É correto afirmar que o sistema nervoso está compreendido em sistema nervoso central SNC é sistema nervoso periférico SNP )?

Estes exercícios sobre meninges ajudarão na complementação dos estudos sobre esse importante tema.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Essas duas estruturas são envoltas por um grupo de membranas denominadas de meninges. Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente a função dessas membranas.

a) As meninges garantem uma maior qualidade na propagação do impulso nervoso.

b) As meninges garantem proteção ao sistema nervoso central.

c) As meninges fazem a conexão entre o encéfalo e a medula espinhal.

d) As meninges promovem a comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

e) As meninges garantem a oxigenação do encéfalo e da medula espinhal.

ver resposta


Questão 2

As meninges são três membranas que revestem o sistema nervoso central. Observe as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta o nome correto das três meninges.

a) dura-máter, pia-máter e cefalorraquidiana.

b) pia-máter, dura-máter e escorpioide.

c) dura-máter, pia-máter e aracnoide.

d) cefalorraquidiana, escorpioide e pia-máter.

e) aracnoide, pia-máter e cefalorraquidiana.

ver resposta


Questão 3

As meninges são membranas que revestem o sistema nervoso central. A meninge mais externa é formada por tecido conjuntivo denso e está em contato direto com os ossos. Ela recebe o nome de:

a) dura-máter.

b) cefalorraquidiana.

c) pia-máter.

d) escorpioide.

e) aracnoide.

ver resposta


Questão 4

Entre as meninges, é possível observar a presença de um líquido que garante proteção mecânica ao sistema nervoso central. Esse líquido incolor é denominado de:

a) Líquido espinhal.

b) Líquido encefálico.

c) Líquido cefalorraquidiano.

d) Líquido nervoso.

e) Líquido craniano.

ver resposta


Questão 5

Analise as alternativas a seguir e marque a alternativa que indica o nome correto da doença causada pelo acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano dentro dos espaços subaracnoides e dos ventrículos.

a) Hidrofobia.

b) Hidrocefalia.

c) Megacefalia.

d) Cefalofalia.

e) Meningite.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. As meninges são membranas formadas por tecido conjuntivo que protegem o sistema nervoso central.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. As membranas que revestem o sistema nervoso central são: dura-máter, pia-máter e aracnoide.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “a”. A meninge mais externa é formada por tecido conjuntivo denso e recebe o nome de dura-máter.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O líquido cefalorraquidiano é um fluido incolor encontrado nos ventrículos encefálicos e entre a meninge aracnoide e pia-máter.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”. A hidrocefalia é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo exagerado de líquido cefalorraquidiano ou cerebrospinal.

voltar a questão


É correto afirmar que o sistema nervoso está compreendido em sistema nervoso central SNC é sistema nervoso periférico SNP )?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios.

É correto afirmar que o sistema nervoso está compreendido em sistema nervoso central SNC é sistema nervoso periférico SNP )?
O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico

O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo. Ele está relacionado com a compreensão, percepção e resposta aos estímulos internos e do ambiente que nos rodeia.

Podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Fazem parte do SNC o encéfalo e a medula espinal. É nessa parte que mensagens são identificadas e as respostas são geradas. Já no SNP encontramos nervos e gânglios, que são os responsáveis por levar a informação dos órgãos para o SNC e deste para os órgãos.

É correto afirmar que o sistema nervoso está compreendido em sistema nervoso central SNC é sistema nervoso periférico SNP )?

Observe a divisão do sistema nervoso e seus componentes

- Sistema Nervoso Central

O SNC está localizado no interior do crânio (encéfalo) e no canal vertebral (medula espinal). Nele podemos perceber duas regiões bem definidas: a substância cinzenta e a substância branca. Na substância cinzenta, encontramos corpos celulares dos neurônios e seus dendritos, enquanto na substância branca é predominante a presença de axônios. Os axônios mielinizados tornam essa região mais clara, por isso a denominação “substância branca”.

O encéfalo humano, erroneamente chamado de cérebro, é a parte do SNC alojada no crânio. Essa parte é formada por bilhões de neurônios e pode ser dividida em cérebro, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, cerebelo, ponte e bulbo.

A medula espinal, que se aloja no interior da coluna, é um cordão cilíndrico que possui como função transmitir mensagens vindas do encéfalo para outras partes do corpo e levar os estímulos recebidos até o encéfalo. É da medula que partem os nervos conhecidos como espinhais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tanto o encéfalo quanto a medula espinal são envolvidos por três membranas chamadas de meninges. Elas são chamadas, da mais externa para a mais interna, de dura-máter, aracnoide e pia-máter. O papel principal dessas membranas é fornecer proteção ao SNC.

- Sistema Nervoso Periférico

O SNP é formado por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais. Os nervos cranianos estão ligados ao encéfalo, enquanto os espinhais estão ligados à medula espinal. De acordo com o local da coluna em que o nervo espinhal emerge, ele recebe uma denominação. Existem oito pares de nervos cervicais, doze torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e um coccígeo. Os gânglios, que também compõem o SNP, são dilatações onde estão localizados os corpos celulares.

O SNP pode ser dividido em voluntário e autônomo. O SNP voluntário é aquele responsável por inervar músculos estriados esqueléticos que não possuem ação involuntária. Já o SNP autônomo inerva o músculo liso e o estriado cardíaco, que possuem ação involuntária.

O SNP autônomo pode ainda ser dividido em simpático e parassimpático. Enquanto o simpático está relacionado, de uma maneira geral, com o estímulo do metabolismo, o parassimpático relaciona-se com uma redução. Um exemplo são os batimentos cardíacos, que são acelerados pelo sistema simpático e desacelerados pelo parassimpático. Observa-se, portanto, que eles possuem ações antagônicas.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O que é correto afirmar sobre o sistema nervoso central?

Do Sistema Nervoso Central é correto afirmar. O córtex cerebral, parte interna do hemisfério, com vastos milímetros de espessura, é composto de substancia cinzenta , em contraste com o exterior do encéfalo.

É correto afirmar sobre o sistema nervoso?

Sobre o sistema nervoso, é correto afirmar: as mensagens recolhidas pelos órgãos dos sentidos são levadas por nervos ao sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e pela medula espinhal (espinal). o sistema nervoso central é protegido por ossos (crânio e coluna vertebral) e por tecido muscular.

O que significa a sigla SNC é SNP?

Este sistema é dividido, anatomicamente, em sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal, e periférico (SNP), constituído por nervos e gânglios.

Qual é a relação entre o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico?

O sistema nervoso periférico carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas). O encéfalo ou cérebro, é a terminação principal aumentada do sistema nervoso central, ocupa o crânio ou caixa encefálica.