. Quando a dor é muito intensa e persistente, o ideal é consultar um médico.