Em relação as costelas podemos afirmar que

Selecione uma alternativa:

a) a maioria das pessoas possui 12 pares de costelas.
b) os dois últimos pares de costelas são conhecidos como costelas flutuantes;
c) trata-se de ossos classificados como alongados;
d) as costelas flutuantes são assim conhecidas, pois são ligadas ao externo mas não se ligam à coluna vertebral;
e) juntamente com o osso esterno possui função de proteger o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos;

O que podemos afirmar sobre as costelas?

As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.

Quais são as características das costelas?

As costelas são ossos planos e curvos que constituem a maior parte da caixa torácica. Elas são extremamente leves, mas altamente resistentes; contribuindo para a proteção dos órgãos torácicos internos. Existem doze pares de costelas, todas articuladas com a coluna vertebral.

Qual a importância das costelas para o sistema respiratório?

Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. O diafragma desce e as costelas sobem, fazendo com que haja aumento do volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Com a expiração ocorre o inverso.

Que tipo de osso e a costela?

Cada costela é um osso curvo e achatado que contribui para a parede do tórax. As costelas articulam-se posteriormente com as vértebras torácicas T1-T12 e a maioria se fixa anteriormente através de suas cartilagens costais ao esterno. Existem 12 pares de costelas.