Em qual camada do modelo OSI acontece a comunicação dentro de um sistema distribuído?

O modelo Open System Interconnection (OSI) é um “ modelo de referência ” padrão criado por uma Organização Internacional de Padronização (ISO) para descrever como os componentes de software e hardware envolvidos na comunicação de rede dividem esforços e interagem uns com os outros.

O modelo OSI define um conjunto de sete camadas de elementos funcionais, desde as inter-relações físicas no nível 1 (camada física) até a camada 7 (camada de aplicação). Transmission Control Protocol (TCP) e Internet Protocol (IP) são dois padrões de rede que definem a Internet. O IP define como os computadores podem receber dados uns dos outros em um conjunto de redes mutuamente conectadas. O TCP define como essas redes podem ter canais de comunicação mais confiáveis.

Necessidade de camadas no modelo OSI:

  1. A abordagem de estabelecer um link entre dois dispositivos para comunicação e compartilhamento de informações é complexa. Gerar uma comunicação lucrativa exige muitas tarefas. Uma arquitetura de rede precisa ser desenvolvida para executar todas essas funções.
  2. Na arquitetura de rede, várias tarefas e funções são classificadas em conjuntos relacionados e gerenciáveis ​​chamados CAMADAS. A arquitetura de rede pode ser definida como um conjunto de protocolos que descrevem como cada camada funciona. Os protocolos estão ocultos no modelo OSI e são facilmente alterados conforme a tecnologia muda.
  3. Os sistemas intermediários requerem apenas algumas camadas e não todas as camadas. A estratificação de protocolo nos permite projetar o sistema ou dispositivo no qual as camadas consecutivas são colocadas. Também permite que os serviços sejam distintos da implementação.

Em qual camada do modelo OSI acontece a comunicação dentro de um sistema distribuído?

Um modelo de referência OSI / ISO de 7 camadas

As razões e vantagens de usar a arquitetura de rede são as seguintes:

  1. A arquitetura em camadas oferece variabilidade para renovar e expandir os serviços de rede.
  2. O gerenciamento de novos serviços e infraestrutura de rede tornou-se mais fácil. Ele remove complicações do processo de design porque as funções e sua negociação de cada camada são distinguíveis.
  3. O número de camadas, os nomes e as funções das camadas atribuídas a elas podem mudar de rede para rede. Mas para todas as redes, sempre a camada inferior fornece algo Serviços de sua camada superior.
  4. O conceito de arquitetura em camadas é uma nova maneira de ver as redes.
  5. A segmentação lógica permite o trabalho paralelo em tarefas diferentes por equipes diferentes simultaneamente.
  6. Devido à segmentação (estrutura em camadas), é possível dividir problemas complexos em tarefas simples e mais viáveis.

O processo de comunicação no modelo OSI / ISO:

Em qual camada do modelo OSI acontece a comunicação dentro de um sistema distribuído?

Uma troca usando o modelo ISO / OSI

  1. Em camadas superiores, cada camada do remetente adiciona suas informações à mensagem recebida acima dessa camada e move todo o pacote logo abaixo da camada, conforme mostrado na figura.
  2. Cada camada adicionou suas informações na forma de cabeçalhos. Os cabeçalhos são adicionados no nível das mensagens (6, 5, 4, 3 e 2). Um cabeçalho é adicionado na camada de Enlace de Dados (camada 2).
  3. Na camada física, a comunicação é direta, ou seja, o emissor envia um fluxo de bits ao receptor. Na camada física (camada 1), todo o pacote é convertido em uma forma que pode ser transferida para o receptor. No lado do receptor, cada processo é acompanhado camada por camada para receber e excluir os dados da mensagem.
  4. Sempre as camadas OSI superiores são implementadas no software (camada de transporte, camada de sessão, camada de apresentação, camada de aplicação (4, 5,) e as camadas inferiores são uma combinação de hardware e software (camada 2, 3), exceto para o físico camada que é principalmente hardware. Camadas 1, 2 e 3 (ou seja, camada física, camada de enlace de dados e camada de rede) são camadas de suporte de rede. Elas lidam com aspectos físicos da movimentação de dados, como especificações elétricas, conexões físicas, endereço físico, e tempo de transporte e confiabilidade de um dispositivo para outro Camada 4, camada de transporte de ponta a ponta garante a transmissão de dados confiável.
  5. Nem todos os aplicativos precisam usar sete camadas. As três camadas inferiores são suficientes para a maioria das aplicações. Cada camada é composta de circuitos eletrônicos e / ou software e tem uma existência separada do resto das camadas.
  6. Cada camada deve lidar com mensagens ou dados das camadas que estão acima ou abaixo dela. Isso é feito seguindo as regras do protocolo.
  7. Assim, cada camada obtém dados da camada adjacente, trata-os de acordo com essas regras e, em seguida, envia os dados processados ​​para a próxima camada do outro lado.

Aprenda todos os conceitos do GATE CS com aulas gratuitas ao vivo em nosso canal do youtube.

Qual a camada que inicia o processo de comunicação dos dados?

Camada Física Resumindo, ela recebe os dados e começa o processo, ou insere os dados finalizando o processo, de acordo com a ordem. Podemos associá-la a cabos e conectores, para ajudar na semântica. Exemplo de alguns dispositivos que atuam na camada física são os hubs, tranceivers, cabos, etc.

Qual das camadas OSI tem por finalidade fornecer uma comunicação fim a fim?

A camada de rede tem por objetivo fornecer um suporte de comunicação fim a fim para as camadas superiores.

Qual é a função da camada de sessão?

O principal objetivo da camada de sessão é oferecer a camadas de apresentação cooperantes, meios de organizar e sincronizar sua comunicação.

O que é um sistema de comunicação em camadas?

O sistema de comunicação em camadas facilita o desenvolvimento, implementação e modernização de uma arquitetura de protocolos (composta por vários protocolos acomodados em diferentes camadas).