Em relação a pacientes com dreno torácico todas as afirmativas abaixo estão corretas EXCETO

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.

Questões de Enfermagem Cirúrgica em Concursos de Enfermagem


Prefeitura de Buíque - Enfermeiro - IPAD - 2006
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem Cirúrgica - Assunto Secundario: Enfermagem Cirúrgica


Considerando as recomendações para a área física de uma unidade de Centro Cirúrgico - CC, analise as alternativas abaixo:

1. No CC deve haver áreas restritas com limites na circulação de pessoal e uso de uniformes privativos completos.

2. Não existem áreas não-restritas, com circulação livre de pessoal em uma unidade de C.C.

3. São exemplos de áreas semi-restritas: o expurgo, secretaria, copa entre outras.

4. A sala cirúrgica de grande porte é geralmente destinada às cirurgias cardíacas, ortopédicas e neurológicas.

5. As paredes de um centro cirúrgico devem ser laváveis, de cor clara, com cantos arredondados.

Estão corretas as afirmativas:

A

1, 2, 3 e 5, apenas.

B

1, 2 e 4, apenas.

C

1, 2 e 3, apenas

D

1, 2 e 5, apenas

E

1, 3, 4 e 5, apenas

EBSERH - Nacional - Enfermeiro - Centro Cirúrgico - AOCP - 2015
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Enfermagem Cirúrgica - Assunto Secundario: Enfermagem Cirúrgica


A assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico deve ser individualizada e sistematizada, visto que nem sempre ele sairá da operação nas mesmas condições físicas anteriores à cirurgia. Na abordagem de posicionamento cirúrgico, todas as recomendações para posições cirúrgicas a seguir estão corretas, EXCETO

A Posição de Sims - decúbito lateral esquerdo, mantendo a cabeça apoiada. O corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente, com o braço esquerdo esticado para trás, de forma a permitir que parte do peso do corpo apoie sobre o peito. MMII devem estar flexionados; o direito, mais que o esquerdo.
B Lateral - manter o alinhamento espinhal, observar orelhas, colocar um apoio sob a cabeça, região da axila e entre as pernas, manter a perna em contato com a mesa flexionada na região do quadril e a superior esticada.
C Litotomia - manter os braços em braçadeiras em um ângulo máximo de 90º, acolchoar quadril, nádegas e laterais do corpo, utilizar a menor elevação das pernas pelo menor tempo possível e minimizar o grau de abdução do quadril.
D Prona - proteger rosto, olhos e queixo, favorecer o acesso aos tubos e linhas de monitoramento, manter o alinhamento do pescoço, colocar coxins em formato de rolos da clavícula à crista ilíaca e sob as pernas e pés, deixar as genitálias livres, proteger os pés de hiperflexão.
E Supina - utilização de apoio de cabeça e abaixo dos joelhos, os braços em ângulo máximo de 90º com o corpo, manter as pernas descruzadas, com os pés em hiperextensão.

Em relação a pacientes com dreno torácico todas as afirmativas abaixo estão corretas EXCETO

A atualização deste artigo encontra-se aqui.

Nesta semana na sessão de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, apresentamos as principais recomendações para cuidados com Dreno de Tórax.

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Tenha este conteúdo na palma da sua mão! Baixe grátis nosso e-book ‘Cuidados com Dreno de Tórax’!

  • Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. Clampear o dreno, para que não haja entrada de ar, e lembrar de soltar o clamp ao término da manipulação.
  • Manter o selo d’água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. Posicioná-lo no piso, com suporte próprio, ou sustentado em local adequado. Nuca elevá-lo acima do tórax sem que esteja clampeado (fechado). Manter a pinça do dreno sempre abaixo do nível da cintura ou do leito do paciente.
  • Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora. Colocar um fita adesiva ao lado da graduação do frasco. Sempre registrar o aspecto do líquido (Ex: seroso, sero-hemático, hemático, purulento).
  • Inspeção e troca diária do curativo.
  • Verificar a oscilação na coluna líquida: deve subir na inspiração, e descer na expiração. Caso não haja esse movimento espontâneo, pode haver obstrução do tubo.
  • “Ordenhar” ou massagear a tubulação, na direção de saída (frasco coletor), de 2/2-4/4 horas, ou conforme protocolo próprio (Ex: às 6 horas).
  • Atentar para a presença de vazamentos e/ou risco de desconexão.
  • Manter a cabeceira do leito relativamente elevada, para facilitar a drenagem.
  • A fixação pode ser do tipo meso (lateral), com distância de 2 cm entre o dreno e a pele, ou conforme protocolo da instituição.
  • Atentar para a presença de bolhas no frasco de drenagem, que podem ser indicativo de fístula aérea.
  • Manter o dreno sob aspiração contínua, se indicado. A intensidade da aspiração do sistema é determinada pela quantidade de água no frasco de aspiração contínua, e não pela frequência de borbulhamento.
  • Se disponível, preferir a bolsa de drenagem com válvula de Heimilich, que é um sistema unidirecional seguro de drenagem torácica e mediastinal.

Cuidados no Transporte

  • Cuidado na passagem entre macas, pois o dreno pode ficar preso e/ou ser arrancado;
  • Atenção para que a extremidade do sistema de drenagem não fique fora d’água;
  • Não ocluir o dreno durante o transporte.

Critérios para retirada do Dreno de Tórax

  • Drenagem inferior a 100 mL/24 horas (adulto);
  • Líquido seroso;
  • Ausência de bolhas de ar;
  • Melhora do padrão respiratório e da expansibilidade pulmonar.

Tenha este conteúdo na palma da sua mão! Baixe grátis nosso e-book ‘Cuidados com Dreno de Tórax’!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas

Em relação a pacientes com dreno torácico todas as afirmativas abaixo estão corretas EXCETO

Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Especialista em Clínica Médica ⦁ Co-fundador e CEO da PEBMED

Quais as orientações deve ser dadas ao paciente com dreno de tórax?

Posicioná-lo no piso, com suporte próprio, ou sustentado em local adequado. Nuca elevá-lo acima do tórax sem que esteja clampeado (fechado). Manter a pinça do dreno sempre abaixo do nível da cintura ou do leito do paciente. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Quais os cuidados que devemos ter pacientes com dreno de tórax é correto afirmar que?

Certificar-se de que o dispositivo de drenagem torácica fique mantido em posição vertical. Manter a higiene adequada das mãos antes, durante e após a inserção ou a manipulação do dreno torácico. Trocar o curativo em torno do dreno torácico a cada 24 horas e conforme se fizer necessário.

Quais são as indicações de um dreno torácico?

A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.

Quais as principais características a serem observadas no dreno de tórax?

Quadro1 - Principais características das indicações da drenagem torácica. a persistência de coágulos na cavidade pleural após 24h da drenagem. Sem o auxílio da toracocentese, o dreno torácico pode se deslocar inadvertidamente abaixo do diafragma, acarretando, principalmente lesão hepatoesplênica.